quarta-feira, 10 de junho de 2009




Como muitos de vocês sabem, quero muito me tornar professor. Professor de faculdade, porque professor de ensino médio ganha uma porcaria.

Se você não tem idéia de quanto ganha um cara que estudou e possivelmente se pós graduou para resolver dar aulas em colégios públicos, saiba que é por volta de um salário mínimo e meio.

Hoje recebi um e-mail que é um desabafo de um professor de física – matéria com maior evasão de alunos nas faculdades – e que está lançando uma campanha simples. Antes de pedir para que vocês lutem por uma classe que não é sua, ele expões o porque do movimento por ele iniciado.

Falando sério: se o povo permanece burro, quem ganha são os que querem manter o statu quo, o que significa que você também não pode crescer.

Com vocês, a campanha “Troque um parlamentar por 344 professores”



Prezado amigo!

Sou professor de Física, de ensino médio de uma escola pública em uma cidade do interior da Bahia e gostaria de expor a você o meu salário bruto mensal: R$650,00 Eu fico com vergonha até de dizer, mas meu salário é R$650,00. Isso mesmo! E olha que eu ganho mais que outros colegas de profissão que não possuem um curso superior como eu e recebem minguados R$440,00. Será que alguém acha que, com um salário assim, a rede de ensino poderá contar com professores competentes e dispostos a ensinar?

Não querendo generalizar, pois ainda existem bons professores lecionando, atualmente a regra é essa: O professor faz de conta que dá aula, o aluno faz de conta que aprende, o Governo faz de conta que paga e a escola aprova o aluno mal preparado. Incrível, mas é a pura verdade!

Sinceramente, eu leciono porque sou um idealista e atualmente vejo a profissão como um trabalho social. Mas nessa semana, o soco que tomei na boca do estômago do meu idealismo foi duro!

Descobri que um parlamentar brasileiro custa para o país R$10,2 milhões por ano. São os parlamentares mais caros do mundo. O minuto trabalhado aqui custa ao contribuinte R$11.545.

Na Itália, são gastos com parlamentares R$3,9 milhões, na França, pouco mais de R$2,8 milhões, na Espanha, cada parlamentar custa por ano R$850 mil e na vizinha, Argentina, R$1,3 milhões.

Trocando em miúdos, um parlamentar custa ao país, por baixo, 688 professores com curso superior !

Diante dos fatos, gostaria muito, amigo, que você divulgasse minha campanha, na qual o lema será: “TROQUE UM PARLAMENTAR POR 344 PROFESSORES”

Obrigado!!!

Em nossos dias, em plena era da eletrônica, nosso mundo do dia a dia é do século 21. No entanto, basta irem a qualquer escola pública, qualquer uma, entre numa sala de aula. Verás que o instrumento de trabalho do professor é o quadro e o giz. SÃO INVENÇÕES DA IDADE MÉDIA. Então é isso a Escola de Qualidade? Os professores devem ser mágicos para fazer esta TRANSPOSIÇÃO TEMPORAL. Dizem q os alunos não se motivam pra estudar, não gostam de ir à escola. Mas quem de sã consciência trocaria o mundo moderno lá fora, do nosso cotidiano, por um lugar onde o instrumento mais usado é a VOZ HUMANA, QUADRO E GIZ?

Apenas digam onde estou errado?

Caso não acreditem nestas palavras deste email, verifiquem com seus próprios olhos. Vai até uma escola pública e olhe no corredor... Veja por si mesmo...

Caso concordes com este email, passe adiante. Mas se você achar que está bem assim Delete.

Um comentário:

M disse...

Além de desvalorizar todo o esforço de uma pessoa para se tornar um professor, acaba-se por tratar a educação como uma atividade desimportante, como algo que nao vai fazer diferença pro resto da vida de uma pessoa.
Minha mae discursa sobre isso todos os dias.