quarta-feira, 25 de junho de 2014

  

Indicação de site da semana: Hearthstone.

Este é um jogo de cartas online baseado no World of Warcraft. Eu nunca joguei WoW, mas experimentei este – que é grátis – e adorei. Aliás, quem quiser me desafiar, me adicione como coleguinha de jogo. Mais à frente explico como se faz isso.

Antes de passarmos para a explicação básica do jogo, um trailer:


Este jogo está disponível para Windows, Mac OS X e iPad. Você começa a jogar com a maga e desbloqueia mais oito heróis. Cada um desses nove personagens tem estratégias diferentes com cartas específicas, mas há muitas cartas comuns à todos os heróis, o que pode até mesmo aproximar os baralhos, aqui chamados decks. Conforme o herói sobe de nível, você desbloqueia cartas e abre a possibilidade de criar novos decks para cada um dos heróis. Se quiser, ainda pode entrar no modo criação para ter cartas exclusivas e comprar pacotes de 5 cartas – com chances de ter épicas no meio – a cada 100 moedas que consegue. As moedas são prêmios que você obtém cumprindo metas ou derrotando oponentes.

As cartas são de lacaios, armas ou magias.

Há cinco modos de jogo. Modo Prática é contra o computador, modo Jogar é contra alguém equivalente ao seu nível e poder de cartas que estiver online, modo Jogo Ranqueado é para estabelecer posições num ranking, no modo Arena você constrói um deck só para lutar e no modo Gerente de Coleções você desencanta, organiza e cria cartas.

Desencantar cartas é o mesmo que destruí-las. Algumas cartas não são interessantes ou são muito comuns e você só pode usar duas delas em um deck. Ao destruir uma carta, você ganha um pó que serve para criar cartas. Tudo é muito bem explicado, não se preocupe.


Para desbloquear um herói, você precisa vencê-lo. Tanto faz se isso ocorre contra um oponente online ou contra o computador. Isso lhe dará 100 moedas. Além de táticas e armas específicas, cada herói tem também habilidades chamadas de poder de herói. Cada herói tem 30 pontos de vida e, se estes chegarem a zero o herói EXPLODE com um grito lancinante de agonia visceral!


Maga - Jaina Proudmoore


Especialista em dano direto, tem feitiços com bom custo benefício. Estes feitiços podem ter bom dano ou atrasar o oponente na maioria. Poder do Herói: 1 de dano em alvo à escolha.

Druida - Malfurion Tempesfúria


Poderes da natureza. Tem muitas cartas de feras e ataque e defesa dos lacaios é equilibrado. Há também no deck criaturas fortes com grande defesa. Poder do Herói: 1 de ataque apenas no turno e 1 de armadura acumulativo.

Caçador - Rexxar


Bom no ataque à distância. Deck feito para dar dano desde o início, sem grandes sutilizas de estratégia. Poder do Herói: 2 de dano no herói adversário.

Paladino - Uther, O Arauto da Luz
 


Baralho militarizado com trocentos tipos diferentes de soldados. Permite muitos tipos de estratégia. Poder do Herói: invocar soldado 1/1

Sacerdote - Anduin Wrynn


Outro deck militarizado, mas com foco em cura. Poder do Herói: curar 2 de vida, tanto faz se é no herói quanto no lacaio, mas há uma carta que transforma esse poder em dois de dano.

Ladina - Valeera Sanguinar


Ataques furtivos e continuados. Assassinatos. Dano melhorado por veneno. Poder do Herói: invocar adaga (arma para a ladina) 1/2

Xamã - Thrall


Deck cheio de espíritos e afins, permite muitas táticas, como os baralhos militarizados. Poder do Herói: invocar um de 4 totens aleatórios, o que pode bagunçar a tática.

Bruxo - Gul'dan


Deck focado em magias de fogo e sangue. Permite táticas similares às da maga. Poder do Herói: ao custo de dois pontos de vida do herói, compre uma carta.

Guerreiro - Gul'dan Grito Infernal


Deck porrada! Os lacaios tentem a se enfurecer e aumentar o ataque se receberem dano. Poder do Herói: 2 de armadura.

Os lacaios são as cartas mais comuns e você precisa ter lacaios de todos os custos, do mais barato ao mais caro, para os diferentes momentos do jogo. Os tipos de lacaios são fera, demônio, dragão, murloc, pirata, totem e geral. O ideal é ter lacaios que façam alguma coisa a mais, como conceder bônus aos outros, dar dano ao entrar em jogo, capacidade de investida ou coisa assim. Isso vale mais do que ter simples valores altos de ataque ou defesa.


As habilidades são:



- Provocar, que obriga o lacaio a ser atacado primeiro que todos. É como um cara segurando um escudo na frente dos outros.

- Grito de Guerra, que é algo que a carta faz ao entrar no jogo. Um dos melhores é silêncio, que anula efeitos de outra carta em jogo.

- Investida, que permite ao lacaio atacar imediatamente. Normalmente o lacaio só age na rodada seguinte à invocação.

- Último Suspiro, efeito que só ocorre quando o lacaio morre.

- Escudo Divino, que protege o lacaio do primeiro dano recebido, não importando o valor do dano.

- Enfurecer, em que o lacaio aumenta o ataque quando sofre dano.

- Furtividade impede o lacaio de ser atacado até que faça seu movimento.

- Fúria dos Ventos permite ao lacaio atacar duas vezes no turno.

- Veneno, que permite ao lacaio matar qualquer lacaio que receba dano dele.


Como você pode ver, há muita coisa para se fazer no jogo, o que permite que você não vá enjoar dele “daqui prali”. Muito mais poderia ser dito, por exemplo, sobre a arte interessante, sobre as falas dos heróis e lacaios (clique com o botão direito no seu herói e depois com o esquerdo numa das falas que aparecerá), na jogabilidade boa, na animação, mas precisamos guardar algumas surpresas. Clique em Hearthstone para conhecer e jogar.

Se eu tenho de falar de um defeito do jogo é sua instalação. Ao clicar em Hearthstone, vai instalar um arquivo muito leve, mas que demora DEMAIS para instalar. Isso se deve ao fato da instalação dar o seguinte erro: passam horas e não sai da porcentagem que você viu tempos atrás. O caso é que você reinicia o processo sem medo, pois vai passar muito rápido por onde já foi instalado e seguirá a instalação a partir do ponto do erro... apenas para dar erro mais adiante! No meu caso, levei horas para jogar.  Passei a tarde inteira instalando, mas não podia ficar na frente do computador acompanhando a instalação e acho que alguém que o faça terá melhor resultado. Depois de instalado, o jogo roda sem cair o tempo todo – coisa bem comum em jogos online complexos – e se por acaso cair sua conexão ou a do oponente, o jogo “segura” tudo por algum tempo até a conexão ser restabelecida.

Para me adicionar e poder sair na porrada comigo, você precisa ir na área da Battle.net – o aplicativo do jogo, que estará rodando em conjunto – e clicar na área superior direita. Vai abrir uma nova janela com espaço para inserir o BattleTag (o nickname) ou e-mail, daí você digita CaoBabao. Depois disso, quando eu estiver online, na área do jogo vai aparecer no canto inferior esquerdo ao menos “1”, que sou eu. Clica lá e me convide para um amistoso.






Agradeço ao amigo Wendel que me chamou pro couro tempos atrás e me apresentou ao jogo!

Boa luta!

Nenhum comentário: