quinta-feira, 22 de maio de 2014

Seguindo com a série de filmes que todo nerd deveria ver, hoje temos uma breve explanação e o próprio A Vida de Brian para assistir.



Desculpem por não postar filme semana passada. Simplesmente não deu!


Assista lá e depois, se interessar, volte aqui para ler um pouco sobre o filme. Só digo isto, para incentivar a audiência: É considerado por muitos como o melhor filme de comédia de todos os tempos! Não encontrei uma versão original com legendas em português, daí fiquei com pena dos que mal falam português e meti duas versões do filme aqui no Sucupiras.

Original

Dublado



A Vida de Brian só podia mesmo ser um grande filme: foi produzido pelo George Harrison (ex-Beatles e um dos 100 melhores guitarristas de todos os tempos), sátira da Bíblia (livro mais impresso, distribuído e lido de todos os tempos) e estrelado, dirigido e tudo o mais pelo grupo Monty Pyton, que inspirou humoristas no mundo inteiro, começou como programa de televisão, mas produziu filmes, shows, programas de rádio... Agora imagine que este filme estreou em 1979 – 35 anos atrás – demonstrando não só genialidade à frente de seu tempo, mas coragem para enfrentar todos os problemas que certamente viriam daí. Ainda hoje o filme é controverso.

Aliás, quero “deixar dito” aqui que todos os filmes do grupo são antológicos!

Além de ser considerado o melhor filme de comédia de todos os tempos, também é considerado um dos melhores 100 filmes já feitos em diversas listas de programas, revistas e sites especializados.

Basicamente o filme mostra um coitado que é confundido com o messias e, por mais que se esquive disso ou que diga que não tem nada de santo, é seguido por uma multidão cada vez maior!

Existem muitas cenas incrivelmente populares e de onde se tiram ideias cômicas ainda hoje, mas a cena mais marcante é mesmo a da crucificação. Aqueles que vão morrer decidem fazer um musical (!!!), o Always Look On The Bright Side of Life. Os ingleses gostam tanto dessa parte do filme que o Iron Maiden SEMPRE termina seus shows com a música original tocando em playback.

As críticas às religiões baseadas na Bíblia são muitas. No Sermão da Montanha vemos que é muito difícil para a multidão ouvir cada palavra e acabam entendendo como querem, nos apedrejamentos vemos que isso se tornou uma espécie de passatempo dois mil anos atrás, vemos que as pessoas naquela época já estavam desesperadas por seguir qualquer coisa que dissesse que tudo iria melhorar, o que talvez mostre que isso é e sempre será natural do ser humano... Ainda assim, é mais uma crítica à sociedade da época. Ainda assim, foi considerado blasfemo e foi proibido em muitos lugares. Tenho certeza de que em nossos dias há quem proíba sua congregação de assistir ao filme.

Muito mais poderia ser dito, por exemplo, sobre a burocratização dos ritos ou na velha história de que o sacrifício de Cristo não tem sentido, se você pensar bem nisso, mas tudo isso nos é apresentado em forma de comédia para que fique mais palatável. Nem todos estão prontos para a verdade nua e crua, um toque de humor ajuda a engolir verdades duras, Et Cetera. O filme cumpre seu papel de boa comédia, que é uma crítica com alívio cômico. Assista lá se já não assistiu e volte aqui semana que vem para outro filme que todo nerd deveria ver.

Nenhum comentário: