quarta-feira, 2 de maio de 2012



Uma lista diferente para o Sucupiras! Faz um tempo estou participando de um desafio no Facebook, o Desafio dos 100 Filmes, que já está na sua 2ª edição. Para participar você curte eles no Facebook e põe @desafiodos100filmes antes de dar a respostas. As regras são simples:



a)      Todos os dias que você entrar no Face, responda ao desafio respondendo a uma pergunta, apenas uma, sem pular ou passar pra próxima até descobrir uma resposta adequada.

b)       Podes indicar mais de um filme, mas isso não é interessante porque não se pode repetir o filme mais tarde... e serão 100 filmes em cada edição.

c)       Problema seu se você roubar no desafio, pois o desafiado é você por você mesmo. O objetivo é mostrar que você entende de filmes e vai ficar lá no Face para todos verem. Em outras palavras, não é interessante roubar porque você não ganha nada com isso e ficará claro para todos a sua ignorância. Não consegue, não entra.



Não é obrigado, mas a gente costuma colocar uma foto ou um trailer do filme para levar seus amigos a assistirem o filme (ou a não assistirem jamais, dependendo das respostas).



Nem todos os dias consigo atualizar isso e, como essa é uma atualização automática, quando você ler isso já estarei bem longe. Vou publicar aqui as minhas 10 primeiras respostas. Por elas, dá para ver o tipo de perguntas e de respostas que se dá no Desafio dos 100 Filmes.



01. Um filme que lembre a sua infância - King Kong (1976). Foram muitos os filmes que me marcaram a infância, mas este me deixou revoltado com a humanidade desde a mais tenra ideade. Este não foi nem o primeiro nem o último filme do King.
 

02. Um filme que marcou a sua adolescência – Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986). Esse filme foi, novamente, apenas um dos que me marcaram. Escolho este porque fiz diversas artes marciais depois de ver que alguém sem grandes músculos pode fazer coisas incríveis e derrubar gigantes de souber como fazer isso. O interessante neste trailer é que o narrador fala em como o Jack vai botar pra quebrar e ele só se lasca o trailer todo... exceto com a loira!


03. Um filme que passe na Sessão da Tarde e que você adora - Goonies. Eles fazem no filme coisas que qualquer garoto gostaria de fazer. Garotos de todas as idades!


04. Um filme que você considera um clássico – A Noite dos Mortos-Vivos (1968), de George Romero. Com esse filme nascia a subcultura que mais cresce no mundo. Romero juntou alguns amigos, pouco mais de $ 100.000,00 e fez um filme que rendeu mais de $ 45.000.000,00. Eu tinha só um Remake mais recente do filme (de 1990, pois existe ainda um de 2006), mas esta semana, enquanto dava uma passada no Shopping Piracicaba, vi um DVD remasterizado, colorido e outros biributes do filme original na Americanas e comprei pouco depois. Vou assistir hoje à noite, tomando vinho e mastigando uma carne...
 

05. O melhor filme do seu diretor favorito – Dia dos Mortos (1985), de George Romero. Faz parte de trilogia zumbi que ajudou a popularizar o que o homem começou com A Noite dos Mortos-Vivos. Se em A Noite víamos a situação desesperadora em uma cidadezinha, em Dia dos Mortos vemos que o mundo acabou e que os mortos superaram os vivos numa proporção de 50 para 1. Toda a história se passa numa base subterrânea, onde cientistas e militares tem de aprender a conviver, sem muita esperança de se mudarem para a superfície em definitivo. O que eu mais gosto em filmes de mortos-vivos é ver o que pessoas podem fazer quando estão sob pressão com gente com quem não têm muita afinidade, mas em Dia dos Mortos temos isso e tudo mais que se vê num bom filme de terror: mortes terríveis, destruição, canibalismo, amputações, suicídio, pesadelos, humor negro, teorias malucas, cientista louco, desespero, lutas corporais, execuções sumárias, machismo, Bem contra Mal e muito mais. Destaque para Bub, o morto de estimação do Dr. Frankenstein. O trailer é uma bosta. Assista ao filme original, não o remake de 2008 ou a continuação (Dia dos Mortos: Contágio, de 2005) que é de outro diretor que se aproveitou do George...
 

06. Um filme de vampiro – 30 Dias de Noite. Dentre tantos filmes bons de vampiros que assisti, esse é o escolhido porque vampiros são monstros depravados mortos-vivos sedentos de sangue, não bichas afetadas, não adolescentes virgens de 100 anos que brilham como purpurina, não mutantes, nada disso. Com esse filme, brilhantemente adaptado de um quadrinho homônimo, as lendas originais são resgatadas, quando pessoas amaldiçoadas simplesmente não podiam descansar em paz.


07. Um filme que você gostaria de ter assistido no cinema e não assistiu – REC 2 (2010). Gosto muito de filmes de mortos-vivos, e apesar de acreditar que os melhores filmes são os antigos, este REC foi um marco para mim. Assisti no cinema, mas não consegui ver o segundo REC. A história não é tão boa quanto a do primeiro filme e o enredo muda um pouco, mas é um filme que eu gostaria de ter visto no cinema.


08. Um filme ruim de um diretor bom – Survival of the Dead, de George Romero. Este diretor é referência em filme decente de mortos-vivos, mas Survival ficou esquisito, com mortos cavalgando cavalos (!!!) e outras esquisitices. Há horas em que parece que ele tentou fazer um filme engraçado e há momentos em que você pensa simplesmente “PORRA GEORGE!”.


‎09. Um filme de baixo orçamento que você tenha gostado – Braindead (1992) No Brasil, Fome Animal, esse foi o primeiro filme de Peter Jackson, de O Senhor dos Anéis. Pouca gente sabe, mas muitos diretores e atores começam com filmes de terror ou de baixo orçamento ou os dois! Jonny Deep começou com A Hora do Pesadelo, por exemplo. Gosto desse filme por causa das paradas sem-noção que ele tem, sem deixar de ter tudo o que um bom filme de horror tem de ter, como mortes escrotas, gente escrota, nojeira, profanação e monstros. Destaque para a cena do cortador de grama: NUNCA vi alguém usar isso como arma e escudo antes os depois deste filme!


‎10. Um filme com uma ótima música-tema – Rocky (1976) Essa foi difícil, pois qualquer filme dos anos oitenta e muitos antes deles tinham músicas-tema ótimas: Indiana Jones, 007, Conan, Missão Impossível, Star Wars... sei que a música-tema toca na cabeça de vocês só de ler isso, mas é que Rocky tem um tema grandioso, empolgante, envolvente, você quer vencer quando ouve o tema, você dá socos no ar e nos seus amigos. Essa é a beleza da música-tema: você não pode ficar impassível à ela.

Nenhum comentário: