sexta-feira, 8 de maio de 2009

Combate a curta distância

Morto-vivos são lentos, estúpidos, desajeitados, não agem como um time, não formam planos, não usam armas e não sabem lutar. Mesmo assim, são incrivelmente perigosos.


Isso se deve ao fato de que basta uma única gota de sangue contaminado por Solanum entrando no seu sistema para que você seja morto e depois reanimado como um dos mortos que andam. Você não pode deixar que isso aconteça, então, não pode entrar em contato direto com esse horror.


Mesmo assim, pode chegar o momento de enfrentar um zumbi num combate a curta distância. Existem coisas que você deve e não deve fazer ao entrar num corpo a corpo com um cadáver reanimado por um vírus tão contagioso quanto o Solanum e a maior parte da informação pode ser encontrada aqui.


O corpo humano é a arma definitiva. Alguém bem treinado pode cair de cima de uma casa e rolar para absorver o impacto, calcular automaticamente a melhor maneira de vencer um obstáculo, nadar sem descanso por horas, cruzar dezenas de quilômetros a pé no espaço de um dia, arrancar olhos e quebrar articulações sem esforço ou mesmo matar outro ser humano num instante meramente acertando um ponto sensível. Você deve se tornar apto a tudo isso, até porque pode ter de disputar seu lugar no mundo com outros humanos.


Com morto-vivos a coisa muda de figura. Vai ser útil poder correr ou nadar, mas você vai precisar saber exatamente pra onde está indo e o lugar terá de ser seguro. Vai precisar também de um lugar alternativo se esse local estiver indisponível. Se socar um dos cadáveres ambulantes, quase que certamente irá se contaminar com Solanum através de pequenas fissuras que se abrirão na sua pele no momento do impacto, então, vai ter de aprender a lutar, mas tem de aprender uma arte que dê ênfase em se livrar de oponentes rapidamente por desequilíbrio, projeção e torção de um braço usado para lhe agarrar. Se livrar das garras de um zumbi sem bater nele ou acertar um ponto vital – porque o único é o cérebro – pode ser difícil, mas é uma das coisas que você deve aprender bem.


Suponha que alguém lhe segurou o pulso, impedindo sua fuga e preparando um ataque. Você, hábil em koppojutsu, se livra do oponente sem esforço através da torção do mesmo braço que o inimigo usa para lhe segurar, causando-lhe imensa dor e dano nas articulações. Se esse inimigo fosse um zumbi, torcer o braço não iria causar dor nem deteria o ataque, de modo que a estratégia aqui seria uma torção para forçar a abertura da mão do atacante, desequilibrá-lo e então fugir.


O mesmo pode ser dito para chutes. Pode ser muito útil poder arrombar uma porta com um bom chute, mas você está tentando passar despercebido e isso vai ser menos útil que saber derrubar um adversário zumbificado usando as pernas, que são em média quatro vezes mais fortes que um braço.


Derrubar um morto-vivo ou fugir dele não irá aniquilá-lo. Se você tem tempo e uma arma nas mãos, deve destruir o monstro. A arma terá de ser uma arma branca porque armas de fogo devem ser usadas com parcimônia e seu barulho atrairá uma série de problemas, além de todos os possíveis mortos-vivos da área.


É preciso saber escolher sua arma branca principal. Você treinará com esta até que se torne uma extensão de si mesmo, mas treinará com outras armas aleatórias. Sabe-se, por exemplo, que nunca inventaram espada melhor que a katana. Existem, ainda, dojos ensinando a sua correta utilização espalhados por todas as grandes cidades do mundo e em muitas das pequenas. Mas o que fazer se você for apanhado na rua, sem sua katana ou seu Taurus .38, por um pequeno grupo de zumbis?


Simples: você olhará ao redor, procurando por alternativas. O ideal seria procurar por um bom abrigo, mas este pode não estar disponível. Dependendo do local, uma grande gama de armas poderá estar à mão, mas basicamente podemos dividir essas armas em cortantes, perfurantes ou impactantes. Você deve aprender a usar armas alternativas antes de ter de usá-las.


Armas impactantes são aquelas que servem para bater e que não têm fio. Exemplos seriam tacapes, porretes, pernas de mesas, martelos, tacos de basebol, tacos de golfe, tacos de críquete, bokken, nunchaku, bastões, maças, manguais, pés-de-cabra, barras de ferro, correntes... a lista é infindável e quase tudo, até armas de fogo, podem ser usados como armas impactantes, mas nem todas ela servem na luta contra os mortos-vivos.


