quinta-feira, 2 de abril de 2009



Na enquete de março “O que te deixa nervoso?” apuramos que “Gente louca ou burra” aperreia 31% dos votantes. Se pudermos aceitar isso como uma amostragem aleatória inteiramente casualizada, representativa do resto dos brasileiros, podemos entender que aproximadamente um terço das pessoas detesta gente estúpida, burra, inconstante e abestalhada em geral.

Que bom que não sou só eu que me sinto assim. Acho ruim a intolerância, mas não consigo tolerar gente burra.

Claro que há diferença entre gente burra e gente ignorante. Trabalho atendendo o público na Fundação Vila Olímpica Danilo de Matos Areosa e sei que a maior parte das pessoas que não sabe porra nenhuma de nada é simplesmente ignorante, mas não tem nada de burra. Você explica como as coisas são uma vez e ela aprende.

Diga-se de passagem, se a ignorância for entendida como falta de saber, todos nós podemos ser ignorantes em um ou outro assunto. Se quisermos consertar isso é só nos inteirarmos de dada matéria. Já para ser burro basta falta de inteligência, o que normalmente nem é culpa da pessoa e nem esta pode fazer nada, mas eu os detesto mesmo assim. Por isso eu sei que é intolerância.

Não é bom ser intolerante, até porque geralmente somos intolerantes com coisas que não são culpa de ninguém. Em resumo, ser intolerante é um defeito seu, vá lá e combata isso.

Venho desenvolvendo uma pokerface para esses momentos em que me deparo com gente burra. Enquanto as pessoas me chateiam com demonstrações desenfreadas de estupidez humana, eu respiro fundo, sorrio e faço que sim com a cabeça. É um dos poucos momentos em que eu me permito ser falso, em nome do bom atentimento público. Quem me conhece bem sabe que eu faço questão de ser decente, mesmo para o meu prejuízo, mas vejo isso como piedade para com o pobre indigente mental. Ele vai embora logo e eu vou melhorando aos poucos.

Veja bem: as pessoas em geral ficam nervosas com muitas coisas tidas como sérias. Os exemplos da enquete foram assalto, seqüestro e mesmo fobias, como medo de baratas e ratos. O ser humano tem mesmo uma aversão natural a insetos que remonta uma época em que era difícil manter a comida longe deles. Mesmo assim, gente burra ou louca incomoda a grande maioria. Frente a isso, me pergunto se não é mais sério haver tanta gente burra no mundo...

...mas sabe como é: toda a maioria é burra!

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu sou burrona! Em matematica é claro,fora isso sou muito inteligente,eu sei cozinhar,sei dirigir,sei ate conversar uhsushushushus.Papo.
O que mais me incomoda é gente burra e bonita,dá raiva ó.

Camilla disse...

E eu sou louca porque fico nervosas com borboletas.

Criei uma nova categoria na lista? hihi