quarta-feira, 14 de maio de 2014




Manja paper toy? São bonecos feitos em papel. A ideia nasceu do kirigami, uma técnica japonesa derivada do origami. No kirigami – ou origami arquitetônico – não apenas se dobra o papel, mas se recorta e cola diversas partes para fazer o boneco.

Isso aí é um kirigami. No Japão o pessoal prefere tudo branquinho.
Estes foram feitos com cartão de visitas.



Claro que, falando em orientais, temos abominações como esta:



Usualmente, paper toys são bonecos. Esses bonecos são enfeites, pois já que são de papel poderiam “se acabar” muito rapidamente se utilizados como brinquedos, mas já há diversas formas de paper toy interativos e paper toys que não são bonecos, mas carros ou outra coisa. Normalmente são bonecos simples e quadrados, mas já há modelos mais arredondados e mesmo – de novo – coisas super-realistas e outras no “nível oriental”, como o cão e a mulher abaixo, respectivamente.



Sim, a mulher é de papel. E não é uma escultura!
Sim, ele não tinha o que fazer ou videogame decente em casa.

Materiais para o paper toy são basicamente papel, tesoura e cola. O papel pode ser o A4, mas use gramatura maior para peças maiores. Também se usa o fotográfico em peças muito coloridas ou o cartão para as muito grandes, mas é um pouco difícil de dobrar. Os papéis A4 e fotográfico precisam de cuidado com a cola, pois sujam fácil e ficam manchados para sempre. A tesoura só precisa ser de boa qualidade, mas há quem goste de usar outras lâminas, como as de bisturi. A cola é sempre a branca, daquelas que você usava no colégio.

Abaixo selecionei dezenas de paper toys diferentes. Imprima e tente fazer um deles. Há diferentes níveis de dificuldade aqui, mas primei pela simplicidade. Também escolhi modelos de diversos temas diferentes. Se por acaso ao clicar na imagem esta não ficar grande o suficiente, sempre pode digitar no Google algo como severed zombie head paper toy para achar de onde tirei a imagem e pegar a original. Algum deles vai te interessar.


















































Nenhum comentário: