quarta-feira, 2 de abril de 2014







Este filme, diferente dos outros que venho mostrando aqui, não é algo apenas inspirado nos trabalhos de Lovecraft, mas uma adaptação para cinema de um conto dele – A Sombra Sobre Innsmouth – com o nome de um conto curto do homem – Dagon. O interessante é que este é um filme feito por estudantes de cinema fãs do Lovecraft, de baixo orçamento, mas ainda assim hollywoodiano.

Assista ao filme e depois, se interessar, volte aqui para ler sobre o conto e sua relação com o filme.

Vá lá. Eu espero.

O conto Dagon fala de um homem que, navegando em um denso nevoeiro, de repente esbarra no que parece ser uma ilha de musgo. Ele anda por lá e esbarra em algo estarrecedor, que o marca para sempre e destrói sua sanidade. Dagon é algo como o pai de todos os Deep Ones, que conhecemos melhor no Humanoids From The Deep. Também é um antigo deus semítico, parecido com um tritão, que ficou mais aterrador na adaptação de Lovecraft.


Em A Sombra Sobre Innsmouth, a história é bem parecida com a do filme: pescadores abandonam o Deus cristão para seguir um deus da pesca – Dagon – que além de dar peixes os deixaria ricos.


Neste filme vemos toda uma vila de híbridos de humanos com Deep Ones. O monstro que aparece no final é Dagon, ancestral dos ancestrais da vila e deus local, por isso faz sentido que o adorem por lá. A cidade que aparece no final é apenas uma das habitações ciclópicas que existem nas profundezas. Esta história não é fiel ao conto, mas o filme é algo bem feito e aterrador porque mostra os cultistas estranhos de quem o H. P. Lovecraft fala por toda sua obra... além do próprio Dagon.

3 comentários:

Vinicius A. Amaral disse...

Tá dando aqui que o vídeo não existe.

Cão Babão disse...

Vou resolver essa assim que puder.

Cão Babão disse...

Filme OK!