quarta-feira, 30 de abril de 2014




Semana passada voltei à Maternidade Moura Tapajós para agendar a minha vasectomia.

Este é o update!

Foi tudo bastante rápido, ao contrário de tudo o que aconteceu até aqui. O médico que realizaria a cirurgia estava atendendo pessoalmente, as consultas não duravam mais que dois ou três minutos, e ele encaminhava para a Assistente Social só para que esta agendasse.

Nunca havia visto tantos homens na fila do Planejamento Familiar, exceto quando passei pela reunião que explica como vai ser a parada, meses atrás, na Policlínica Gilberto Mestrinho.

Na minha vez, o médico fez perguntas de praxe para confirmar as minhas informações e me mandou ficar de pé “ali” (apontando com o dedo) e abaixar as calças e a cueca. Antes, o médico havia perguntado se eu estava com alguma ferida no pênis ou na bolsa escrotal (no saco, para os leigos) e eu pensei que ele não havia acreditado em mim. Mas não, ele queria ver o quão peludo eu era. Fez então um círculo com o dedo em volta do meus ovos dizendo “vais ter de remover todo o pelo desta área, da bolsa escrotal, do saco. Depila!”

Saí de lá com mais alguns papéis e a informação de que deveria esperar que a assistente social iria agendar o dia do procedimento. Fui olhando os papéis. Eram meus exames mostrando que estava tudo OK comigo – coisa que o médico já havia me dito – além de certidão dos filhos e outras coisas que me devolviam. Esperei mais alguns minutos e fui atendido pela assistente social que resolvia as paradas, aquela que eu nunca conseguira falar, mas que disse que já havia encontrado para poder ser atendido pelo psicólogo da última vez.

Me apresentei, lembrando-a de que já havíamos falado ao telefone incontáveis vezes, que eu era o cara da romaria entre hospitais. Ela lembrou e me explicou o real motivo da Policlínica Gilberto Mestrinho não estar fazendo deferentectomia: alguém trocou de mulher e quis voltar a ficar fértil de graça, pelo SUS, só que não rolava isso por lá e ele surtou (e processou)!

Ela me explicou que a depilação não precisava ser zero, mas apenas cortar com uma tesourinha o mais baixo possível os pelos, se possível no mesmo dia da operação, mas nunca muito antes, e me deu um papel que me permitia pegar na farmácia do hospital 14 pílulas de ibuprofeno 300 mg e 28 cápsulas de cefalexina 500 mg. O primeiro combate dor, inflamação e febre ao passo que o segundo é um antibiótico que combate grande gama de bactérias. Eu recebi no mesmo dia, mas só deveria começar a tomar horas antes da cirurgia e com uns 20 minutos de diferença entre um e outro. Essas quantidades são para uma semana de tratamento, uma vez que tomarei o primeiro de 12 em 12 horas e o segundo a cada 6 horas. No dia da cirurgia, só preciso apresentar um papel de liberação que ganhei do Planejamento Familiar e me dirigir ao mesmo na hora certa, tendo me alimentado normalmente no dia e evitando cortar meu saco durante a depilação.

Ainda conversando com a Fulana, descobri que havia gente que desistia no dia da cirurgia, pois não aguentava a tensão de esperar no hospital pela hora de entrar na faca. Por isso a orientação de chegar NA HORA da cirurgia... e não antes.

Minha cirurgia será realizada dia 28 de março de 2014, às 18:00.

E agora, amigos? Será que é só esperar mesmo? Não vai acontecer nada que transfira o dia? Foi tudo tão tranquilo que nosso herói esta desconfiado que foi fácil demais! Não perca os desdobramentos pós-operatórios! Em pouco menos de um mês, a conclusão da Saga do Saco!

Post Scriptum: Consegui completar as ações desse dia, 24.04.14, mas não sem baixas. No Terminal 3, enquanto lutava para subir no único ônibus que me levaria ao meu destino, me subtraíram o celular de dentro do bolso das calças. Descanse, soldado. Você serviu bem à mim e à minha família.

Um comentário:

Unknown disse...

Graças!!! Viva!! Até que enfim!! Finalmente essa porra vai acabar!! (quase que literalmente rsrrsr)
Vai dar tudo certo sim!! Já passamos pelo processo todo apesar da demora, mas o dia D já esta bem perto e tudo será tranquilo. Estarei em casa pra te olhar, por causa da licença, e será tudo ótimo e o principal não teremos mais filhoosss!!!!!!
Uhuuuuuuuu