Quando você acerta uma arma desse tipo na cabeça de um zumbi, partes do seu conteúdo espirrarão por todos os lados, por isso as armas devem ser longas para evitar o contato com o vírus e maximizar o impacto. Evite coisas curtas como martelos, chaves inglesas e cassetetes, que podem matar um zumbi, mas que te deixam próximo demais para que seja rápido e limpo para você. Prefira um pé-de-cabra, coisa que você pode ter no porta-malas do seu carro sem problema algum.


Armas perfurantes têm um tipo de ponta que é usada no ataque, mas em geral não têm lâmina. Colocar pregos em um taco de basebol não o transforma numa arma perfurante porque o prego é curto demais para atingir a maior parte dos órgãos vitais. Existem armas cortantes que podem ser usadas como perfurantes, como a katana, mas existem armas exclusivamente perfurantes, como a espada de esgrima. Como exemplos de armas perfurantes temos a maior parte das espadas, facas e punhais, picaretas, baionetas, furadeiras elétricas, lápis, canetas, estacas de madeira, espetos de churrasco, lâminas de arremesso em geral, lanças, dardos... muita coisa pode servir de arma perfurante e outras coisas com algum tempo, podem vir a ser armas desse tipo.


O importante aqui é, mais uma vez, a distância que você vai manter tanto da cabeça do morto-vivo quanto das suas garras. Evite lápis, espetos de churrasco, furadeiras elétricas e afins, preferindo uma boa picareta. O tamanho da parte perfurante não é tão importante, porque basta que esta penetre cinco centímetros no rosto de alguém para se atingir o cérebro. O rosto é a parte mais frágil do crânio, exceto a porção da testa. Se a parte perfurante for fina demais, como no caso de uma espada de esgrima, deve-se mirar nos olhos para a fácil penetração e, depois de inserido, o espeto deve ser torcido lá dentro do crânio para destruir cérebro suficiente.


Armas cortantes são as que têm fio, tais como espadas, machados, machadinhas, terçados, foices, tesouras, podões, motosserras e afins. Tal como qualquer dos tipos de armas anteriores, o tamanho da arma é importante no sentido de lhe manter longe de um possível banho de sangue contaminado. Por isso mesmo, a despeito do que se vê nos filmes e da segurança que possa lhe passar, a motosserra é a arma menos indicada.


As motosserras existem em vários tipos, tamanhos e formatos. Existem dessas máquinas próprias para podar ramos de jardim, por exemplo. Mas é fato que essas maravilhas modernas não foram feitas para lutar. Pesam em média sete quilos, tem a potência de uma moto e quando ocorre um acidente, ou matam ou aleijam. O acidente mais comum entre motosserristas é a ponta do sabre encostar em algo que o trave, fazendo a máquina entrar em rotação e cortar a vítima de cima a baixo. Some-se a isso a quantidade de sangue e pedaços de carne que voarão para todos os lados ao serrar um zumbi e você tem uma máquina que só vai lhe garantir uma morte violenta. Mesmo usar motosserras para abrir portas não é indicado, pois o barulho alto e constante atrairá todos os mortos-vivos da área.


A katana é a melhor arma cortante, mas você pode ser pego longe da sua. Sua espada pode ser substituída por um bom facão, sendo melhores os maiores, tanto pelo peso, que adicionará impacto para arrebentar o crânio, quanto pelo alcance e sua segurança. Uma machadinha também é útil, pois é de fácil manuseio, existem em muitos tipos de lugares e são pesadas o suficiente, apesar do cabo relativamente curto.


Uma coisa que não se pode esquecer, no entanto, é que o crânio é feito para agüentar pancadas. Uma vez que o cérebro é o órgão mais frágil do corpo humano, a natureza o protegeu com uma estrutura forte e arredondada, que permite dissipar muito de um impacto. Seu terçado pode ficar preso na cabeça do primeiro zumbi que aparecer, o que fazer com o outro monstro, que se aproxima perigosamente? Se você aprende as limitações e as vantagens de armas genéricas como essa, vai saber a resposta.


Saber escolher a arte marcial que lhe proporcione o modo de se defender correto, treino com bastões e lâminas, cabeça fria diante do perigo e espírito de combate vai ser essencial para a sua sobrevivência futura, mas vai levar anos para que você esteja pronto. Matricule-se já!

2 comentários:

Anônimo disse...

Vou me matricular em budo taishishuan ssushuhs.
brincadeira.
Vou fazer mesmo é Le parkour,que pelo assim eu posso fugir,e nao lutar.

Anônimo disse...

Igarapé raso,que isso Ricardo.Tinha que ser um oceano rapaz,caso a gente case vai ter que rolar uma cheia ai nesse igarapé.
Brincadeira ;)

Boas respostas.