quarta-feira, 13 de junho de 2012




Dia 17 – Planta favorita



O nome do meu blog é Sucupiras. O que você acha?



Se você não sabe, sucupira é uma árvore frondosa, cuja madeira é forte e bonita, de muitas variedades de cor e boa para fazer móveis. Eu poderia falar muito mais, uma vez que sou engenheiro florestal, mas isso você pode ver na Wikipédia caso lhe interesse.



O fato é que este é o segundo Sucupiras. O primeiro morreu de causas misteriosas.



O primeiro Sucupiras foi criado por César Alcon, amigo muito talentoso que morava na Rua das Sucupiras, conjunto Kíssia, bairro Dom Pedro (Manaus/AM). Foi criado para ser um blog comunal e vários amigos da rua foram convidados para participar. Eu era um dos que escrevia mais e basicamente só os escritores é que liam e comentavam os escritos dos outros.



Com o passar do tempo, trabalhos e outros interesses fizeram com que os amigos fossem parando de escrever. Eu, por outro lado, descobri que gostava da coisa e escrevia muito mais do que escrevo hoje.



O que aconteceu foi que as senhas de acesso venceram ou passaram tanto tempo sem acessar que os amigos esqueceram delas. Mesmo o criador do blog não lembrava mais.



Quando quiseram voltar a blogar, graças talvez ao meu trabalho divertido lá, não podiam mais. Me pediram então para convidá-los a participar, mas só o César poderia fazer isso como criador do blog e não tinha como sem saber a própria senha.



Segui blogando por anos.



Um dia os leitores que passaram a comentar quase que diariamente me disseram que não conseguiam mais comentar. Era algum defeito do Blogger. Depois eu postava, mas ninguém conseguia acessar. Trocando em miúdos, nem eu podia ver a postagem terminada e publicada.



Um dia, simplesmente deixei pra lá. O blog só existia para eu escrever, mas nem eu podia ler.



Criei então meu primeiro blog particular. Este novo Sucupiras. Ele passa tempos sem a minha visita e o povo não costuma comentar, mesmo quando o assunto é polêmico, mas eu sei que muita gente lê. É em homenagem aos meus amigos da minha antiga rua que eu vejo menos do que gostaria. Dos que escreviam lá, acho que só o Irmão Rafael continua morando na Sucupiras.



Daí eu tenho um carinho especial pela árvore porque ela me lembra muitas coisas, tais como a minha infância, meus amigos de infância e adolescência, meus pais e irmãos...


Nem sempre foi um tempo bom, mas o segredo é aprender com o tempo ruim e usar isso para perceber que as coisas estão sempre melhorando. E guardar as boas lembranças, claro.

Nenhum comentário: