quinta-feira, 5 de junho de 2014



O filme que todo nerd deveria ver de hoje é Duna.

Duna é um filme que merece ser visto porque é baseado em um livro de 1965 que é considerado ainda hoje, quase 50 anos depois da publicação, uma das maiores obras de ficção científica de todos os tempos!

Assista o filme na versão de interesse
e depois leia um pouco sobre o assunto se interessar.

Versão original em inglês

Versão dublada em português


O livro Dune, nome original da obra, ganhou os prêmios Nebula Award e Hugo, prêmios de ficção e fantasia, ambos americanos, mas premiam autores de qualquer parte do mundo. O Hugo é considerado a mais alta honraria em matéria de ficção científica.

A historia lá contada é tão interessante que se tornou filme, série de televisão, gerou outros livros (que contam histórias subsequentes e que antecedem os eventos de Duna)... O filme que temos aqui é de 1984.

No livro é mais claro o tempo em que se passa a história; 24600 anos à frente de nosso tempo, onde não só a Terra não é mais habitada como a humanidade se espalhou em muitos planetas pelo universo, o que causou uma especiação.

O filme, com o tempo limitado que tem, é ainda assim muito preciso em mostrar o principal, que é a guerra política e características de cada uma das três famílias nobres que se enfrentam pelo domínio do principal recurdo do Universo: melange – mais conhecido por spice (tempero). Trata-se de uma droga geriátrica que não só vicia como mata quem o abandonar. As vantagens de se usar as drogas são muitas, sendo as principais esticar indefinidamente a vida e possibilitar viagens interestelares.

O que separa Duna dos filmes de ficção é que a humanidade regrediu politicamente para um sistema feudal e não há uso de computadores, sendo que há humanos treinados desde a mais tenra idade para usar suas mentes como computadores. Além disso, armaduras impedem o uso de armas de longa distância, o que “obrigou” os exércitos ao combate corpo a corpo.

Lembrem que a história do livro mostra que Duna tem mais de 24.000 anos de desenvolvimento. Imaginem agora que o kung fu tem menos de 4000 anos e possui mais de 300 estilos diferentes. As formas de combate existentes em Duna são IMPOSSÍVEIS de ser traduzidas em um filme e são deveras simplificadas por lá. A humanidade já desenvolveu disciplinas mentais e físicas que escapam de nossa compreensão e essas disciplinas estão presentes nas guerras. No filme, a história se passa em 10.190 D.C., pouco mais de 8.000 anos à nossa frente.

Há muita filosofia e religião presente, o que também afasta as outras obras de Duna e a tornam algo realmente único. O elemento humano é central na obra, sendo a tecnologia, mesmo num futuro tão distante e com viagens interestelares, totalmente secundário. Daí que toda a história é um grande ensaio do espírito de nossa espécie, que sempre anseia por um salvador que virá para mudar tudo algum dia.

Considero só pelas razões e prêmios aqui expostos imperdível para qualquer nerd, mas vou mostrar outras coisas de nosso interesse: referências em outras mídias.

O personagem principal é Paul Atreides. Lembra do nome do carinha do filme História Sem Fim? Atreyu!

Fanáticos moradores de mundos cobertos de areia? Onde foi mesmo que eu já vi isso? Star Wars!

O personagem principal é um “Escolhido”. Já vi isso em tantas mídias que vou só lembrá-los do Matrix.

Falando em Matrix: muita coisa – mas muita coisa MESMO – da história de Duna é baseada em islamismo, cristianismo e judaísmo, tal e qual no supracitado Matrix.

Enfim, espero que gostem desse filme tanto quanto eu.

Um comentário:

Vinicius A. Amaral disse...

Uma grande história. Pena que o filme dos anos 80 não chega á altura. Os cenários e alguns efeitos especiais foram muito bem feitos, mas a forma como a história é apresentada no filme ficou muito maçante. A série do Sci-Fi ficou mais interessante, embora também não chegue perto do livro.
Talvez fazer um filme ou uma série que se aproxime do valor do livro do Frank Herbert seja meio irrealizável.