terça-feira, 7 de janeiro de 2014



Este vídeo foi desenvolvido por uma marca de tintas para tatuagem dos Estados Unidos chamada Intenze. It's Your Skin - É a Sua Pele - fala sobre individualidade, identidade e liberdade. É de dois anos atrás, mas só agora que eu vi e aproveito para compartilhar com os manos e manas.


Tradução livre do texto do vídeo, para você que AINDA não manja de inglês.

Ainda, porque um dia manjará ;)

“Tatuar começou com os Bravos. Tatuar não é para os fracos de mente, corpo ou espírito. Era um rito de passagem, a reivindicação da identidade. Atualmente, a cultura massificada está fazendo tudo o que pode para nos tirar nossa identidade. A sociedade de hoje faz hora extra para nos desgastar.

Começa com a política e o circo que antigamente chamávamos ‘notícias’ filtrando tudo até a publicidade jogada na sua cara, tentando te fazer temer ser que você é para faturarem trocados com sua conformidade. Dez mil anúncios por dia confundem qualquer um.

Demissões, esquemas de pirâmides, falência, desemprego, pobreza e analfabetismo em nosso país. Todos são solitários. A vida de todos é uma jornada épica de batalhas difíceis. Hoje todos lutam duramente para serem quem desejam ser em tempos de grandes dificuldades.

Todos são artistas. Mesmo o empresário escolhe um nó a cada manhã. Às vezes o único espaço sob nosso controle é nossa pele e ossos.

Nunca antes na história mundial há tantas pessoas sentindo deixadas pra trás. Então dê às suas tatuagens o melhor, porque em tempos assim, marcar nossas peles pode ser uma das coisas mais valentes que podemos fazer

Faça o bom combate. É a sua vida, é a sua pele.”

Quero chamar atenção para alguns pontos:

1º Claro que se trata de uma empresa ligada à tatuagem querendo vender a ideia de que se tatuar é o mesmo que ter atitude, o que não é verdade, mas o texto é muito válido: a standardização é real e devoradora. Leia aqui o relato de um juiz tatuado para entender melhor o que eu quero dizer.

2º Nos Estados Unidos a expressão “carne e osso” é “pele e osso”, por isso que em português fica estranho “Às vezes o único espaço sob nosso controle é nossa pele e ossos”, mas como se fala de tatuagem não pude adaptar.

3º Vi diversos vídeos mostrando como os comerciais doutrinam nossas crianças para o que a indústria quer que eles se tornem no futuro. Nos EUA, expressão máxima do consumismo no mundo, isso é uma máquina de zumbificadora.

Nenhum comentário: