sexta-feira, 7 de março de 2014





Já viram o trailer novo do Godzilla? Este é o Rei dos Monstros que eu conheço, cada vez maior a cada filme e praticamente indestrutível.


Godzilla é parte do impacto das bombas atômicas na cultura japonesa. O poder absurdo, a destruição, os milhões de mortos, a impotência do ser humano frente a algo muito maior que ele são coisas que a bomba e o monstro compartilham. Por isso que o filme americano de 1998 é uma porcaria: não capta a parte essencial, que é o terror do que não pode ser detido, de algo que você só pode esperar que acabe enquanto tudo o que você conhece desmorona, algo que vai mudar a humanidade para sempre.

ISSO é Godzilla!

Basta dizer que mísseis não fazem quase nada contra o monstro e é assim que o matam no filme americano. Quem nunca viu um dos filmes japoneses do monstro e ainda por cima assistiu à porcaria americana vai estranhar o poder bruto da criatura, mas é por isso que ele é o Rei dos monstros: é a besta mais poderosa que jamais existiu ou existirá, é um monstro que poderia chutar o Hulk para longe.

E você já viu o que o Hulk pode fazer com um monstro gigante.


Este novo remake é baseado nos filmes japoneses e inclusive conta com produção em parceria da Warner com a Toho, produtora que fazia aos filmes do monstro no Japão. Comparar o Godzilla japonês com o americano de 1998 é o mesmo que comparar o Hulk dos Vingadores com o da série televisiva.


A lista de poderes de Godzilla é impressionante, mas o mais impressionante é que ela continua a crescer. Tal qual o Superman Pré-Crise (personificação mais poderosa do Super), ele não só aparece cada vez mais forte, resistente e poderoso como vai ficando cada vez maior. A sua assinatura – juntamente com o grito, originalmente produzido por um baixo tocado com um instrumento de borracha – é o feixe concentrado de radiação que cospe da boca, algo que não só fode tudo no momento em que acerta o alvo como deixa tudo contaminado por radiação, que como sabemos pode ficar décadas no ambiente.Como se isso não fosse o suficiente, Godzilla tem um controle fino, o que já permitiu ao monstro coisas como acertar alvos no espaço, matar outros kaiju instantaneamente, destruir mini-buracos negros e voar! Ele (ou ela?) já demonstrou outros poderes energéticos, como ondas de radiação, pulso eletromagnético e descargas elétricas. Godzilla é imune a armas humanas, tal qual Superman, e com isso quero dizer TODAS as armas humanas, como mísseis. Além disso, para falarmos mais da resistência do monstro, já mostrou ser resistente ao magma enquanto debaixo de placas tectônicas, o que significa pressão e calor incríveis, enquanto lutava com um dos seus inimigos mais terríveis: Mothra. Já recebeu o impacto direto de meteoros, coisa que já alterou a vida na Terra, sem se machucar! Na realidade, só se percebeu machucados quando enfrentava outros monstros terríveis.

Como se isso não bastasse, quando um monstro consegue arrancar um pedaço de Godzilla ele regenera super rápido.

Agora me explique como mataram isso no o filme americano de 1998 com dois simples mísseis?

Some-se a isso outras características como superforça (sim, é forte demais mesmo para o seu tamanho), respiração anfíbia, garras, presas, calda, espinhos dorsais, pensamento abstrato e mesmo ressurreição!

A origem do monstro varia com o filme, às vezes, mas a versão clássica é que ele é um dinossauro que estava adormecido/congelado no mar e que despertou superpoderoso com a explosão próxima de um submarino nuclear.

Percebeu aí porque estou traçando paralelos com o Hulk? Só que enquanto o Hulk era o resultado de um magrelo gama-irradiado, Godzilla é um DINOSSAURO bombado por radiação.

Por fim, gostaria de dizer que Godzilla é um dos monstros cinematográficos mais famosos de todos os tempos e que considero o filme ruim de 1998 uma ofensa à história do monstro. Este novo filme terá adaptações – eles sempre têm – mas espero sinceramente que seja um filme muito melhor e mais próximo de uma continuidade que um fã como eu espera. Vamos ter até mesmo disputa de território entre Godzilla e outro monstro gigante!

Godzilla (2014) tem estreia prevista para 16 de maio!

Quer saber tudo sobre Godzilla? Passe no Wikizilla!

Nenhum comentário: