Este vídeo foi desenvolvido por uma marca de tintas para
tatuagem dos Estados Unidos chamada Intenze. It's Your Skin - É a Sua Pele -
fala sobre individualidade, identidade e liberdade. É de dois anos atrás, mas
só agora que eu vi e aproveito para compartilhar com os manos e manas.
Tradução livre do texto do vídeo,
para você que AINDA não manja de inglês.
Ainda, porque um dia manjará ;)
“Tatuar começou com os Bravos. Tatuar não é para os fracos de
mente, corpo ou espírito. Era um rito de passagem, a reivindicação da
identidade. Atualmente, a cultura massificada está fazendo tudo o que pode para
nos tirar nossa identidade. A sociedade de hoje faz hora extra para nos
desgastar.
Começa com a política e o circo que antigamente chamávamos ‘notícias’
filtrando tudo até a publicidade jogada na sua cara, tentando te fazer temer
ser que você é para faturarem trocados com sua conformidade. Dez mil anúncios
por dia confundem qualquer um.
Demissões, esquemas de pirâmides, falência, desemprego,
pobreza e analfabetismo em nosso país. Todos são solitários. A vida de todos é
uma jornada épica de batalhas difíceis. Hoje todos lutam duramente para serem
quem desejam ser em tempos de grandes dificuldades.
Todos são
artistas. Mesmo o
empresário escolhe um nó a cada manhã. Às vezes o único espaço sob nosso
controle é nossa pele e ossos.
Nunca antes na história mundial há tantas pessoas sentindo
deixadas pra trás. Então dê às suas tatuagens o melhor, porque em tempos assim,
marcar nossas peles pode ser uma das coisas mais valentes que podemos fazer
Faça o bom
combate. É a sua vida, é
a sua pele.”
Quero chamar atenção para alguns
pontos:
1º Claro que se trata de uma empresa ligada à tatuagem querendo
vender a ideia de que se tatuar é o mesmo que ter atitude, o que não é verdade,
mas o texto é muito válido: a standardização é real e devoradora. Leia
aqui o relato de um juiz tatuado para entender melhor o que eu quero dizer.
2º Nos Estados Unidos a expressão “carne e osso” é “pele e
osso”, por isso que em português fica estranho “Às vezes o único espaço sob
nosso controle é nossa pele e ossos”, mas como se fala de tatuagem não pude
adaptar.
3º Vi diversos vídeos mostrando como os comerciais doutrinam
nossas crianças para o que a indústria quer que eles se tornem no futuro. Nos
EUA, expressão máxima do consumismo no mundo, isso é uma máquina de
zumbificadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário