quarta-feira, 14 de agosto de 2013


Diz a Wikipédia que “Pareidolia é um fenômeno psicológico que envolve um estímulo vago e aleatório, geralmente uma imagem ou som, sendo percebido como algo distinto e com significado.” Diz lá também que é um tipo de apofenia, que é tirar conclusões baseadas em poucos dados ou dados errôneos, como ver um vulto e pensar que é um ladrão.

A maior parte das vezes que alguém vê algo inexplicável, como Jesus aparecendo no cu de um cachorro (!!!), a explicação é simples pareidolia. Não vou dizer aqui que todos os avistamentos de pé grande ou OVNI são pareidolia como afirmam os céticos, mas a grande maioria é, sim, fruto desse fenômeno.

No caso de sons, pareidolia ocorre quando você toca um disco da Xuxa ao contrário e ouve mensagens satânicas, por exemplo. De fato existe uma forma de esconder mensagens em músicas chamada backmasking, mas a maior parte das vezes é só coisa da sua cabeça.

O que você vê ou ouve depende de associações que seu subconsciente faz, bem como da sua criatividade e faixa etária.

Abaixo alguns exemplos de pareidolia. Como eu sei que essas imagens forçarão sua cabeça a “ver coisas”? É que a humanidade tende a ver rostos em determinadas formas.

Post Scriptum: a árvore te olhando parece coisa do H. P. Lovecraft.

Nenhum comentário: