terça-feira, 14 de julho de 2009



Semana passada assisti Dez hinos do Metal segundo o Top Top da MTV. Não concordo com as posições ou a escolha de muitas das músicas, mas vou postar aqui na sequência mostrada no programa com as explicações dadas por eles. É uma boa lista de qualquer maneira, que serve para conhecer um pouco mais de música.


10º lugar – Highway Star – Deep Purple: É a música mais barulhenta do seu tempo, tanto que entrou pro livro Guinnes dos Recordes por isso. Misturou música clássica com rock.

Clipe



9º lugar – Roots, Bloody Roots – Sepultura: O Sepultura é mais famoso lá fora que o Pelé. Foi considerado o troço mais furioso de sua época de ouro. Misturou ritmos brasileiros com trash metal. Deveria ser o Hino Nacional!

Clipe

Baixe aqui


8º – Welcome to the Jungle – Guns n’ Roses: Parceria Slash e Axel deu certo a partir daqui.

Clipe




7º – Bring the Noise – Anthrax e Public Enemy: parceria rap e metal começou de verdade com essa música. Hoje há estilos baseados nessa união, que nasceu da junção de dois tipos de, na época, minoria musical.

Clipe




6º – Breaking the Law – Judas Priest: Desde 1970 botando pra foder, inventaram o aspecto do metaleiro, com cara de mau, roupas de couro preto e tachas de metal. O vocalista se inspirou em motociclistas e sadomasoquistas para compor o visual.

Clipe

Baixe aqui


5º – Back in Black – AC/DC: É por causa dessa música que nasceram os headbangers, os ”batedores de cabeça” que aqui são chamados metaleiros. A música é feita para se fazer isso e o guitarrista deles foi o primeiro a tocar batendo cabeça, mostrando a direção.

Clipe




4º – Whiplash – Metallica: Inventou o trash metal com a música mais rápida e legal do estilo. Ninguém conseguia imitar, mas de tanto tentarem o trash cresceu rápido e se mantém até hoje.

Metallica executando Whiplash num show
Baixe aqui



3º – Whole Lotta Love – Led Zeppelin: Primordial no metal, essa música é de 1969. Tocou a alma da mulher e misturou gritos de orgasmo feminino com sons de bombas caindo.

Clipe

Baixe aqui


2º – The Number of the Beast – Iron Maiden: Música emblemática do metal. O Iron tocou essa daqui em todos os shows desde 1982 e emplacou depois desta ser criada como se houvesse sido feito um pacto entre o poder das trevas e o pessoal da banda. Coincidências misteriosas rolaram imediatamente depois que essa música foi criada, o que rendeu mais notoriedade ao Iron Maiden, como o acidente de carro do produtor da banda com um fanático religioso, cujo conserto ficou por 666 libras esterlinas (e que foi arredondado para 668 pilas para “isolar”) ou o fato de que a música emplacou na 18ª posição das paradas de sucesso (6+6+6, sacou?).

Clipe




1º – Black Sabbath – Black Sabbath: Primeira música do primeiro álbum do Black Sabbath. A banda tinha um nome cretino até que um dos integrantes olhou pela janela, viu que estava em cartaz um filme chamado Black Sabbath e resolveu mudar o nome da banda, dizendo “Não é engraçado como as pessoas pagam para ver filmes de terror? Porque não fazemos músicas de terror?”. A letra da música é inspirada nessa idéia e criou o estilo do Mal das letras de metal.

Clipe

Nenhum comentário: