quinta-feira, 6 de novembro de 2008


Sabe o que foi que eu aprendi recentemente? Não comente seus problemas com ninguém! A maioria esmagadora das pessoas não fará nada para ajudar e ainda podem ficar tristes juntas com você, se forem suas amigas.

Problemas como falta de dinheiro são contornáveis. Dor de cabeça ou gripe são bobagens passageiras. É tarde e você ainda está trabalhando, mas depois você vai pra casa descansar, não é mesmo?

Ninguém pode nem vai te ajudar com isso porque isso vai se resolver sozinho. Daqui pra amanhã passa. Nada como um dia atrás do outro.

Deixa pra lá!

E quando problema é sério? A mesma coisa! Se você tem uma doença incurável, alguém amado morreu ou coisa assim, ninguém pode fazer nada. Nem você. Não há porque comentar isso com ninguém. Deixa pra lá!

E se o problema é daqueles do tipo “você não entenderia”, esses é que não merecem discussão. Se você não sabe o que fazer da vida, por exemplo, ninguém poderá dizê-lo pra você.

Uma senhora uma vez me disse que a coisa mais fácil do mundo é resolver o problema dos outros. Na hora eu não entendi. Também não entendi depois que ela explicou que é assim porque a gente não está na pele do outro, de maneira que não sabe o real motivo da pessoa não ter ou poder resolver a questão do jeito mais lógico e direto possível.

Mas aí eu fui crescendo e ficando mais esperto. Sábio, não, pois sábios são maliciosos e eu ainda sou novo nisso de malícia.

Depois eu entendi porque eu mesmo vivia contando os meus problemas para todos e havia gente que não podia fazer nada, gente que dizia algo como “é mesmo? que chato!” e gente que nem sequer compreendia o problema.

Daí eu comecei a analisar os problemas eu mesmo, a ter uma atitude mais positiva em relação ao Universo.

Dinheiro sempre aparece, mesmo que não o suficiente. Pense comigo: você não recebeu um montante de grana recentemente, sem esperar? Isso não é possível de acontecer de novo? Não pode acontecer de novo em breve? Claro que sim!

Gripe também, então descanse mais e tome seus remédios logo. Eu não gosto de tomar remédios e por isso ficava doente mais tempo que todo mundo. Se você é do tipo que toma o remédio, mas vai pra balada, bebe e essas coisas, saiba que a gripe só dura duas semanas. Logo passa. Descanse ou vá fazer outra coisa com a sua noite. Como sexo, por exemplo! É muito relaxante à noite e um ótimo despertador pela manhã.

O mais complicado é tentar deixar pra lá os problemas que os outros não entendem, mas essas são os que você deve deixar de lado de verdade. Se ninguém entende ou vê problema nisso, provavelmente é porque não há problema algum, mas se você ainda vê problema nisso e não sabe como resolver, não resolva!

Quando a tristeza tenta chegar a mim, eu penso em alguma coisa que me deixa feliz. Funciona muito bem, mas precisa prática. Músicas melancólicas não irão te ajudar, lembre-se de músicas alegres, se gostas de música. Lembro muito bem, por exemplo, dos amigos que confio e gosto, como o Flávio Mauro ou os meus irmãos, Rafael e Rômulo. Penso também nos amigos mais recentes, como o Franklin Perseu, ou nos amigos e amigas que estou interessado em conhecer melhor, como a Talita.

E digo mais: o tempo de ser feliz é agora! Eu volto pra casa cantando todos os dias. Rio muito quando estou no trabalho por conta dos amigos que encontro. Brinco com meus filhos e com o que mais me deixar contente. Vez em quando me permito um bocado de chocolate ou coisa assim e ainda falta muita coisa para fazer.

E eu vou fazer!

Vou arrumar um emprego melhor para a preocupação com dinheiro acabar no chão. Vou me formar para não ter mais de estudar o que não gosto. Trabalharei com o que eu gosto para não me estressar, e este será o melhor emprego do mundo. Vou chamar os amigos lá pra casa ou pra sair comigo, mesmo que muitos deles jamais apareçam.

Haverá outra oportunidade para qualquer coisa e você não deve se chatear por ter perdido o show ou porque levou bolo de alguém. Antes de se chatear com isso, pense em quantas vezes chegou muito tarde ou teve de dar bolo em alguém que você entenderá que isso pode acontecer com qualquer um.

Quer dar uma volta comigo?

2 comentários:

Eduardo Oliveira disse...

Acho que tem coisas que a gente tem que sofrer sozinho mesmo... mas a vida é tão curta, se for ficar chorando por toda bobagem que aparece... se cuida, mano!

Andreza Maciel disse...

Ricardo faltou meu nome e o da Andreia viu ! E referente a ao texto Discordo pois falar faz parte do ser Humano,e muitas vezes vc me ajudou e quando que vc ficou com problema andreia te ajudou enquanto outros não, então depende muito quem realmente vc diz ser amigo! E claro, que os problemas que temos seve para nos fazer Crescer e são detectores de alguma falha em nós que tem que ser muitas vezes corrigida! e o papo de sofrer sozinho e que mata,a forma mas certa de dizer isso e sofrer com titude e não sofrer olhando só as Circunstancias!Um abraço irmãozinho