segunda-feira, 25 de maio de 2009


Provavelmente você não sabe, mas hoje é Dia do Orgulho Nerd. Digo mais: se você não é nerd não vai entender muito do que vou falar por aqui, mas eu vou tentar explicar assim mesmo.


Acho até difícil explicar como uma pessoa se torna nerd, ou como um nerd identifica o outro automaticamente ou porque há tantos tipos de nerd, mas eu sei explicar porque o nerdismo se tornou motivo de orgulho, porque irei amanhã ao trabalho com uma toalha bem grande à mão e a resposta para a pergunta definitiva sobre a vida, o Universo e tudo o mais.


Grande coisa, já que qualquer bom nerd sabe...


Não acho que um garotinho normal se torne nerd por um erro ou acerto dos pais. Eu sou pai e procuro cuidar dos dois filhos da mesma maneira, mas um sobre pelas paredes, resolve as coisas no braço, gosta de plantar bananeira, é malicioso, mente muito bem, gosta de mexer com meninas, tem um sorriso encantador e cinco anos, ao passo que o outro mexe com computador e jogos desde os quatro anos de idade, gosta de ler, tem personagens de quadrinhos favoritos, é reservado com estranhos, não sabe conversar com meninas, tem vergonha delas, não sabe mentir direito, gosta de filosofia e tem sete anos.


Nós identificamos um ao outro por termos um radar nerd muito desenvolvido. Mesmo sem conhecer a pessoa em questão, ouvindo histórias sobre ela e se essas histórias não forem pegadinhas tendenciosas podemos dizer com 67,88 % de certeza se é ou não nerd. Gostamos, também, de cálculos de probabilidade e outras coisas bizarras.


Em geral temos características em comum, mas nenhum de nós quer ser um nerd genérico. Todos somos especialistas em algo e não temos medo de discutir com outro especialista do mesmo assunto, nem se esse assunto aparentemente não leve a nada frente a questões cotidianas, até porque não estamos nem aí pro cotidiano. Dificilmente um nerd sabe o que vestir em um dado evento, exceto em eventos nerds, como o COMIC-CON ou BAKUDAN. É claro que um nerd gostaria de simplificar tudo vestindo algo como uma camiseta com algo chamativo escrito nela em qualquer situação, mas mesmo nós sabemos que existem convenções sociais que nos impedem de fazer isso.


Só não entendemos/aceitamos exatamente o porquê delas...


Há muita coisa que talvez jamais saibamos o porquê, mas eu acho que a gente pode chutar uma resposta, até porque não está valendo nota! Porque há muito mais homens que mulheres nerds? Porque mulheres geralmente entendem coisas que são incompatíveis com nosso estilo de vida, como moda e dança. Porque discutimos acaloradamente sobre coisas aparentemente sem importância? Porque essas coisas SÃO importantes, você é que não entende do que estamos falando. Porque todos conhecemos quadrinhos? Porque quadrinhos são arte, entretenimento, informação... Porque há tantos tipos diferentes de nerd? Irradiação e convergência adaptativa, baby!


Na verdade os nerds sempre existiram e sempre foram importantes. Pense em todos os caras que ficaram trancados em seus laboratórios até descobrirem o que queriam descobrir e você verá que a maior parte das descobertas ser atribuída à um nerd, que não ganhou porra nenhuma com isso.


Minto. Muitas vezes ganhamos o escárnio dos que não compreendiam.


Graças à coisas como a evolução das espécies e mesmo as relações sócio culturais que nós não entendemos nada bem os nerds começaram a se tornar importantes. Não é preciso ser nerd para manjar computador, mas só um nerd se torna cientista da computação e homem mais rico do mundo sem ter faculdade alguma. Só outro nerd para criar o Linux e disponibilizar de graça por outros nerds. Só um nerd leu O Senhor dos Anéis muito antes de virar filme, uma vez que são mais de mil e quinhentas páginas e ainda foi atrás de ler O Hobbit, O Silmarillion e Contos Inacabados. Só outro nerd faz virar filme e ganha milhões com isso.


Se você ainda não entendeu aonde quero chegar, não se desespere, pois vou desenhar pra ti: tudo isso, que parece sem importância, difícil demais, chato ou coisa não é nada disso. Se fosse, hoje não seria comum, não viraria filme, não venderia milhões. Você diz que não gosta de RPG, mas assistiu Caverna do Dragão na Globo, desenho baseado no RPG Dungeons&Dragons, um dos mais antigos e mais comuns. Você diz que não é geek – nerd que gosta de tecnologia – mas sabe o que é e provavelmente tem ou quer ter um ou mais dos seguintes itens: MP4, PS3, Pen Drive, notebook, computador com peças melhores que as básicas, Google, Orkut, Twitter, câmera fotográfica/filmadora digital, celular que faz até pipoca...


Sendo mais claro: as coisas esquisitas que tínhamos ou fazíamos são boas e comuns, de modo que todos estão aderindo sem precisar ser nerd, mas nós já sabíamos disso muito antes. Some-se a isso o fato de hoje termos consciência de classe e de haver já há décadas bom humor nerd e você vai entender porque foi criado, há poucos anos, o Dia do Orgulho Nerd. Claro que eu tou orgulhoso!


Nessa ocasião foi criado um manifesto para celebrar o primeiro Dia do Orgulho Nerd, que incluía a seguinte lista de direitos e deveres dos nerds:



  • Direitos:


1. O direito de ser ainda mais nerd.

2. O direito de não sair de casa.

3. O direto de não ter um par romântico e de ser virgem.

4. O direito de não gostar de futebol ou de qualquer outro esporte.

5. O direito de se associar a outros nerds.

6. O direito de ter poucos (ou nenhum) amigo.

7. O direito de ter tantos amigos nerds quanto quiser.

8. O direito de não ter que estar "no estilo".

9. O direito ao sobrepeso (ou subpeso) e de ter problemas de vista.

10.O direito de expressar sua nerdice.

11.O direito de dominar o mundo.



  • Deveres:


1. Ser nerd, não importa o quê.

2. Tentar ser mais nerd do que qualquer um.

3. Se há uma discussão sobre um assunto nerd, você tem que dar sua opinião.

4. Guardar todo e qualquer objeto nerd que você tenha.

5. Fazer todo o possível para exibir seus objetos nerds como se fosse um "museu da nerdice".

6. Não ser um nerd genérico. Você tem que ser especialista em algo.

7. Assistir a qualquer filme nerd na noite de estréia e comprar qualquer livro nerd antes de todo mundo.

8. Esperar na fila em toda noite de estréia. Se puder ir fantasiado, ou pelo menos com uma camisa relacionada ao tema, melhor ainda.

9. Não perder seu tempo em nada que não seja relacionado à nerdice.

10.Tentar dominar o mundo!



Ia me esquecendo: a resposta para a pergunta definitiva sobre a vida, o Universo e tudo mais é essa aqui, meu jovem padawan. lol

Um comentário:

M disse...

Hoje li sobre o assunto no Sexpedia. Não sei confere, mas faz muito sentido hahahaha
Ser nerd é ser amante, acima de tudo, da busca incansável por todas as respostas possíveis pra tudo, e não há nada de mal nisso. Mas o tempo vai passando e, se não damos um jeitinho de nos anexarmos à sociedade, puuuuuts...
Eis que vos fala um EX nerd (ou uma que decidiu passar para o lado negro da força, não importa).

o link: http://colunas.epoca.globo.com/sexpedia/