quarta-feira, 7 de janeiro de 2009


Ontem eu fiquei meio sem ter o que fazer. Como venho melhorando o meu espírito, sentindo-me cada vez mais confiante, esperto, forte, bonito, aconteceu um efeito colateral inesperado.

Eu não gastei energia o suficiente. Fui ao Centro acompanhando meu irmão, mas fizemos as coisas no ritmo dele, mais lento que o meu. Isso fez que eu ficasse mais distraído, pois a paciência fica rala quando você tem disposição para correr, mas está em uma fila de banco ou esperando por alguém. Fomo também atrás de receber um reembolso e mais uma vez fiquei mais esperando que qualquer outra coisa.

Depois de chegarmos em casa, ficamos vendo teve porque os raios queimariam o computador e a chuva torrencial nos proibia até de pisar fora de casa. Depois ainda chegaram o papai e a Mamma, de maneira que tive de dar atenção. Explico: eles são separados, de modo que o além de tudo o papai é visita.

Papai tem dois filhos que apareceram depois, com uma outra mulher. Um casal. Eles muito são jovens e eu passei e assisti com eles o Afro Samurai completo que eu tenho aqui em casa.

O resultado foi uma insônia depois que partiram. Eu comecei vendo TV, joguei uns três jogos diferentes no computador, passei a um livro e quando enjoei de ler eram mais de cinco da manhã.

Estava absolutamente sem sono e sabia que se fosse ao computador seria pior, pois ficaria dolorido e não iria ficar muito mais cansado. Estava com fome, também, mas se enchesse a barriga não dormiria. Tomei meio litro de suco de caju, que é hidratante e alimenta. Saúde em primeiro lugar.

Logo eram seis da manhã e tentei ver o Sol nascer. Fui frustrado, pois a mata é tão alta perto de casa que está claro quando a gente consegue ver o Astro-Rei.

Para quem não tem insônia parece que esse tempo que passou foi pequeno, até porque o post é pequeno e porque o tempo que eu passo na gandaia por aí é igual e não raro eu durmo mesmo perto das cinco da matina, mas se você está ocupado o tempo voa. Só de leitura fora mais de três horas: há quanto tempo você não lê ininterruptamente por tanto tempo assim?

Quando você deixa de se ocupar, coisas sinistras vêm à sua mente. Você se lembra, também dos problemas, nunca que está de férias e que pode dormir até tarde, por exemplo. Você pensa sempre naquilo que te incomoda mais, como se o Diabo estivesse soprando no seu ouvido.

Está gordo? Vai ficar pensando nisso! Está doente? Vai ficar pensando nisso! Deve Deus e o Mundo? Vai ficar pensando nisso! Careca? Foco nisso! Dia cheio? Na veia!

No meu caso é o velho lance da solidão e da falta de vontade de vencer na vida. Eu já conheço os macetes e aprendi a evitar a tristeza. Se isso persiste eu simplesmente me cerco de amigos e faço algo construtivo, é só procurar que você sempre tem algo construtivo para fazer. Se não tiver, vá ajudar a sua mãe que o trabalho já vai te manter a mente ocupada. Faço isso ouvindo heavy metal: cantando e lavando pratos não dá para fazer mais nada.

Mas e quando você sabe que está gripado, que para melhorar tem mais é que dormir e que são seis horas da manhã, de modo que não dá para ouvir metal ou procurar amigos? Você deita e a mente viaja. Viaja para o lado sombrio quando você se distrai. É por isso que eu fico chateado com insônia,você se lembra desde um gato que maltratou até das vezes que broxou.

Graças à Deus minha insônia é apenas uma dificuldade para dormir, normalmente relacionada com a falta de paz de espírito que me acompanha há tanto tempo. Como meu espírito está à caminho da paz, a insônia é cada vez menos freqüente. Como dessa vez, em que eu fiquei acordado por estar com energia demais.

O equilíbrio é a chave e ontem eu estava ligado!

Um comentário:

Anônimo disse...

Rapaz, eu já sou ao contrário, fico com sono direto...tem algum nome pra isso? Qq coisa quero durmir, gosto de durmir rs e qual é esse encontro de blogueiros??....q coisa hein!? abraço mermao