segunda-feira, 19 de novembro de 2012




Bom dia! Retomaremos hoje nossa conversa sobre Comunismo.

Como da última vez, vou tentar responder uma pergunta. A pergunta de hoje é “se o Comunismo é tão bom, porque os lugares em que ele existe são uma merda?”.

A resposta é tão simples que parece mentira: não implantaram Comunismo em lugar algum do mundo!

“Não, peraí, então que sistema político é aquele lá da China, Cuba, antiga União Soviética...”

Aquele lá é o Socialismo!

Seguinte: Karl Marx descreveu um sistema perfeito... e perfeição é utópica! Não rola implementar isso na vida real.

“Mas que merda ele fez então, hein? Pra que descrever um troço que não pode ser feito?”

Já ouviu falar de Gestão da Qualidade? As pessoas sabem que o impossível não pode ser alcançado (ou não seria impossível), mas tenta-se sempre alcançar a coisa, fazendo sempre um trabalho melhor, ano a ano, até que se tem uma qualidade ótima. Os japoneses chama isso de kaizen http://pt.wikipedia.org/wiki/Kaizen (melhoria constante, hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje) e o princípio de se buscar o Comunismo segue essa idéia, sendo o Comunismo um norte, um guia para a direção certa.

O Comunismo é o reverso do capitalismo, que é um legado do imperialismo e do nacionalismo. O problema nos lugares que se costumam chamar de comunistas é justamente que o sistema que implantaram por lá não conseguiu superar esse legado do Mal.

Pior, tornou tudo mais evidente.

Antes da União Soviética, por exemplo, tínhamos um Império Russo (até 1917), onde tínhamos o 3º maior império de todos os tempos, o maior país do mundo, o maior exército até então e a última grande monarquia absolutista do mundo (se a gente excluir o Papa). Era um lugar já com grandes disparidades econômica e não mudou muito com a implantação do socialismo. Isso porque um monarca absoluto faz o diabo que quiser e os seus sucessores no partido socialista que se seguiu eram mais ou menos assim.

O Partido Nazista anterior à época da Segunda Guerra Mundial era um partido socialista, até que Hitler passou a comandar o partido. A Alemanha era um Império até bem pouco tempo (até 1918) e o nacionalismo marcava forte a política desse partido. Hitler tanto fez para suprimir os outros que este se tornou o único partido e daí o resto é História!

O Vietnam foi dominado pela China durante uns mil anos (!!!) alcançando a independência no ano 938, mas aí se tornou uma dinastia (imperialismo). Tornou-se colônia da França no século XIX, sendo que a França conseguiu isso corroendo as bases da sociedade, detonando a cultura, a religião e outras coisas, até que o Japão tomou conta do negócio em 1941 (de novo, temos a 2ª Guerra na parada). O esgotamento dos recursos locais pelos japoneses foi tão sério que em 1945 10% da população do Vietnam morreu de fome (caralho!). Depois da 2ª Guerra os franceses safados tentaram tomar conta da parada, mas a população resistiu e rolaram 8 anos de lutas onde os locais ganharam da França (que contava com o apoio do EUA). Só que aí o país foi dividido ao meio, sendo que a porção norte era comunista e a sul capitalista (influência dos EUA). Isso de dividir país nunca fez bem em lugar algum do mundo e várias outras merdas aconteceram, como a Guerra do Vietnam, onde os locais obrigaram os EUA a desistir (eles já não engolem essa de domínio estrangeiro). Três anos depois dessa vitória os dois lados se reuniram, tornando-se a República Socialista do Vietnam. O governo nesse lugar é bom e trabalha forte na reconstrução do país, mas passados quase 35 anos da reunificação o país ainda tem problemas referentes às guerras, ao separatismo, à influencia cultural de diversas nações e à políticas econômicas diferentes.

Cuba é um dos lugares mais desgraçados. Depois de descoberto e reivindicado como pedaço da Espanha por Colombo, ficou obedecendo ao Rei de Espanha (Imperialismo). Daí rolou um golpe militar e passou a ser uma ditadura militar sob o julgo de Fulgêncio Batista, que concentrou todos os poderes para si como se fosse um imperador absoluto. Tempos depois e com a população não agüentando mais a desgraça do ditador, foi um grupo de loucos pra lá, libertaram o país através de guerrilha e daí sofreram um embargo por serem os únicos socialistas do continente (mesmo tendo colaborado com os Aliados na 2ª Guerra). O embargo que lascou eles, no caso, não a orientação política. Mesmo assim, como o governante de lá não é um maldito que só quer se dar bem, Cuba tem uma taxa de alfabetização de 99,8%, uma taxa de mortalidade infantil inferior até mesmo à de alguns países desenvolvidos e uma expectativa de vida média de 77,64. Em 2006, Cuba foi a única nação no mundo que recebeu a definição da WWF de desenvolvimento sustentável por ter uma pegada ecológica de menos de 1,8 hectares per capita e um Índice de Desenvolvimento Humano de mais de 0,8 em 2007.

Esses são alguns exemplos que uso para evidenciar o seguinte: tentaram implementar o Comunismo nesses países para salvá-los, mas o Socialismo, baseado no Comunismo, é ineficiente, sendo que os governantes não extinguiram os principais alvos do sistema, o imperialismo e o nacionalismo, ou o país foi segregado por países capitalistas.

Nenhum comentário: