quarta-feira, 1 de maio de 2013



Como dito antes, tenho visitado muito o Yahoo Respostas e tenho visto muita gente ignorante, grossa e preconceituosa, principalmente com a religião dos outros. Por ser deísta, tenho uma opinião formada sobre as religiões que, caso compartilhada por todos resolveria o problema: religiões são todas muito parecidas.

Apesar de a gente entender que diferente é bom e que opinião diversa é útil, falar merda é sempre ruim. Por “da gente” entendam “de eu”.

Dia desses fiquei chateado demais por causa das loucuras que um homem escreveu. Ele não só dizia que “macumba” e outros cultos cometiam assassinatos, como ele tentava embasar seu argumento em livros que a gente teria de ir comprar (garantindo verba para a sua igreja) para confirmar. Os livros, por si só, não valiam como fundamento de porra nenhuma.

Resolvi dar umas orientações para ele e repasso para vocês. Se você é um cara esclarecido, se arme com os argumentos que tenho aqui, leia os links, para poder discutir confortavelmente com os ignorantes. Se você é um ignorante, leia tudo duas ou três vezes.

PRIMEIRO: Divulgue a prova disso que você falou (que estão cometendo assassinatos em terreiros de “macumba”) ou NINGUÉM vai te levar a sério.

SEGUNDO: Macumbeiro é quem toca macumba, um instrumento musical. O primeiro link no espaço reservado às fontes (lá embaixo) tem uma foto desse instrumento musical.

TERCEIRO: Há diversas religiões que fazem sacrifícios de animais, mas a Umbanda (que é o que você chama de macumba) não faz isso. O trecho abaixo tirei da wikipédia, fonte confiável, e o link também se encontra mais abaixo, nas fontes (é o 2º link).

“A Umbanda não recorre aos sacrifícios de animais para assentamentos vibratórios dos orixás, tampouco realiza ritos de iniciação para fortalecer o tônus mediúnico com sangue. Não tem nessa prática legítima de outros cultos, recursos de oferta às divindades. A fé é o principal fundamento religioso da Umbanda, assim como em outras religiões.
Suas oferendas se diferenciam das demais por serem isentas de sacrifícios de animais pelo fato de preconizarem o amor universal e, acima de tudo, o exercício da caridade como reverência e troca energética junto aos orixás e seus enviados, os guias espirituais. É incompatível ceifar uma vida e fazer a caridade, que é a essência do praticar amoroso que norteia a Umbanda.”

QUARTO: É preconceito dizer que é tudo a mesma coisa: candomblé, umbanda, bruxaria e satanismo. Bruxaria é considerada religião e não adoram ao Diabo. Nem os satanistas modernos adoram ao Diabo. Foram os bispos do Brasil quem inventaram que isso é culto. Dizer que é culto é tentar diminuir a religião dos outros para fazer a própria religião mais importante. Também há um link sobre isso que falei dos pastores (do Mundo Estranho, parte da Superinteressante, revista científica, é o 3º link) e um 4º link mostrando na wikipédia que a Bruxaria é a religião mais antiga do mundo.

Acredito em Deus e não tenho religião. Sou deísta! Assim, não estou defendendo a religião de ninguém. Mas detesto ignorância e estou aqui para tentar te abrir os olhos. Provavelmente você ouviu isso de algum intolerante que não te mostrou nenhuma prova do que ele está falando. Eu também posso te dizer que conheço pessoas que são da umbanda e que não tem nada a ver com assassinatos, abortos ou culto ao Diabo, mas você escolhe ouvir quem quiser.

A diferença é que eu defendo meus argumentos com algum embasamento.

1º Se assim fossem os “macumbeiros”, não acha que teríamos notícias disso o tempo todo no Jornal Nacional ou comentários SÉRIOS nas ruas, nos trabalhos?

2º Mesmo que isso tivesse acontecido em algum lugar, não quer dizer que aconteça em todos os terreiros. A maior parte da população carcerária é cristã e isso não quer dizer que cristãos são bandidos.

Pense com a sua cabeça, não se deixe levar pelo que alguém lhe disse. Você pode não concordar com o que faz outra pessoa, com a opção sexual, com a religião, com as roupas, mas tem de respeitar.




Nenhum comentário: