sexta-feira, 12 de junho de 2009

O que vestir para o Dia Z

Em algum momento pode haver a necessidade de entrar em combate corporal com um ou mais mortos-vivos. Já há perigo demais em ter de apelar para uma solução tão desesperada, mas há medidas para tomar que vão além de aprender a lutar ou escolher direito o que deve ser carregado antes de começar a correr.


O que você vai vestir? Como está seu cabelo? Parece que é um pensamento fútil frente a algo que pode terminar em uma morte horrenda, mas não o é: trata-se de algo que deve ser aprendido e repassado.


Quando um morto-vivo tem a oportunidade de pôr as garras em você, ele o faz para deter sua fuga e então poder morder. Ele não morde porque está com fome ou por ódio, mas simplesmente por um instinto mantido pelo Solanum. O motivo: provocar uma ferida é o meio mais seguro do vírus entrar em um novo organismo.


Ao tentar passar correndo entre as hordas, você vai escolher os espaços mais abertos, com um mínimo de obstáculos e monstros no caminho. Mas suas roupas precisam ter certos requisitos e deixar de ter outros. Suas roupas não podem ser folgadas, pois aí facilitariam o apresamento e um de seus membros pelas mãos enrijecidas de um cadáver ambulante. Apesar de não serem super fortes ou coisa assim, o tempo que você pode levar para se livrar da garra podre que insiste em lhe segurar no lugar pode ser o suficiente para que outros zumbis lhe alcancem.


Nada de calças frouxas, com muitos bolsos. Nada de roupas ou bolsas com tiras pendendo ou alças. Nada de tecido extra, além do absolutamente necessário. Nada de saias ou vestidos. Nada de relógios, pulseiras, colares ou correntes que não arrebentem no primeiro puxão.


Nada de cintos extras ou suspensórios. Nada de cadarços desamarrando. Nada de óculos com protetores “anti-queda”. Nada de anéis. Nada de bandanas ou coisa assim na cabeça. Nada de gravatas. Nada de máscaras de gás ou de hóquei.


Escolha roupas simples como calças jeans, camiseta e botas de caminhada. As roupas não devem ser muito justas, pois o conforto é importante. Existem camisetas esportivas que são feitas para trabalhar o suor no torso. Relógios são importantes, mas devem ser levados nos bolsos em situações como essas.


Além do vestuário básico, você deve comprar – e amaciar – antes que eles se levantem atrás da sua carne boas botas de caminhada. As botas devem ser amaciadas antes, porque do contrário podem machucar muito os pés. É esse o calçado que você usará para se deslocar à céu aberto, quando absolutamente necessário. A melhor estratégia será sempre tentar passar despercebido, mas deve-se estar preparado para esse contingente.


O mesmo deve-se aplicar aos cabelos, que dever ter no máximo dois centímetros. Não digo aqui que você deva cortar agora mesmo suas longas e belas madeixas, mas deve-se estar pronto para isso a qualquer momento. Agarrar cabelos longos é um ótimo meio de deter uma fuga. Prender os cabelos pode ajudar, mas não resolve o problema. Já no tempo dos romanos se sabia disso e é o motivo de seus soldados usarem cabelos curtos.


Vestir armaduras, não ajudará. É claro que a mordida de um zumbi não atravessará, por exemplo, uma roupa reforçada como os trajes anti-rebelião de presídios ou uma roupa à prova de tubarão, mas a roupa pode desidratá-lo, pode tolher seus movimentos, pode ser que você fique confiante demais e corra riscos desnecessários. Um grupo de dez mortos-vivos pode ser mais que o suficiente para segurar alguém, arrancar a sua armadura e devorá-lo inteiro.


Observe sempre as roupas que usa e as roupas de certas classes de pessoas. Os soldados de qualquer exército vestem fardas a maior parte do tempo e o motivo é que se espera que estejam prontos o tempo inteiro. Os que praticam le parkour – os bons – estão vestidos para usarem o que sabem a qualquer momento. Os grandes artistas marciais também. Os dançarinos também.


Como são as roupas que eles usam? São roupas que permitem liberdade de movimento, são confortáveis para o clima em que estão e protegem apenas o necessário. Não têm partes frouxas demais, nada pendendo que possa prender em algum lugar e a imensa maioria deles não têm cabelos compridos.


Como são suas roupas? Separe mensalmente parte dos seus recursos para comprar roupas próprias para o Dia Z. Se possível, visite lojas de materiais esportivos, bazares militares e mesmo lojas com roupas para a indústria.


Há, finalmente, mais uma questão a se considerar: o time. Pode parecer estranho sugerir que a sua equipe se vista exatamente da mesma maneira, mas no meio da confusão e da correria, descobrir exatamente aonde todos estão e se está faltando alguém com um simples golpe de vista vai se mostrar a coisa mais importante. Também por isso os exércitos e os times desportivos de todo o mundo levam as mesmas cores, a mesma bandeira.


O Dia Z vem aí. Você não vai querer estar mal vestido para a ocasião, vai?

Nenhum comentário: