sexta-feira, 18 de maio de 2012



Dia 01 - Você mesmo

Ricardo Augusto de Aguiar Porto (Cão Babão), nascido em 21/08/1977, cabelos e olhos pretos, em família classe média. Descendente de portugueses, italianos, africanos e índios, é um caboclo universal. Nasceu talvez na geração errada, pois seu avô materno era um advogado rico e influente, enquanto o avô paterno era coronel da polícia militar nos tempos da ditadura. Perdeu o poder ilimitado.

Durante a infância gostava de fazer nada, mas também assistia tv, montava quebra-cabeças e lia muito. Resultado: teve formação de nerd e passou a ser um garoto tímido na escola, aonde fazia tudo menos estudar direito.

Na adolescência não namorou com ninguém. Foi Gótico por um tempo, mas depois descobriu o som superior, o rock. Já foi cabeludo, mas a ameaça da calvície, entre outras coisas, o levou a detonar os seus cabelos. Ainda ama o rock, mas ouve também outros troços, tipo o rap. Foi também na adolescência que descobriu que não era lindo como sua mãe lhe dizia.

Com 17 anos começou a namorar e foi deixando de ser tímido. Começou a jogar RPG há mais de 20 anos e nunca mais parou, apesar de passar às vezes meses sem poder encostar em um dado de mais de seis faces. Foi interpretando um garou, Garra Vermelha, arown, impuro e louco (um lobisomem) que ganhou o apelido de Cão Babão, alcunha do personagem.

Faltando poucos meses para completar 25 anos se tornou pai de Luiz Felipe. Não houve matrimônio, mas tudo bem, porque nosso herói jamais se decidiu por religião alguma, apesar de acreditar em Deus.

Mudou-se do Dom Pedro, casa da mãe, para o São José, depois de muito relutar, aos 27 anos por que teria seu segundo filho, Luan Henrique. Sua qualidade de vida cai dramaticamente e ele perde quatro quilos em pouco tempo.

Enquanto isso tenta desesperadamente concluir a faculdade de engenharia florestal na UTAM, que se tornou UEA, além de tocar a vida, carregando nas costas dois filhos e as angústias próprias de quem é inteligente. “O homem é um animal triste”.

Mas desde maio de 2008, Ricardo Augusto decide que os acontecimentos não podem mais tocar sua existência por ele. Uma série de decisões resolutas por ele mesmo determinadas agora direcionam sua vida. Ganhou peso e está impondo sua vontade.

Em 2009 conheceu Nilsandra Maria e logo resolveram se casar, pois eles se amam e se completam de uma maneira inimaginável até então. No final do Ano, se forma em Engenharia Florestal e no ano seguinte se mudam com Luiz Felipe, Luan Henrique e Maria Márcia, filha de Nill, para o Conjunto Tocantins. Logo descobrem que estão grávidos. Em setembro, no aniversário do seu pai Silvestre Péricles, nasce Mariana Augusta, filha que representa a união das famílias. O pequeno apartamento é um estágio da vida em conjunto em sua casa própria, que virá em breve. Cada dia é uma vitória e a luta diária fortalece os vínculos. A história ainda não acabou, mas já é possível se antever um final feliz.

Em janeiro de 2011 se mudam para uma casa maior no Alvorada, mas ainda é aluguel. No mesmo mês se casa com Nilsandra, sua Bonitona, no papel. Em maio começa a dar aulas de informática pelo CETAM. No mês de junho Ricardo tem de tomar uma difícil decisão: passar a guarda dos meninos para poder trabalhar em tempo integral. Como os meninos estão OK com isso, ele fica OK também.

A estratégia dá certo, pois no mesmo mês começa a trabalhar no ramo imobiliário e é transferido para a ALE AM. Agora vai ter recursos para manter sua família com dignidade e voltar a andar com os bons!

O lance do CETAM é abandonado em função do ramo imobiliário, mas aí ele gasta mais do que recebe. Decide então ficar só na Assembléia Legislativa. No final de maio de 2012, porém, tem a oportunidade de usar seus conhecimentos em Engenharia Florestal e vendas em um novo emprego: vendedor externo da Tecnal. Pede férias e uma licença de três meses do Estado, mas o plano é ingressar de vez na empresa privada. Em breve, A VITÓRIA SERÁ SUA!

Um comentário:

Crimson Ash disse...

Pow, vida vivida essa sua não? xD E agora, com as coisas entrando nos conformes, é apenas questão de tempo pra que o caneco seja seu... Go for it! /o/