quarta-feira, 9 de abril de 2014


Mais uma adaptação para cinema de uma das histórias de H. P. Lovecraft, Reanimator é um filme que tem conto homônimo na grandiosa obra do meu escritor predileto. Muita coisa é adaptada, visto que a história do filme é ambientada na época em que o filmaram e a história original é de quase um século atrás.

Não é a única história de Lovecraft com mortos-vivos: já li histórias de vampiro (que ficava no chão como uma raiz e seu espírito é que se alimentava das pessoas) e de gente que trocou de alma com um cadáver (A Coisa Na Soleira Da Porta), mas Reanimator é muito prolífico com os mortos. É ainda uma história de cientista maluco, de médico e de amor!

Aqui no Brasil “batizaram” o filme de A Noite dos Mortos Vivos, porque o filme de Romero ainda não havia aparecido por aqui e o povo se sentia livra para meter o nome que quisesse na película. O fato é que os fãs passaram a chamar de Reanimator e hoje o filme é mais conhecido assim. Também foi divulgado no Brasil com o nome de A Hora dos Mortos Vivos.

As semelhanças entre o filme e o livro são muitas e é uma bela homenagem ao Lovecraft, ainda que seja meio bobo o horror que vemos no filme em comparação com o trabalho do escritor original... principalmente se compararmos o final das duas obras.

Neste filme – e no livro – Herbert West quer encontrar uma solução final para todas as doenças que matam o ser humano simplesmente trazendo as pessoas de volta da morte com um soro que desenvolveu, mas os corpos para a pesquisa nunca são frescos o suficiente...

Os zumbis aqui não são como os que nos acostumamos a ver na obra de Romero, que terminou por definir o gênero. São reanimados pela ciência e não espalham sua condição através de mordidas.


Assista ao filme e leia a história original em inglês e online aqui

Nenhum comentário: