terça-feira, 7 de maio de 2013




Dia desses vi no Yahoo! Respostas uma pergunta mais ou menos assim:

“Por que na categoria da Espiritualidade e religiosidade só a perguntas contra os evangélicos? Por que eu só vejo perguntas contra evangélicos? O que eles fizeram contra vocês? O que vocês tem contra eles? Por que eles são a única religião no mundo que é perseguida por todos?”

Fala sério! Com perguntas assim, frente a uma ignorância assim, respondi assim:

“Isso não é verdade. Há muitas perguntas que nada tem a ver com evangélicos ou que não são diretamente relacionadas a estes. Além disso, se fala muito mal de outras religiões e dizer que evangélicos são os únicos perseguidos por aqui é bobagem. O primeiro link é uma pergunta no mesmo dia em que você postou e que é dessa categoria e que não é uma agressão direta aos evangélicos.

Agora: muitos evangélicos querem dizer que a religião dos outros é "culto". Quem inventou isso foram os pastores do Brasil que procuram enaltecer a própria religião diminuindo a religião dos outros. O pior é que não há um fundamento no que eles dizem. Por isso posso dizer que há muitas religiões sendo "perseguidas" por aqui e não exclusivamente o Protestantismo.

Eu não tenho religião. Sou deísta (creio em Deus, mas não religião) e não estou sendo tendencioso com a religião de ninguém porque desgosto igualmente de todas!

Evangélicos, por exemplo, dizem que bruxaria, umbanda e satanismo são "cultos", mas são na realidade religiões reconhecidas mundialmente e os evangélicos sequer se dão ao trabalho de conhecer o suficiente antes de falar mal direto. Se é a fé de alguém, evangélico nenhum deveria falar mal, quanto mais falar sem saber.

Os links que citarei a seguir comprovam o que eu falo e são todos wikipédia, enciclopédia reconhecida mundialmente.

Por exemplo: a bruxaria (2º link) é considerada a religião mais antiga do mundo. Eles não adoram ao diabo. Eles acreditam em diversos deuses menores, mas principalmente à uma Deusa e as bases de suas crenças são o pensamento livre e a comunião com a natureza.

Outro exemplo: A Umbanda (3º link) é religião que nasceu no Brasil e foi perseguida desde o início. Macumba é um termo pejorativo dado por bispos do Brasil. Macumba é um instrumento musical utilizado por negros na época em que inventaram isso e como "todo negro é macumbeiro" (tocador de macumba) inventaram que é tudo a mesma coisa: umbanda, quimbanda, candomblé... e são diversas religiões. Se baseia em uma série de preceitos decentes entre os quais cito: 1 a existência de uma fonte criadora universal, um Deus supremo; 2 o compromisso com "a manifestação do espírito para a caridade" (ajuda ao próximo não ser retribuída em dinheiro ou valor de qualquer espécie). 3 Serviço social constante nos centros. 4 O não sacrifício de animais. Como vê, dizer que galinha morta na esquina, com farofa do lado é "macumba" é um erro terrível e mesmo preconceito. Não adoram ao diabo.

Último exemplo: o Satanismo (4º link) é um grupo de religiões composto por muitas crenças ideológicas e filosóficas e fenômenos sociais. As características comuns entre elas incluem associação simbólica com, admiração pelo personagem de e até veneração de Satanás ou de outras figuras rebeldes similares, como Prometeu, e figuras libertadoras. Lá eles adoram ao Diabo, mas este é normalmente uma alegoria (ou seja, não se considera como real), um símbolo de individualismo, livre-arbítrio, sabedoria e iluminação.

É por esses e outras que evangélicos são perseguidos, por sua visão simplista. Mas como pude demonstrar, evangélicos também "perseguem" as religiões dos outros. Ainda poderia falar de muitas outras, como o Islamismo e o Espiritismo, igualmente repudiadas por muitos no Brasil e em muitos lugares no mundo, mas especialmente perseguidas pelos evangélicos em nosso país.”


Os links de que falei:





Claro que eu já defendi o ponto de vista dos evangélicos aqui, mas não dá para aceitar alguém dizendo que os protestantes são os únicos perseguidos, né?

Nenhum comentário: