segunda-feira, 6 de julho de 2009


O resultado da enquete do mês de junho “Quando está sem idéias você” sinalizou uma maioria que prefere relaxar e se distrair em detrimento de qualquer outra coisa, mesmo de buscar inspiração lendo ou coisa assim.

Vivemos num tempo em que o stress é apontado como um grande mal, responsável por males até mesmo mortais como o câncer. Mas quantos de nós sabem onde encontrar paz? Ser capaz de atingir a paz justo quando se tem de criar algo e a inspiração não vem é algo a ser trabalhado. Trabalhado sempre e para sempre.

Muitos dos grandes tiveram grandes idéias se distraindo ou relaxando de alguma maneira. A gravidade foi descoberta quando uma maçã caiu numa cabeça. Aquele prédio esquisito de Brasília veio de uma laranja mal cortada. A massa deslocada de água é igual a massa do corpo que entra na banheira.

Mesmo assim, é difícil que em meio ao aperreio percebamos que o melhor é uma retirada estratégica. Queremos lutar até o fim ou desistir logo. Desistir por hora é estranho para nós porque somos ensinados que temos de correr contra o relógio, quando o tempo já é uma invenção humana.

Saber o momento de agir e de aguardar, de trabalhar ou relaxar, premiar ou punir é o que nos torna mais sábios. É bom ver que a maior parte dos leitores do Sucupiras sabem disso.

Nenhum comentário: