terça-feira, 20 de novembro de 2012




Fui à uma palestra sobre problemas bucais e gostaria de dividir algumas coisas que aprendi lá com vocês. A numeração não é importante, como sempre, é só para organizar.

1 – Fio dental é importante...

Mas não é imprescindível usar todas as vezes. O dentista que explicava isso para a gente (que devemos usar fio dental três vezes ao dia) disse que ele mesmo não usava tantas vezes assim e que sequer escovava os dentes maravilhosamente, mas tinha uma saúde bucal perfeita.

2 – A melhor pasta dental é...

Colgate Total 12, pois é a única no Brasil que tem algo cientificamente comprovado de diferente das outras. MAS... as outras são boas, também.

3 – Existem diversas técnicas de escovação, com propósitos diferentes...

Mas se você não tem nenhum problema bucal, continue fazendo exatamente o que você faz.

4 – Existem coisas que somente o dentista resolve...

Mas você não tem de ir a cada seis meses como os dentistas costumam dizer por aí.

5 – A melhor escova de dentes...

É a basicona, sem frescuras de qualquer espécie (tais como cerdas especiais, extra longa, curva, com borrachas, cabeça grande ou pequena demais). Quando for comprar, procure por uma sem nada demais, macia (sempre macia, nem média presta) com a cabeça do tamanho aproximado de dois dentes seus (uns dois centímetros) e arredondada. Escovas alienígenas, como as de tufo, só se o dentista mandar.

6 – Enxaguante bucal

Não é necessário e até desaconselhável. Pode prejudicar e já foi provado que os que possuem muito álcool podem causar câncer (!!!). Seu uso só é justificável por um período curto e com recomendação do dentista, como qualquer remédio.

7 – Trocar a escove de dentes

Só quando o as cerdas estiverem espalhadas por todos oslados. Isso acontece porque as cerdas centrais é que limpam os dentes e quando está espalhado não está limpando mais. À propósito: se a escova espalha em um mês você está pondo muita força na escovação, o que causa recuo de gengiva (que pode ser irreversível). Antes da escova ficar “velha” não é preciso trocar, nem se levar mais de um ano.

8 – Mau hálito

A maioria tem origem na boca e pode ser resolvido com escovação adequada e fio dental, sem enxaguante. Se você escova os dentes e a boca continua com mau-cheiro, como se fosse podre, provavelmente é gengivite, que é tão comum que aproximadamente 30% das pessoas têm em nível baixo a moderado (e outro tanto em nível severo). Só o dentista vai resolver o problema. Mais uma coisa: você não vai sentir o cheiro porque se acostumará com ele, ao passo que as pessoas não de dirão que está com mau-hálito (provavelmente). Você precisará verificar o estado das suas gengivas para saber do problema.

9 – Você precisa escovar usando somente a força do pulso

Só sua mão deve balançar, não mexendo o cotovelo. Se o antebraço inteiro balança, você está fazendo isso errado.


Precisam usar escovas de dente especiais em adição às comuns. O dentista é quem vai dizer o tipo.

Nenhum comentário: