quinta-feira, 19 de março de 2009



Tive um sono incrivelmente inquieto e isso me serviu de inspiração para escrever aqui sobre o sobe e desce emocional que vivemos dia após dia.

Eu busquei o equilíbrio desde o dia em que, depois de sofrer por uma causa qualquer, fui apresentado à idéia. Basicamente o equilíbrio pressupõe que se você deve se abster de emoções fortes, boas ou ruins. Se você não se emociona fortemente com nada, mantém a mente serena e o espírito forte.

Não é fácil, contudo. Sou de Leão e nós somos intensos. Se eu não pareço ser assim é porque procuro ser equilibrado há quinze anos.

Um homem equilibrado é um homem melhor. Não faz bobagens só porque foi com a cara de alguém ou se deixa levar por tristezas que nos atingem através de fatalidades. Pensava justamente nisso quando fiquei feliz demais no show do Iron Maiden, e no dia seguinte quase choro de tristeza, numa sexta-feira 13.

Por isso mesmo, quando fico triste, nem escrevo sobre isso. Sei que no dia seguinte tudo pode mudar.

Isso não me impede de ser dono de uma tristeza profunda que me acompanha desde a adolescência. Um dia eu descubro o porquê disso, mas acho que é porque sou cônscio da falta de sentido aparente das coisas.

Nessas horas, o melhor é ficar um pouco quieto, num lugar que ninguém de perturbe, ou sair para espairecer. O que não se deve fazer, contudo, e deixar o problema pra lá em definitivo se não for um problema que se resolve sozinho.

Com um coração imutável, tais coisas não te atingem como atingem os simples mortais. Se você sabe que tem solução, vá solucionar. O que não tem remédio remediado está! Não devemos nos deixar levar pelo desespero, pois o medo é só isso: medo. Sem medo, fica muito mais fácil enfrentar as situações.

Não é fácil fazer o que precisa ser feito. É algo que se aprende o tempo inteiro ao longo de toda a vida. Quando você sabe como lidar com os problemas do cotidiano, lhe aparecem problemas de um tipo diferente, sem precedente.

Descubra o que te deixa forte e use isso contra o mal. Há pessoas que só precisam desabafar com alguém, mas no meu caso, como tenho um código de conduta muito particular, isso não adiantaria. Pra mim, basta estar com um bom amigo ou amiga. O contato natural com gente que gosta de mim, apesar do que quer que seja, sempre me deixa forte e confiante. Gosto de poder ajudar, sobretudo, esse tipo de gente, apesar de saber que a caridade está em ajudar um estranho.

Mais um motivo para cultivar o coração imutável: evitar o egoísmo.

Mesmo assim, entre amigos, me sinto em estado de graça. Estou feliz e confiante, o cérebro trabalha mais rápido e não sinto um pingo de tristeza. É ótimo poder estar entre eles.. Sei que amigos vêm e vão, mas sou rico porque tenho as pessoas mais importantes pra mim bem perto, em contato quase que diário.

Este ano amigos me procuraram para falar de problemas que pareciam muito sérios, mas que no fundo tinham fácil solução. Longe de ser um sábio que resolve tudo por eles, o que faço é acalmar e orientar a enfrentar, pois sei que com calma e um bom plano as coisas andam. Coração imutável é assim: te leva a ver simplicidade em todas as coisas.

Coisas ruim e coisas boas acontecem dia-a-dia. O negócio é celebrar hoje sua vitória de ontem, para ter mais forças na batalha de amanhã.

2 comentários:

Pedro Thiago disse...

Gostei do teu blog, é verdade alcançar equelibrio não é facil, mais acho que seja possivel.

Anônimo disse...

Voce conhece kamau?
É,mas eu prefiro chamar de "A maré".
Eu ja te falei,as mulheres não gostam de cara perfeito,mas eu sei que tu nao faz isso por elas,faz isso por si.
E é verdade,voce ouviu muitos problemas de amigos ultimamente,sinal que é um bom ombro e amigo.
Boa sorte na sua caminhada em busca do equilibrio.
;) beijos.