segunda-feira, 10 de junho de 2013


 
Ontem vi no www.glennsguides.com uma forma de voltar a jogar Warcraft II – Tides of Darkness, um dos jogos mais interessantes dos Anos 90. Esse jogo é tão marcante que certamente ajudou a difundir o MMORPG ao se tornar esse tipo de jogo. Quase todo mundo que jogava jogos de computador em minha geração jogaram um pouco (ou muito) de Warcraft antes de ser tornar WoW (ou World of Warcraft, o MMORPG). O link específico – em inglês – que eu traduzi para fazer esse passo a passo em português, você tem aqui. O Glenn pede, por favor, que não copiem o guia, mas que apenas façam link disso em seus blogs. Como a minha idéia é disponibilizar uma versão em português da coisa, eu fiz a tradução e o link para ao original, o que é MUITO DIFERENTE de Ctrl C + Ctrl V.

Siga o passo a passo corretamente ou vai dar merda. Não é complicado, mas se você errar, simplesmente desfaça a porra toda e recomece do Passo 1, OK?

Autor: Glenn Scrima


Passo 1 → Baixe o jogo grátis Warcraft II – Tides of Darkness

Eu, particularmente, gusto muito do Best Old Games, que eu tenho de resenhar e indicar um dia por aqui. Para baixar de lá Warcraft II – Tides of Darkness clique aqui.

Atenção: NÃO DESCOMPACTE AINDA. Eu fiz isso e tive de fazer tudo de novo depois.


Passo 2 → Baixe e Instale o emulador DOSBox no Windows

Eu facilito para você: clique aqui.

Obs: se por acaso você não utiliza Windows em sua máquina, clique aqui.


Passo 3 → Rode o emulador que acabou de baixar e mande instalar o DOSBox em C:\Games\Warcraft2

Não se preocupe: ao mandar fazer isso o programa vai criar essas pastas para você.


 
Passo 4 → Abra a pasta Games. Uma vez lá, abra a pasta Warcraft2. Localize e clique em “DOSBox 0.74 Options”



Passo 5 → Com o DOSBox 0.74 Options aberto role até o final. Lá você vai fazer Ctrl C + Ctrl V (copie e cole, para os leigos) do que eu digito abaixo LOGO ABAIXO de [autoexec]:

mount c c:\games\warcraft2
c:
cd warcra~1
war2

Salve e feche a janela.


Passo 6 → Descompacte Warcraft II

Clique com o botão direito do mouse no jogo que você baixou. Pois é: agora pode! Clique com o botão esquerdo do mouse em “Extract All”.


 
Clique em “Next” ou o que aparecer no sentido de “continuar” quando abrir o programa que vai descompactar seus arquivos. Vão te perguntar onde quer que descompacte os arquivos do jogo e você manda eles pro “C:\Games\Warcraft2” que foi criado um pouco antes. Clique em “Extract” ou o que quer que seja para descompactar.



Passo 7 → Clique duplo no ícone do DOSBox na pasta Warcraft2 que está na pasta Games e o jogo vai rodar!

Abrirá uma janela estranha que você não consegue trabalhar com o mouse. Tudo o que você tem de fazer é apertar “Enter” no seu teclado para jogar um dos troços de estratégia mais legais dos anos 90! São já 17 anos, mas quando eu voltei a jogar me lembrei das vozes, dos trocadilhos que fazíamos com as falas, das cores das tribos, das músicas e efeitos sonoros... realmente nostálgico! Se quiser coisas como códigos para avançar mais rápido no jogo, recomendo fortemente uma visita à esta página, que além dos “cheats” básicos muito bem organizados mostra curiosidades do jogo, como o que acontece se você der uns 50 cliques sobre uma ovelha...

Só para empolgar, clique aqui para ter um papel de parede legal de Warcraft II – Tides of Darkness.

Bom jogo, pessoal!

Nenhum comentário: