sexta-feira, 24 de janeiro de 2014




Gostei tanto do resultado dos Mercenários escolhidos pelogrupo Tribo Nerd do Facebook para o terceiro filme da série que pedi à eles que me ajudassem a definir como seria um filme decente do He-Man.


Já foi feito um filme com o Dolph Lundgren, que não só foi uma merda como se passava principalmente na Terra para economizar grana - porque o filme era de baixo orçamento - e não precisarem recriar Eternia.

Há muitos motivos para que um filme do He-Man dê certo: arrastaria todos com mais de trinta anos, que levariam seus filhos. Há ainda muitas coisas sendo feitas com a franquia, como O Jogo Mais Poderoso do Universo. O desenho está todo no YouTube e ainda passa no canal Gloob. Há outras versões do desenho também indo ao ar em muitos lugares do Planeta Terra e trata-se de um personagem fodão como o Superman, que vive em um mundo bárbaro repleto de magia e tecnologia avançada.

Dividi o que precisava saber em várias perguntas. A primeira pergunta foi “que personagens não poderiam faltar?”


He-Man – Sua força é impossível de ser medida. Aparentemente o poder de Greyskull lhe dá tanta força quanto precisar. Já o vimos arremessar o Castelo de Greyskull através de um portal dimensional, levantando montanhas e icebergs e arremessando-os também – o que requer MUITO mais força – mas também o vimos erguer pedras muito menores e fazer o característico som gutural de esforço muscular. Ele já quebrou o metal mais resistente do universo (photanium) e no mesmo episódio disseram que ele era o único que poderia fazer isso. Nos quadrinhos ele saiu no braço com o Superman Pré-Crise das infinitas Terras, fase em que o Super poderia jogar a Terra como uma bolinha de gude, e o Superman estava com medo de MORRER nas mãos do He-Man. Todos os atributos do Príncipe Adam são ampliados à níveis divinos ao se transformar em He-Man,  sendo super rápido, super resistente, super vigoroso, super inteligente e até mesmo sendo capar de pressentir a presença da Feiticeira telepaticamente (mais ninguém, exceto Teela que é sua filha, pode fazer isso). Em resumo, ele é o homem mais poderoso do Universo!

Para completar, He-Man tem uma das armas mais poderosas do Universo - sua Espada - que só poderia ser destruída por ele mesmo (é de photanium) e em seu peito há coridita, que amplia seus poderes ainda mais. Ele tem apoio de toda a Eternia, o que significa dizer que tem praticamente todos os recursos do mundo à sua disposição. A única fraqueza de He-Man, se é que podemos encarar assim, é que ele não pode matar, daí nunca o veremos dar um bom soco em qualquer um de seus inimigos.

Príncipe Adam – Parece tolice dizer que o Príncipe tem de aparecer, mas o fato é que ele não está no filme do Dolph. Um filme do He-Man sem o Príncipe Adam é o mesmo que um filme do Superman sem o Kent ou um filme do Hulk sem o Banner. Além disso, eu QUERO MUITO ver Adam erguer sua espada, vestido de rosa e com voz afetada, gritar PELOS PODERES DE GREYSKULL (raios loucos caem do céu, ele fica momentaneamente enegrecido para sair bronzeado e de cuecão, com a coridita no peito, faiscando de poder, segura a espada horizontalmente, olhando-a com determinação) EU TENHO A FORÇAAAAAAAAA. Tem de ser com o dublador original, ao menos pro He-Man, pra eu ficar realizado.
 
Pareceu gay pra você? Pois é: He-Man tinha muitas coisas gays, mas a gente nem reparava quando criança e não nos importamos agora que somos adultos.

Adam era BEM PLAYBOY até aceitar o trabalho de super herói. Ainda que não goste de esforço, tem treinamento em combate e estratégia com Teela.

 
Teela – É a Capitã da Guarda Real do Palácio de Eternos e a responsável pelo treino e segurança pessoal do Príncipe Adam. É a personagem mais forte da série, batendo até mesmo a Feiticeira. Podemos considerá-la a maior guerreira de Etérnia, sendo filha da Feiticeira com Mentor, a maior maga e o notório herói de guerra, mas não sabe sobre sua mãe e deverá um dia substituí-la no Castelo de Greyskull.
 
Gorpo – Personagem criado para alívio cômico, Gorpo acabou se tornando um dos personagens mais queridos. É uma criatura extraplanar que apareceu em Eternia por acidente. Em sua terra natal – Trolla – era talvez o maior mago de todos, mas a mágica de Eternia é diferente e ele não consegue fazer nada direito. Não consegue entender como tecnologia funciona, pois esta era muito primitiva em Trolla. É um dos poucos que sabem quem é He-Man.

Há duas características marcantes no Gorpo: sua face nunca aparece, pois em sua cultura só se mostram para a pessoa amada. Seu chapéu é um saco mágico em que estão guardados diversos itens trollanos.


Gato Guerreiro – É um grande tigre falante vestido com armadura de batalha. Ele parece ser levemente mais forte que um ligre de nosso mundo e ter o mesmo tamanho, sem ter os problemas genéticos. Os tigres falam em Eternia.

Pacato – Mascote real. É um tigre verde falante, raça comum de Eternia, apesar de que nunca vemos outro além de Pacato. Seu nome se deve ao fato dele ter medo até mesmo da transformação que o transformará no fodão Gato Guerreiro.
 
Mentor – Antes conhecido como General Duncan, foi um herói condecorado em uma grande guerra que rolou em Eternia. Mandava no Rei Randor, que era Capitão na época. Viveu tórrido romance com a Feiticeira e o resultado foi Teela, que ficou sob sua guarda. Aliado mais próximo de He-Man, cria constantemente equipamentos novos para o herói. É, ainda, uma figura paterna para o Adam, pois o Rei o acha frouxo e sem valor.

Feiticeira – Guardiã mística do Castelo de Grayskull. Ela escolheu Adam para ser He-Man e é guia em assuntos espirituais. Ela antecipa problemas e ávida o herói com antecedência, também. Nome real: Teela Na (manjou aí?). Tem a habilidade de se transformar em Zoar, um falcão, e só nesta forma pode deixar o Castelo de Greyskull. Mesmo nessa forma, não pode ficar fora do castelo por muito tempo e não tem poderes mágicos fora dele, sendo um falcão comum, exceto por sua habilidade de se comunicar telepaticamente.
 
Rei Randor – Randor da Casa de Miro, Rei de Eternia, filho do Rei Miro, marido da Rainha Marlena e pai do Príncipe Adam e Princesa Adora (She-Ra). Apesar de ter sido herói de guerra junto com Mentor, hoje é só o cara que desaprova a leseira do Gorpo (seu bobo da corte) e a moleza do Adam. É alto, forte e lembra os antigos reis bretões na aparência geral.

Rainha Marlena – Terráquia detectada! A tenente Marlena Glenn, uma das primeiras astronautas da Terra, teve sua nave destroçada em um pouso forçado em Eternia. Apesar de ser uma mulher forte e mesmo à frente de seu tempo em seu planeta natal, em Eternia parece ter aceitado ser apenas a mulher do Rei, presidindo jantares e coisas assim.

Aríete – um dos muitos ciborgues de Eternia. Baixo, atarracado, sem pescoço, pernas de mola e cabeça feita para demolição, seu ataque e defesa é uma bela cabeçada. Tem inteligência baixa, medo do escuro é comilão e desconfia de novos heróis conforme estes aparecem. Pode remover o elmo – seus cabelos são loiros e muito baixos – mas quase nunca o faz.
 
Maligna – Serva mais competente do Esqueleto, manja de magia e combate corporal a ponto de tentar a sorte com Teela. É a mais inteligentes dos asseclas do mal, como qualquer manipulador de magia deve ser. Já se aliou a muitos entes malignos poderosos no intuito de destruir He-Man.
  
Mandíbula – Outro ciborgue. É claramente lotado de partes artificiais, o que dificulta saber como deveria se parecer antes das próteses: sua pele era verde e azul? Ele é algum tipo de morto-vivo, como o Frankenstein? Uma das características mais chamativas é seu braço direito - intercambiável - que lhe permite trocar de "equipamento" dependendo da missão. Às vezes ele muda de braço durante uma luta. No entanto, Mandíbula tem esse nome devido à boca de metal capaz de mastigar diversos materiais muito duros, inclusive outros metais.

Homem-Fera – Servo feral de Esqueleto, é considerado seu braço direito, acatando missões que normalmente nenhum outro faria. É um dos mais estúpidos e mais fortes habitantes da Montanha da Serpente, tendo ainda a habilidade de comandar muitas espécies de animais selvagens com a mente. Sempre que enfrenta He-Man evita chegar perto e por isso joga a maior pedra que consegue erguer contra o herói, que invariavelmente pega a pedra e arremessa de volta no monstro.

Aquático – Pouca gente sabe, mas é considerado Rei abaixo d'água em Eternia. Tal qual Aquaman, controla e se comunica com a vida marinha através da mente. Tal qual Aquaman, não é grande coisa fora d'água.

FUN FACT: no jornal há um horóscopo que diz "Peixes Fev 19 - Mar 21. Seus planos malignos serão frustrados mais uma vez por um homem de cueca peluda."

 
Esqueleto – Inimigo formidável, Esqueleto tem vastos conhecimentos em magia e tecnologia. É um gênio inventivo que cria desde androides de combate a clones. Sabe de lendas antigas e aparatos mágicos escondidos. Exceto pela Feiticeira dentro do Castelo de Grayskull, é a criatura mais poderosa em termos de manipulação de magia e poder mágico bruto em Eternia. É forte e hábil o bastante para tentar sair no braço com He-Man vez em quando. É um tático tão criativo que jamais repete um plano de ataque, que já variaram desde tentar desacreditar He-Man até ataque massivo ao Castelo de Grayskull. Odeia todos os seus lacaios, por isso os chama de idiotas tanto quanto aos inimigos usuais, só os utilizando como um meio para descobrir os segredos de Greyskull e se tornar Mestre do Universo!

FUN FACT: Não se sabe como Esqueleto é dos ombros para cima e há vasta discussão na Internet sobre isso. Ele tem uma caveira mágica flutuante? Tem pescoço escondido pelas sombras do capuz? O pescoço é só osso ou tem carne? Se tem carne, ocorre uma transição com mais carne na base e só tendões ligando ao crânio?

A segunda pergunta foi “que atores interpretariam esses personagens?”



Alan Richson como He-Man – Ele tem tamanho e aparência, já atuou como Aquaman em Smallville e é fã do He-Man, tanto que já se fantasiou dele. Foi o ator mais difícil de escalar, pois tínhamos de levar muitas coisas em consideração. Uma das coisas mais importantes é que ele deveria tanto poder interpretar o afetado Adam quanto o superconfiante He-Man.




Mel Gibson como Mentor – Mentor precisava ter um ator de meia idade fortão com reconhecidas cenas de ação em seu currículo, sem ser meramente um lutador já que é também armeiro. Dos muitos brutamontes dos filmes do passado, alguns dos mais inteligentes eram personagens de Mel Gibson.


Milla Jovovich como Teela – Teela deveria ser alguns anos mais velha que Adam, magra e guerreira competente, capaz de bater em feiticeiras, ciborgues e ferais. Ninguém reúne melhor todas essas qualidades que Milla, que luta contra monstros desde o 5º Elemento. Imagine uma cena dela mostrando como se faz ao Adam. Imagine uma cena dela lutando lado a lado com He-Man...

Sigourney Weaver como Rainha Marlena – A rainha era uma mulher forte - uma das primeiras astronautas da Terra - e uma dama, que se necessário pode tomar a liderança em Eternia. Lembram de Aliens? Pois é: Weaver já fez tanto papéis de astronauta quanto de “pessoa mais velha e sábia”. Em Avatar vimos que ela pode ser atriz coadjuvante sem chamar atenção demais para si e ser uma personagem feminina importante ao mesmo tempo. Perfeita para o papel.

William Hurt como Rei Randor – Além da aparência física, este ator tem porte, elegância e habilidade para interpretar um Rei que já foi um guerreiro. Usei uma foto mais antiga para que vocês vissem que é possível se passar perfeitamente por Randor.

Warwick Davis como Gorpo – Ele foi o Willow, de Willow na Terra da Magia e é bem lembrado por isso, mas nunca deixou de desempenhar papéis de personagens pequenos. Característica marcante, seus braços longos são perfeitos para interpretar Gorpo, apesar de que o personagem ficaria melhor como CG. Sua voz também é muito boa para o papel e essa é mais uma razão para escalar o ator. Se você acha que ele estava sumido, olhe esta foto e veja que ele estava bem na sua frente o tempo todo...

Michelle Pfeiffer como Feiticeira – Uma das personagens mais velhas de He-Man e ainda assim em forma, Feiticeira tem de ser interpretada por uma grande atriz que pode tanto estar numa roupa de falcão com as pernas de fora quanto aparentar majestade e sabedoria. Nada que Michelle Pfeiffer não possa fazer. É considerada a 7ª melhor atriz de todos os tempos pelo Internet Movie Database. Ela não só se parece com a Feiticeira como se parece com Jovovich que interpretaria Teela, filha da Feiticeira.

E, porra, ela JÁ INTERPRETOU uma mulher que vira falcão!


John Rhys-Davies como Aríete – Ele tem mais de 50 filmes em sua carreira e é uma pena que Gimli, um dos personagens mais importantes dos livros da saga O Senhor dos Anéis, tenha sido transformado em alívio cômico. Por outro lado, este seu papel nos mostra que John Rhys-Davies pode ser um Aríete perfeito.

Eva Mendes como Maligna –Ligeiramente mais velha que Teela e capaz de algumas proezas físicas, Maligna não é uma feiticeira velha. Tem ainda traços latinos, olhos graúdos, lábios carnudos e sobrancelhas "altas". Eva Mendes tem mais de 30 filmes nas costas, mas iniciou com filmes de terror como Children of the Corn V e Lenda Urbana e até mesmo já participou de uma série televisiva de Mortal Kombat. Ela tem, também, tanto o talento quanto a habilidade para interpretar Maligna. Quando foi interpretar Roxanne Simpson em Motoqueiro Fantasma, ela leu todos os quadrinhos que podia para absorver o personagem e até mesmo ganhou pesou através de pizza e do abandono da musculação para ficar mais parecida com Roxanne... e não é fã de quadrinhos! Esse é o comprometimento de uma atriz de verdade.





Arnold Schwarzenegger como Mandíbula – Contribuição minha. Além das qualidades de ator de ação, Arnold tem feito vários papéis como coadjuvante muito bem desde Batman. Tirei a ideia dele como Mandíbula ao me lembrar de seu aspecto como Sr. Frio.


 

Randy Couture como Homem-Fera – Randy é ator e queremos ver cenas de luta mais elaboradas envolvendo o Homem-Fera. Esta é o único dos atores cogitados que também foi lutador profissional. Poucos tem feições grosseiras aliadas à habilidades dramáticas necessárias para interpretar o mais animalesco dos asseclas de Esqueleto. Muito foi conversado sobre se deveríamos simplesmente fazer um Homem-Fera por computação gráfica com captura de movimento, mas decidi que seria melhor aliar CG em algumas cenas com o ator em uma roupa especial em outras, como no filme O Lobisomem de Del Toro.


Idris Elba como Aquático – Ainda que o ator fique completamente coberto pela roupa, a voz carregada de rancor e a expressão corporal de Idris Elba complementará Aquático. Elba foi escolhido na base do “é preciso um ator foda para interpretar o Aquático”. Pode-se ainda fazer uma captura de imagem para dar expressões faciais básicas ao monstro, que por ser uma criatura peixe quase não tem isso.

Bill Nighy como Esqueleto – Este foi outro papel que deu trabalho para ser escolhido. Em parte porque a terceira pergunta foi algo como “qual o aspecto do Esqueleto?” Eu gosto do esqueleto clássico, com um corpo azul, garras e cara de caveira, mas seria bom para o cinema?Definiu-se que seria melhor algo entre um cavaleiro da morte e um lich, tipo de mago que, para avançar nos estudos místicos, se deixa morrer e se desprende do corpo mortal, visitando outros planos atrás de poder e eventualmente voltando ao corpo já semidecomposto, muito mais poderoso que antes. Já que não precisávamos de um ator fortão, nos voltamos para alguém com uma presença forte, já acostumado a fazer papel de monstro-chefe no cinema, como Naberius, um príncipe demônio em I, Frankenstein, ou o vampiro Viktor de Anjos da Noite. Foi ele também quem interpretou Davy Jones em piratas do Caribe, onde a captura de movimento foi “jogada” em cima da interpretação magistral do Bill. Sua voz daria o toque final ao novo Esqueleto do novo filme do He-Man. No desenho clássico os ossos faciais de Esqueleto tinham expressões faciais e poderíamos repetir isso com CG.

Isso aí embaixo são ilustrações de lichs para vocês entenderem melhor do que eu estou falando. O último é do desenho Hora de Aventura, onde o lich não tem nome. Seria uma boa se nosso esqueleto fosse mais assim.





Desde 2010 "estão fazendo" o novo filme do He-Man. Já trocaram o diretor e as idéias para o filme diversas vezes, mas até então não há nem mesmo elenco escalado. Hollywood, fique à vontade para utilizar os serviços da Tribo Nerd. Cobraremos valor abaixo do mercado em troca de projeção internacional.

Esquecemos do Gato Guerreiro/Pacato. Quem você escolheria para dublá-los? 
 
Fiquem com a abertura do desenho clássico.

Um comentário:

André Paes disse...

Perfeito o elenco e a arte visual ficou profissional.
Parabéns!!!