segunda-feira, 26 de novembro de 2012



Oi! Bom dia! Vamos falar mais um pouquinho sobre o Comunismo, esse LINDO!

Hoje discutirei um pouco sobre a evolução do Comunismo através dos tempos.

O Comunismo é bem mais velho do que a maioria das pessoas imagina, pois é um processo natural do ser humano. Antigamente não haviam classes sociais e todos os problemas referentes à má distribuição de renda simplesmente porque não havia renda.

Só que essas comunidades humanas da antiguidade viviam em Comunismo porque eram extremamente pobres! Não havia sobra para que alguém começasse a acumular, daí nada de capitalismo.

Muitos grupos ainda hoje tentam sobreviver desse modo, mas o máximo que se consegue assim é a própria subsistência. Isso não é ruim, mas não se pode aplicar à um país inteiro, por exemplo.

Isso mudou com a fundação do socialismo científico por Karl Heinrich Marx e Friedrich Engels, que entenderam que as necessidades humanas poderiam e deveriam ser supridas através da tecnologia, que elevaria e produtividade, proporcionando abundância de bens onde rolaria a distribuição justa desses bens.

O intuito é que fiquem todos igulamente bem, não que todos tenham as mesmas coisas. Quem trabalhar mais, deve ganhar mais, mas apenas o justo. Ninguém pode ficar milionário ou mesmo muito rico sem ganhar o dinheiro que deveria ir para outra pessoa. Ele explicou como isso funciona com algo que ele chamou de mais-valia. Outro dia eu explico o que é isso e daí você vai ver porque você não tem um troço que você quer, mesmo trabalhando tanto...

O socialismo, no entanto, não é o Comunismo, que deveria vir depois do socialismo, numa espécie de evolução. Espera-se que em algum momento no futuro o capitalismo e o socialismo saiam de cena, uma vez que já cumpriram suas funções e daí se inicie a era do Comunismo, que é BEM difícil.

Mesmo sendo comunista, sei que isso é algo que só vai acontecer quando a humanidade evoluir intelectualmente.

Pois bem, depois desse trabalho deles tentou-se instalar o socialismo científico em diversos países, sendo que na União Soviética e na República Popular da China são os mais notáveis. O socialismo foi imposto e não requerido pela população, daí deu a merda que já expliquei aqui.

Pior é que a União Soviética impôs o negócio em outros países.

A economia era planificada, isto é, rolava um plano mais ou menos fixo para os próximos anos. Quanto maior a população, mais difícil o planejamento. Quando o bem-estar da população era conseguido, diversificavam-se as aspirações dessa mesma população, o que gerou diversos tipos de socialismo, onde a ênfase de cada plano era de acordo com as necessidades de cada povo.

Ou do que os governantes entendiam que o povo necessitava...

O caso é que em uma sociedade verdadeiramente Comunista não haverá governos, sequer países, pois a sociedade seria auto-gerida democraticamente. Isso mostra que o Comunismo não é contra a democracia, mas antes, busca uma democracia real, pois se democracia signmifica “governo do povo”, o povo deve se governar, não ser governado por representantes do povo.

De novo: o povo ainda não está proparado para isso. Mal sabem escovar os dentes! Mas temos de seguir em frente, educando, sem desistir jamais.

Trocentos anos atrás o Marx já dizia o óbvio: que só a classe trabalhadora poderia resolver essa parada, pois são os principais geradores de riqueza. Apartir dessa idéia, sugiram diversos sistemas aí baseados, tais como Leninismo, Maoísmo, Titoísmo, Bolchevismo, Stalinismo, Trotskismo, Comunismo Cristão e Anarco-comunismo.

Diga-se de passagem, esses dois últimos não são considarados Marxistas, mas certamente se baseiam nas idéias de Marx. Com a globalização, o Comunismo começou a ser repensado em diversos pondos do globo. Isso porque Karl Marx nunca explicou como o comunismo poderia ser um sistema econômico

Por hoje é só pessoal! Vamos ver ainda que aspecto falaremos na próxima segunda-feira.

Nenhum comentário: