terça-feira, 22 de abril de 2014




Fiz um teste hoje, um teste que vi no Facebook, em que a premissa era a seguinte: você provavelmente nasceu no lugar errado. O teste – sem qualquer base científica – te convidava a responder umas perguntas e ver em que país você deveria ter nascido.

Pra mim, brasileiro nato, deu Brasil.

Nenhum dos meus amigos até então deu a mesma coisa. Todo mundo deu França, Austrália, Itália... não sei o que é pior: nascer e crescer num país como o Brasil e descobrir que “foi feito pra ele” ou nascer e crescer num país como o Brasil e não ter perspectiva de ir para um lugar melhor.

Na verdade, esse teste não prova nada, mas me chama atenção novamente para um fato que eu já havia notado. Eu preciso melhorar.

É normal falarmos mal da situação, dos políticos e das pessoas em geral que se aproveitam das outras, mas quais de nós não fariam parecido? A cultura do brasileiro, infelizmente, é a de se dar bem agora e enfrentar as consequências depois, se for pra enfrentar. Por isso a maior parte das pessoas não faz dieta (e todos deveríamos fazer, gordos ou magros). Por isso tanta gente fura filas e muito mais. Também somos desleixados. Por isso deixamos tudo pra última hora, não lembramos em quem votamos e, bem, por isso temos os políticos que temos.

Há políticos bons assim como há brasileiros conscientes, que fazem sua parte, mas são minoria. Eu gostava de me incluir no rol dos que fazem sua parte, mas pensando bem, sequer fiz planejamento familiar. Nunca fui protestar por nada ou lutar por qualquer direito que seja. Nunca fiz campanha pelos caras que acredito que deveriam ganhar eleições. O que eu faço é espalhar o que acredito pela internet, mas isso não atinge a maioria esmagadora dos brasileiros que deveriam dar atenção, não afeta os corruptos e não muda o fato que eu, também, deixo tudo para a última hora, se não houver ninguém me obrigando a fazer antes.

Você também é assim?

Por isso tenho de admitir que sou um acomodado. É verdade que venho me tornando mais ativo, mas não a ponto de fazer diferença. Ser acomodado, no entanto, me deixa incomodado. E o incômodo será o motor da transformação.

Ao terminar o teste, fiquei com aquela impressão de que, antes de pensar em deixar o país eu deveria me tornar o cara decente que o próximo país deseja que eu seja. Agora a sensação é outra, de que eu tenho de ser agente de mudança para que só reste a parte boa de ser brasileiro.

Quer fazer o teste? Clique aqui, ó.

Nenhum comentário: