quinta-feira, 6 de junho de 2013


Indicação de site da semana: knowyourmeme.com

Know Your Meme (Conheça Seu Meme) é um site dedicado a documentar fenômenos da Internet: vídeos virais, imagens tipo macro, frases de efeito, celebridades virtuais e mais.

É um excelente site para você ler sobre Memes, sobretudo. Ele explica de onde a imagem veio, como foi que se tornou famosa na Internet e muito mais. Chega mesmo a mostrar um gráfico de tempo em que vemos o quanto uma imagem (por exemplo) é visualizada desde a criação.

Escolhi algumas das mais famosas imagens e pus abaixo com a origem. Se interessar, visite knowyourmeme.com



 O que é: Disaster Girl é um meme tipo photoshop em que uma foto de uma garota sorrindo é super imposta em imagens de desastres naturais e acidentes para dar a entender que ela causou a calamidade mostrada no fundo da imagem.

Origem: A foto de uma garota e de uma casa pegando fogo foi tirade por Dave Roth em Janeiro de 2004 durante um treino do departamento de bombeiros local. Enquanto observava o fogo, Dave percebeu que sua filha Zoe ria endemoninhadamente e daí o resto é história.

Roth a princípio postou a foto da filha com o título “incendiária” no site Zooomr em 2 de Janeiro de 2007. A imagem só recebeu atenção dia 29 de novembro quando Roth submeteu a imagem à JPG Magazine numa competição de “Captura de Emoção”. A foto foi selecionada e publicada na edição de fevereiro a março de 2008 da revista.



O que é: Brazzers, não confundir com o homônimo site de sacanagem, é um meme tipo photoshop que envolve a superposição do logo do site pornô em uma foto para dar a idéia de que vai rolar uma sacanagem qualquer a seguir, como se a imagem fosse capturada de um filme pornô.

Origem: Foi uma brincadeira que rolou no FunnyJunk em 4 de julho de 2011, onde se via um pessoal que apareceu no iCarly. Teve mais de 510 comentários e 50.000 votos.



 O que é: Staredad é uma tirinha em que aparece um garotinho dizendo algo ao seu pai, rola uma para engraçada enquanto esse o encara.

Origem: Staredad vem de uma história em quadrinhos de KC Green entitulada “Dad Wasps Oh No”.




O que é: Obama Rage Face (também conhecida por Not Bad Face) é baseado numa foto do Barack Obama fazendo uma careta de aprovação. A imagem é uma reação positiva à uma boa surpresa ou quando as coisas vão melhor que o esperado.

Origem: Em 24 de maio de 2011 o Presidente e a Primeira Dama visitaram o Palácio de Buckinham. Um fotógrafo da Reuters tirou a foto que terminou se tornando a Foto do Dia no The Telegraph. Dois dias depois se tornou meme tipo rage comic.



O que é: Philosoraptor é uma imagem de uma macrosérie com o clip art de um velociraptor profundamente mergulhado em considerações metafísicas ou paradoxos peculiares. Ele desafia o leitor com suas questões profundas, existenciais e paleolíticas.

Origem: Foi baseada em uma camiseta chamada LonelyDinosaur, de Sam Smith. Ele a criou juntando várias imagens de velociraptors que pegou na internet, “fabricando um” com a mandíbula de um, os olhos de outro e por aí vai. A pata é de uma águia, modificada em editor de imagem. Só ficou famoso depois de cair no 4chan.

 


O que é: Lobo da insanidade é um primo mentalmente desequilibrado do Lobo da Coragem. Enquanto o Lobo da Coragem encoraja as pessoas a superarem obstáculos, o outro diz para estuprar, matar, et cetera. Há até mesmo um aplicativo de Facebook para o Lobo da Insanidade.

Origem: Esse Lobo existe na internet desde 2006, mas ficou famoso em 2009 através do Flickr, quando diversas pessoas passaram a usar essa foto como “sua” foto. Daí pra o meme foi um pulo.



O que é: Overly Attached Girlfriend é um meme feito de uma foto de webcam de uma garota com frases que a tornam um estereótipo de namorada superprotetora e grudenta.

Origem: Em junho de 2012 a usuária do YouTube wzr0713 subiu um vídeo de webcam chamado “JB Fanvideo” em que parodiava uma música do Justin Bieber (Boyfriend). O interessante é que o vídeo foi submetido em resposta a uma competição para promover um perfume do Bieber (Girlfriend). Recebeu mais de 1.35 milhões de visualizações em menos de 48 horas!

Nenhum comentário: