quarta-feira, 26 de março de 2014


Voltando a falar da influência do Lovecraft nos filmes, há um clássico que certamente é baseado no seu trabalho: Monster - Humanoids From The Deep. Os que manjam das criaturas criadas por ele (ou descobertas, vai saber...) conhecem bem os Deep Ones, criaturas com caras de peixe ou sapo, que trabalham direta e ativamente para Cthulhu. Tomam conta, inclusive, da sua filha Cthylla (pois é: ele é pai e dos brabos).

ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO!

Este filme não é para crianças. Eu mesmo assisto filmes de mortos-vivos com todos os meus filhos desde que eles tinham dois ou três anos de idade. Mas não estou falando de gente sendo comida viva, estou falando de algo pior. Então assista ao filme DEPOIS de mandar a criançada dormir, OK?

Assiste lá e depois volte aqui para ler mais um pouco, se interessar.

Deep Ones têm uma característica marcante. Sabem como é que um monstro que habita as profundezas (Deep One = profundo) é conhecido dos iniciados desde tempos imemoriais? Eles vêm à superfície frequentemente para CRUZAR COM HUMANOS. Consegue se imaginar armando a barraca pra uma coisa dessas? Nem eu! Mas e se fosse o contrário: monstros querendo nossas mulheres?

Lovecraft tinha forte aversão por muitas coisas, mas talvez as duas maiores aversões dele fossem ao sexo e aos frutos do mar. O artista de verdade, quando movido por um forte sentimento, positivo ou negativo, faz arte. Daí ele criou muitas coisas baseados em seu asco. Os Deep Ones, matando os homens e estuprando mulheres, são um encontro de sexo e criaturas marinhas.

Este filme é bem antigo e, claro, os monstros são mal feitos, mas a história é boa. Para quem gosta de filmes antigos, vai reconhecer ainda muitas semelhanças com o Monstro da Lagoa Negra.


Até semana que vem com mais um pesadelo lovecraftiano!

Nenhum comentário: