quarta-feira, 16 de abril de 2014





Este filme é o último (por hora) dessa série do Sucupiras sobre filmes baseados no trabalho de H. P. Lovecraft. Banshee Chapter é, paras os fãs de Lovecraft, claramente inspirado em From Beyond.

Como da última vez, recomendo que veja lá o filme e daí venha ler aqui, se interessar, sobre as ligações deste com From Beyond.

Na realidade, há um filme baseado em From Beyond, mas como este é um filme melhor, preferi disponibilizar este. O trailer do filme From Beyond você tem aqui.


No livro, um homem cria uma máquina que possibilita ver coisas que humanos não podem ver a olho nu, como o espectro ultravioleta, mas não se trata de óculos, por exemplo: o cérebro era excitado por uma espécie de som. Tarde demais, o narrador percebe que o que está acontecendo é uma ruptura nas fronteiras entre nossa realidade e a próxima... uma realidade hostil.

No filme, trocam o aparato por uma droga, mas é a mesma e maravilhosa história. Para ficar melhor, só se utilizassem atores desconhecidos para dar um ar de documentário, mas não posso reclamar da atuação - ou da escolha para o papel - de Ted Levine. O legal é que se utilizam de fatos reais para dar mais peso à história, como no fato de o governo norte-americano ter feito testes escusos em humanos nos anos 60.

O filme é MESMO baseado em From Beyond de H. P. Lovecraft. Eles até mesmo citam essa história lá no meio do filme (só não citam seu nome) e começam a explicação com "já leu H. P. Lovecraft?". A característica principal das histórias de Lovecraft é que o Universo é tão vasto que o ser humano é insignificante, sendo vítima de criaturas e mesmo deuses muito maiores que eles. Isso é comum nos dias de hoje, mas quem apontou a direção foi Lovecraft

Nenhum comentário: