quarta-feira, 29 de julho de 2009



Ao contrário do que muita gente pensa, uma boa quantidade de bandas de rock pesado têm baladas românticas ou coisa parecida. Veja que estou falando de bandas de metal e de hard rock, como Kiss e Ozzy, não de bandas que se consagraram tocando rock romântico como o Scorpions ou HIM. Quando o pessoal que faz músicas boas como Mr. Crowley e Rock’n Roll All Nite resolve variar, fazem um troço bom e que dura pra sempre.


Vou listar aqui dez músicas que chamaram a minha atenção. Dá pra fazer, por exemplo, uma sequência de mais ou menos cinqüenta minutos pra você inventar o que fazer com alguém. As músicas não estão organizadas de maneira alguma: nem cronologicamente, nem por importância, nem por gosto.



Forever – Kiss


O Kiss é uma das bandas mais icônicas do metal. Têm, inclusive, difundido a idéia de se fantasiar e pintar para se apresentar, coisa que perdura até hoje. Possui no seu repertório tanto músicas que são hinos do metal como Rock’n Roll All Nite quanto baladas românticas como Forever.



Mamma I'm Coming Home – Ozzy Osbourne


Ozzy criou o estilo de letras do Mal no metal junto aos caras do Black Sabbath. Saindo do grupo, experimentou bastante e ainda fez coisas do caralho como Bark at the Moon e a bonitinha “Mamma”.



Love Hurts – Nazareth


Essa música é uma versão do Nazareth. A versão original do Roy Orbison , compositor de um tipo de rock mais tranqüilo que o do grupo que canta Hair of the Dog. Essa música foi regravada por vários grupos diferentes, mas a versão do Nazareth acabou sendo a versão mais famosa. Dê uma olhada na capa do álbum Hair of the Dog para sentir como o grupo é do Mal.



Is This Love? – Whitesnake


O Whitesnake foi formado no final dos anos 70 por alguns integrantes do Deep Purple, mas com um som notadamente diferente deste. Apesar das músicas possuírem muitas palavras românticas em suas letras e da banda ter baladas em todos os álbuns, o Whitesnake era mais conhecido pelas músicas mais pesadas, como Love Ain’t No Stranger.



Wasting Love – Iron Maiden


Iron Maiden é foda: está há mais de trinta anos quebrando tudo, tem nome de equipamento de tortura medieval, ajudou a criar o New Wave of British Heavy Metal, vendeu mais de cem milhões de álbuns no mundo todo, é a banda mais influente do Heavy Metal, estão na Calçada da Fama do Hollywood e tem um morto-vivo que bateu até no Diabo como mascote, o Eddie! Suas letras falam de livros, lendas, histórias e filmes, botando no meio, assassinato e ocultismo. Entre as músicas mais incríveis que o grupo já fez figura Wasting Love. Eu ouvi essa parada ao vivo no show que fizeram em Manaus e pirei o cabeção. Up the Irons!



Nothing Else Matters – Metallica

Metallica já lançou nove álbuns de estúdio, dois ao vivo, dois extended plays, uma coletânea, vinte e dois videoclipes, quarenta e quatro singles. È uma das mais fodas bandas de Heavy Metal de todos os tempos com 90 milhões de registros vendidos em todo o mundo. Já ganhou sete Grammy Awards e teve cinco álbuns em primeiro lugar na Billboard 200. Inventaram o Thrash Metal com a música Whiplash. Master of Puppets é ótimo e todas as músicas são marcantes, de modo que todo aquele que quer falar de música deveria conhecer. Nothing Else Matters consegue ser pesada e romântica ao mesmo tempo, falando em confiança e em se abrir pro outro. Meu primo Gualter entrou na igreja pra se casar ao som dessa música, tocada pelo grupo da igreja. No primeiro dia de namoro com a Nilsandra, fui beijado sem parar ao som dessa música.

Roulette - System of a Down


O grupo é conhecido por fazer música com cunho altamente político e mesmo a sua página oficial fala mais disso do que de música. Tem um estilo próprio, sendo que uns dizem que é Nu Metal e outros que é Progressive Metal. A verdade é que a cada álbum eles criam uma coisa diferente de tudo o que você já viu. Todos os quatro membros são descendentes de armênios e, por viverem num país em que o lance é bombardear o Oriente Médio e ser polícia do mundo, tem mais que fazer música nervosa sobre essas paradas aí. No Porão do Alemão muita gente diz que não aguenta mais, mas é só tocar Chop Suey ou Toxicity que o bagulho pega fogo! Em 2006 o grupo deu uma parada e ainda não retornou à atividade, o que eu vejo como dar um tempo no relacionamento: um troço sem volta, geralmente. Única música romântica do grupo é a Roulette, que fala sobre aquela confusão mental tão comum em certos relacionamentos.



Vermilion part II – Slipknot


O povo do Slipknot é claramente do Mal. Adoram o Diabo e não têm medo de dizer isso. Vestem-se como arautos do inferno e acham lindo. Criaram músicas como Heretic Anthem (Hino Herético) e Wait And Bleed (Espere e Sangre) e fizeram sucesso. Pacto com o capeta? Que nada, livre expressão do pensamento casada com o inconformismo geral de um mundo em ebulição. Para mostrar que ainda são humanos e sofrem como todos nós, têm várias músicas tranqüilas e tristes, sendo que romântica só a parte dois de Vermilion.



Cemetery Gates – Pantera


Essa música é doida: falando de um cara que era danado antes, encontrou a salvação em uma mulher, mas ela morre e ele fica pau da vida, querendo arrombar os portões do cemitério! Só o Panterahttp://www.pantera.com/, que já fez coisas como Fucking Hostile, para criar um troço romântico assim!



10º Patience – Guns’n Roses


O Guns sempre fez baladas, mas esta é uma das mais marcantes da banda. Não era, entretanto, uma banda de baladas e tocava hard rock muito bem, com o Slash, um dos melhores do mundo, tocando guitarra com ele. A banda foi decaindo porque o Axel Rose inventou de ficar cada vez mais romântico e daí todos pularam fora. Uma banda que tem clássicos como Welcome To The Jungle e músicas divertidas como Garden Of Eden não deveria degringolar tanto, mas o fato é que degringolou. Paciência...

Nenhum comentário: