sexta-feira, 7 de março de 2014








Ontem aconteceram três coisas muito sérias.

1º Minha Bonitona passou mal na rua, muito longe de casa, por volta da hora do almoço. Teve de ir à um pronto-socorro onde, claro, não foi pronto-socorrida. Constataram pressão alta e que o stress a martirizava. Não, não pulamos Carnaval e não descansamos no feriado. Estávamos na reta final da construção e os pedreiros vieram trabalhar. Trabalhamos MUITO em casa, entre arrumação e na lida com os filhos. Quem é dona de casa sabe. Ela levou horas para ser dispensada do hospital, pois como estava realmente mal o médico resolveu fazer diversos exames, para quem acha que stress não mata.

2º Ao chegar em casa a Nill teve de ouvir a seguinte história: o HD do PC subiu no telhado. Havia chovido e o telhado estava escorregadio. O bicho foi atrás de um passarinho e terminou caindo. O amigo Perseu fez tudo o que pôde, mas não foi possível salvar o hardware. Foi confirmado o falecimento deste, com tudo o que havia lá, pouco antes das 18:00. Levou algum tempo, mas finalmente caiu a ficha e a minha esposa ficou muito pior do que estava. Lá havia trabalhos, fotos dos filhos e outras coisas que jamais serão recuperadas. Isso já aconteceu comigo algumas vezes, mas gente nunca para pra fazer backup.

3º Também recebeu a notícia de que a construção havia finalmente acabado. Os pedreiros estavam só nos esperando para entregar a casa e explicar ou ouvir qualquer coisa que fosse. Agradeceram-nos, dizendo que fomos bons para eles e lhes dissemos o mesmo. Fomos todos compreensíveis com os problemas uns dos outros e conseguimos concluir – nós e eles – mais essa etapa da vida. É só um quarto e uma cozinha a mais na casa da minha sogra, que em algum momento teremos de deixar pra trás e que nos custou muito esforço, dinheiro e privações, mas sentimos como se fosse nossa primeira casa. Aprendemos muito com essa construção e há planos para o futuro, que nos parece mais brilhante.

Há, claro, outras formas de ver cada uma dessas notícias:

1º O mal-estar da minha queridona pode revelar que ela tem de decidir entre o magistério, que ela não quer mais e que o faz para manter a família junto comigo, e os negócios, que descobriu que gosta e que lhe dá dinheiro. Que esse dia chegaria, nós já sabíamos, mas talvez venha antes do que esperamos, o que é bom.

2º Perdemos trabalhos, mas estamos formados. Perdemos as fotos, mas temos os filhos. De verdade, nada se perdeu. As fotos e os trabalhos são apenas provas materiais de que temos uma vida até que legalzinha. Há muito que estudar e que viver ao lado dos amigos e filhos e finalmente aprendemos a fazer backup. Quando tivermos algo para gravar, gravaremos. Depois copiaremos em nuvem, CD, pen drive...

3º A “casa” não foi terminada. Temos de varrer e limpar tudo para receber nossas coisas, depois teremos de limpar as coisas empoeiradas, carregar essas coisas, desmontar móveis, remontar móveis, arrumar as coisas dentro dos móveis... tudo enquanto cuidamos das crianças, de comida, da louça e tudo o mais e durante o final de semana, quando deveríamos estar descansando das chatices da semana. E já começaremos a juntar dinheiro para reformar os outros cômodos que precisamos, o que indica que a falta de dinheiro seguirá.

Com isso quero mostrar que não há notícia totalmente boa ou totalmente ruim. Tudo tem duas faces. Mantenham isso em mente e sigam trabalhando. Ter alguém ao seu lado que ajuda a remar é muito bom, mas faça a sua parte não importando o esforço ao falta de vontade dos outros. Eventualmente, tudo vai se ajustando.

Bom final de semana à todos!

Post Scriptum: Pois é, não disse aqui, mas não deu certo o lance de morar alugado e optei por construir no terreno da minha sogra. Ao menos, estou gastando dinheiro com alguém de quem gosto muito e gerando a primeira herança palpável.

Nenhum comentário: