sexta-feira, 4 de julho de 2014

Nova aparência do Superman nos cinemas! Clique para ampliar.


Este é Henry Cavill como Superman no filme Batman VS Superman: Dawn of Justice. Não sou fã do Super – nem mesmo vi o último filme – mas trata-se de um personagem emblemático dos quadrinhos e merece respeito por isso. E acho que é justamente isso que estão fazendo aqui.

Porque estou dizendo isso? Porque ele está “forte”.

Parece estranho afirmar que Superman está forte agora, mas o que quero dizer é que agora ele está musculoso nos filmes. Super-heróis sempre foram musculosos na maioria, mas no cinema só de uns anos pra cá se tem tomado cuidado com isso. Pra mim, um dos maiores injustiçados neste quesito é o Super, e há um motivo pra isso.

O motivo é que o melhor ator possível para o Superman do filme de 1978 era o Christopher Reeve. Precisavam de um ator competente, não ligado a nenhum papel importante e com a aparência geral do último filho de Krypton. O filme foi muito bem adaptado, mostrando como se faz filmes de super-heróis. Ainda hoje é usado como referência. Já haviam filmes de supers antes, mas eram muito vagabundos e o esforço no Superman 1978 é notável. Só que Reeves era um magrelo.


Claro que a atuação dele era tão boa que a maioria das pessoas não ligou para a magreza do ator. Isso só fica notável quando você compara o ator com o personagem dos quadrinhos. Vou pôr aqui também uma foto do Arnold Schwarzenegger, no tempo em que era fisiculturista, para vocês entenderem melhor do que eu estou falando.


Daí que músculos eram algo que faltando para o personagem. Digo, até onde eu sei, o Christopher Reeve interpretou o melhor Super que eu já vi, mas o Cavill tem tudo o que o outro tinha e uma aparência mais próxima do personagem. O Reeve influenciou tanto o personagem no cinema que todos os atores que interpretaram o Super depois dele – sim, há atores que interpretaram o Superman antes de 1978 – foram escolhidos por terem tipo físico similar ao dele, com exceção do Super de Smallville, era um superboy, e o da série televisiva anterior, que também não era lá muito fortão.


Não gosto do uniforme escuro do Superman desse último filme, mas o Cavill tem aparência física, porte e mesmo o corpo peludo do Super: toda vez que aparece sem camisa nos quadrinhos, vemos que o Superman está longe de ter o corpo depilado dos atores que o interpretaram antes. Também vemos que quando o Superman tira férias por qualquer motivo, deixa crescer a barba. O kryptoniano GOSTA dos pelos e só agora aceitaram isso no cinema.

Aqui ele enfrenta o monstro que o matou um tempo atrás.
Podemos ver peito e braços peludos.

Aqui ele curtindo sua fazenda em O Reino do Amanhã.
Cabelo comprido, barba, cabelo no sovaco...


Este é o Henry Cavill. Note a semelhança.

Acho que não vi o último filme do Superman porque fiquei traumatizado com o Superman Returns, mas vou assistir ao último filme e à esse novo, se possível, no cinemas. A data de estreia de Batman e Superman, até então, está agendada para maio de 2016, daqui a quase dois anos!

Nenhum comentário: