sexta-feira, 2 de janeiro de 2009






Quatro momentos do mesmo homem: menino, homem, mulher e macho.

Faz tempo tive a idéia de botar por aqui algo sobre as quatro facetas básicas do homem. Falo das porções homem, mulher, macho e menino que todos os humanos masculinos carregam consigo. Além de servir para identificar ao brother para onde ele pende mais, lembrando sempre que o equilíbrio é o mais desejado, serve para a menina manjar porque homem é o que é e provar que nós não somos nem nunca seremos todos iguais. Assim como vocês, mulherzinhas, diga-se de passagem.


MENINO – A primeira porção que se manifesta na gente. A porção menino é o que faz a gente ser infantil a vida toda e treinamos muito isso durante a mais infância, normalmente incentivados por pai e mãe. Quando adolescentes e a porção macho aflora, é a parte que faz a gente ter medo de chegar nas meninas. Quando adulto é o menino que não te deixa largar o vídeo-game ou querer comprar coisas bonitas e novinhas, como um carro cheio de coisas. O contrário do que muita gente pensa, o menino é quem te leva a jogar bola, não o macho. È o menino quem te faz ter medo da responsabilidade e é ele quem te faz contar piadas, bagunçar e passar trotes. É amigo da porção macho e antagonista da porção homem: quanto mais homem, menos menino.


Personalidades: Marcos Mion; Sérgio Malandro

Filmes: Curtindo a Vida Adoidado; Cara, Cadê meu Carro?

Comida: Junk food

Mulher: engraçada, gostosa, bem humorada, tolerante.


HOMEM – Pode nunca se manifestar verdadeiramente num humano masculino. O homem é uma espécie de herói, que tem atitudes fortes e toma decisões acertadas. Muitos pensam que o macho faz o cara ter coragem, mas o homem é que é corajoso, ao passo que o macho meramente se lança sem ter noção do que está fazendo. Corajoso é quem sabe dos riscos, mas os enfrenta se necessário. O homem é detentor da filosofia e da cabeça feita, ele chega e faz. É pouco emotivo e nada intuitivo. É amigo da porção mulher e é antagonista da porção menino.


Personalidades: Sir Thomas Sean Connery; Harrison Ford

Filmes: Os Infiltrados; O Ultimato Bourne

Comida: Bem feita, com um bom acompanhamento e servida sem demora.

Mulher: Que o admira e se vira bem sozinha. Bonita e gostosa.


MULHER – Está sempre ali e aparece logo depois da infância. É extremamente desenvolvida naqueles que se descobrirão homossexuais, mas é comum à todos os humanos. É o lado feminino que o faz se apaixonar, gostar verdadeiramente de alguma coisa ou se esmerar em algo que não é diretamente ligado ao crescimento pessoal ou aos negócios ou sequer pode ser prático, como a apreciação artística. Dessa porção que vem a intuição e a emotividade. É por causa do lado feminino que se age pela emoção, muitas vezes acertadamente. A vaidade masculina vem do lado feminino. A gente chora por causa dele. Altruísta e empática. É amiga da porção homem e antagonista da porção macho.


Personalidades: Rodrigo Amarante; Robert Smith

Filmes: Do Que as Mulheres Gostam; P.S.: Eu Te Amo

Comida: Quando o homem sabe cozinhar adora a própria comida.

Mulher: Linda e apaixonada. Gostosa.


MACHO – Uma força da natureza. Gosta de pensar que nas condições certas, bate em todo mundo e come todo mundo. Tem uma franca tendência à excessos. Prefere bater à debater e é consciente do que um bom murro pode fazer, pois já se enrolou em diversas brigas por aí. Tem prazeres simples e por isso mesmo se sente deslocado na sociedade cada vez mais seletiva e refinada em que vivemos, mesmo com a massificação. Nem por isso fica abatido, pois existem enormes áreas de resistência da cultura bárbara a que estão acostumados, como bares, prostíbulos e estádios de esportes. É o lado que faz a gente reagir sem pensar nas conseqüências e o que menos dá valor ao espírito das mulheres, mas curiosamente, talvez por ser um espírito primitivo, desperte instintos reprodutivos e mesmo maternais em várias delas. É amigo do lado menino e averso ao lado feminino, pondo inclusive apelidos depreciativos em quem tem esse lado desenvolvido.


Personalidades: Jimmy, Carlão

Filmes: Gladiador; 300

Comida: Algo de tempero forte e em grande quantidade, como feijoada, churrasco ou macarronada.

Mulher: Todas. Gostosas ou não. Dando pra ele, pode até ser uma pessoa horrível.

Nenhum comentário: