sexta-feira, 9 de maio de 2014




Mais um filme no Sucupiras. Dentro da ideia de ajudar nerds mais novos ou que por algum outro motivo não viram estes grandes filmes, tenho postado aqui desde a semana passada filmes que todos os nerds deveriam ver. Esses filmes devem ser vistos pela contracultura que simbolizam, pelas referências que aparecem ainda hoje e pelo legado cultural que deixaram.

Assista ao filme e depois volte aqui para ler um pouco sobre o assunto.

O filme é baseado na história “Eight O’Clock in the Morning”, algo como “Oito da Manhã” e é, basicamente, um filme de ficção científica/terror de alienígenas. O conto é de 1950 e é sobre comunistas, diferente da crítica ao capitalismo da película.  O filme também é de baixo orçamento, custou pouco mais de três milhões de dólares, mas a história...

Imagine que você é um cara simples e legal, que acredita que com esforço as coisas vão mudar e que tudo vai melhorando. Mais ou menos como o Bob Esponja. Mas aí ele esbarra numa terrível verdade: o mundo não só foi dominado por alienígenas bizarros como o modo otimista de pensar, a busca por dinheiro, casar e ter filhos faz parte do seu plano de dominação!

Este filme é uma forte crítica ao capitalismo, que tem nos poderosos outro tipo de gente, inumanos, com muitos humanos querendo atingir seu nível sem saber como são as coisas naquele nível de grana e diversos asseclas pessoais que sabem das coisas escusas, mas que gostam tanto de seu estilo de vida que não se importam em ajudar monstros. O diretor, John Carpenter, se encheu com os comerciais sempre tentando lhe vender alguma coisa e criou este filme maravilhoso. Mesmo a aparência dos alienígenas, similares a humanos apodrecidos, foi escolhida para dar uma ideia de corrupção.

O interessante é que o sistema para manter as pessoas sob controle é, basicamente, a mídia! É ou não exatamente o que acontece em nosso mundo agora mesmo? Pra mim, este é o tipo de filme que deveria ser mostrado nas escolas, mas os poderosos controlam a educação e, por isso mesmo, jamais teremos filmes que façam pensar.

São filmes assim que mostram que não há democracia da forma que te ensinam no colégio. É uma obra-prima esquecida de Hollywood. Me pergunto se é assim propositadamente... Achei muito interessante também o fato de você cobrir os olhos para enxergar melhor.

Sobre o legado do filme, poderia dizer muitas coisas. Vou me ater principalmente ao principal, com o perdão do trocadilho.

Entre as muitas frases marcantes de Duke Nukem, “It’s time to kick ass and chew bubble gum, and I’m all out of gum.” é uma das linhas de Nada, personagem principal de They Live. Em 2012 essa frase volta com Al Pacino e Christopher Walken em Amigos Inseparáveis, só que á ele diz algo como “So, what will it be? Chew gum or kick ass?”. Resposta “I’m all out of gum!”



Os óculos escuros do Duke Nukem – modelo Ray-Ban Wayfarer – são idênticos aos usados por John Nada.
 



Em 2001, Jimmy e Timmy do desenho South Park lutam de maneira idêntica à luta dos amigos Nada e Frank, de They Live. Essa luta também aparece no videogame Saints Row IV de 2013, é é uma influência para uma luta do filme The Wrestler, com Mickey Rourke


No ano seguinte, o rapper Cage fez uma capa de álbum extremamente semelhante ao pôster de They Live. O nome do álbum era Movies for the Blind, algo como “filmes para os cegos”, também uma clara alusão ao tipo de cegueira mostrada no filme do Carpenter.
 



Uma das lentes que Bender usa para identificar de quem já tirou fotos em Futurama faz as pessoas parecerem os alienígenas de They Live.



Além das coisas que são baseadas em They Live, também podemos falar de onde John Carpenter tirou algumas ideias o filme.

John Nada tem jeito de homem simples e que resolve as coisas à bala. Provavelmente, se tivesse usado um cientista para resolver os problemas alienígenas, Carpenter não teria atingido sua plateia. O Nada é um herói de ação clássico e talvez por isso tenha inspirado revolução. É diferente da maior parte das pessoas, conformistas “amigas da TV”. A ideia mais simples possível seria sair na rua atirando em todos os alienígenas que vir, e é exatamente isso que ele faz.

As lentes dos óculos escuros fazem não só ver a verdade, mas faz tudo ficar preto e branco. Filmes antigos de ficção científica eram assim e isso é uma homenagem.




Pensamento para vocês, desembolado há mais de 50 anos por
Aldous Huxley



Até semana que vem, pessoal.

Nenhum comentário: