quarta-feira, 19 de março de 2014


Tenho visto o pessoal discutindo bastante sobre o Lovecraft ultimamente. Vi que alguns postam imagens de criações dele mais famosas e todos conhecem Cthulhu. Um dos filmes mais antigos que eu vi que são claramente calcados nas ideias do H. P. Lovecraft é À Beira da Loucura (In The Mouth of Madness, de 1994). Para os que apreciam o trabalho do homem, que nos mostrou que há destinos piores que a morte, eu lhes dou À Beira da Loucura, que reassisti recentemente. Faziam umas duas décadas que eu não via esse filme. Na época eu não era conhecedor do Howard Phillip Lovecraft, hoje tenho todos os livros dele em PDF. Há várias indicações de que se trata de uma homenagem ao Lovecraft ou de um trabalho inspirado no trabalho dele.

Em À Beira da Loucura, um detetive é contratado para descobrir o paradeiro de um escritor de grande sucesso aparentemente desaparecido, que deveria ter entregue seu último livro à essa altura. A linha que separa a realidade da ficção fica tênue conforme esse detetive vai chegando perto da terrível verdade...

Claro que muitos outros fizeram essas coisas que cito abaixo, mas é a soma de todas as coisas que aumenta a paridade:

1º escritor que mescla realidade com o lugar onde vive.
2º Escritor que se inclui nas obras ou que tem um personagem extremamente parecido com ele ou ainda com qualidades e defeitos similares.
3º Final infeliz.
4º Monstros alienígenas disfarçados de humanos.
5º Insanidade crescente para quem tenta aprender sobre ocultismo.
6º Ser humano é um bicho ridículo e fadado ao fracasso em um universo cruel e indiferente.
7º Nas capas dos livros reconhecemos criações de Lovecraft.
8º Estilo da narrativa.
9º História ambientada em uma cidadezinha.
10º Investigação.

E por aí vai. Encontre a sua!

Lovecraft era correspondente e amigo de Edgar A. Poe, criador da novela policial, por isso muitas histórias são investigativas.

Semana que vem há mais!

Nenhum comentário: