terça-feira, 2 de junho de 2009



Na enquete de maio “Um déspota do bem consertaria o mundo?” tivemos um empate entre “Só Jesus salva” e “Não porque não existe isso”. O interessante é que a maior parte das pessoas não sabe o que significa ser déspota.

Tá legal, você poderia dizer “é o mesmo que ditador”, mas o que é um ditador? Basicamente é um governante que faz as coisas funcionarem bem pra ele e que favorece um grupo que pensa parecido para poder ter apoio.

Sendo assim não pode existir mesmo um déspota do bem. Quando falamos nisso estamos querendo dizer que alguém poderia aparecer e resolver as coisas na porrada, porque seu interesse é o interesse do bem maior. O problema é que o “bem maior” é complicado de ser definido, basta você levar em consideração que para uns o paraíso é um lugar cheio de virgens (que logo deixarão de sê-lo, com o perdão do tracadalho do carilho) e para outros o Inferno nem existe.

Dentro deste contexto a gente poderia dizer também que só Jesus salva é uma falácia, pois a idéia de salvação cristã não vale pra todo mundo. Não seria Jesus considerado um déspota quando da sua volta se este se baseia no que seu pai diz, ele que não é o Deus aceito pela da maioria dos povos da Terra?

Não existe déspota do bem e nem Jesus salva, pois o conceito de bem e mal varia muito. Comunismo ou democracia poderiam ajudar, mas quem pode salvar as pessoas de si mesmas? E quanto aos fins justificarem os meios ou você ser o ditador que dá certo, francamente, prefiro não comentar.

Ao mesmo tempo em que há gente por aí que lembra da ditadura militar por aqui como um troço horrível, há os que pensam nela como uma coisa boa que se perdeu. Enquanto havia gente achando Getúlio Vargas maravilhoso um outro foi lá e meteu chumbo quente nos cornos dele.

Essa história de um homem chegar e resolver não vai acontecer nunca, mas também acho que será muito difícil o povo da Terra se unir para resolver qualquer coisa que seja. Sempre há aquele que fica parado e ainda reclama do resultado sem sequer ter dado opinião durante todo o processo...

Quando fiz a pergunta não percebi que seria mais como uma pegadinha e que só havia uma resposta correta. Mesmo assim, se for para falar algo sobre o resultado da enquete, baseado meramente no que as pessoas anseiam, podemos dizer que a maioria não se quer um déspota, mas que Deus mande alguém para nos salvar.

O que eu posso dizer sobre este novo enfoque? Só a gente pode fazer alguma coisa para mudar isso. Você está fazendo a sua parte?

2 comentários:

Andreza Maciel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andreza Maciel disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.