quinta-feira, 1 de julho de 2010




Fui à Cachoeira do Leão no final de semana seguinte à viagem que eu fiz à Santarém. Acho que aceitei o convite de pronto por sentir falta de ficar de bubuia na água.

A cachoeira fica na zona rural de Manaus. É bem verdade que com a vazante e a depredação progressiva da mata a cachoeira não é mais o que foi um dia: está rasa demais e até mesmo sua queda d’água está do lado errado, mas ainda assim foi bom pra mim e pra quem foi por lá.

Eu fui com a minha Bonitona, Nilsandra, além da Cláudia, que guiava o carro e que conhecia o local. Foi ela quem me falou de como as coisas eram antes por ali. Foi muito bom passar um tempo com a Nill na água, curtindo o banho e relembrando Santarém. Alimentei piabas com um buriti que apareceu boiando, coisa que eu nunca havia feito, e então retornamos à fazenda de uns avós da Cláudia. Almoçamos por lá antes de ir à cachoeira e então daríamos uma parada antes de zarpar.

A conversa foi legal e fiquei de trazer os filhos dia desses para lhes apresentar. Na verdade, planejava levá-los pra lá antes do que todos pensavam, no final de semana seguinte.

Os garotos entrariam de férias e nós ficaríamos com eles neste final de semana, para então enviá-los para a casa da mãe, passar as férias por lá. Eu queria me despedir deles fazendo algo diferente.

No final de semana seguinte ganhei uma grana da Mamma e do Irmão Rafael para levá-los para ver Toy Story 3. Não o 3D, que é caro. Falei que eles iriam ao Parque dos Bilhares e depois quando disse que iriam ao cinema, surpresa: descobri que eles preferiam mil vezes ir ao parque do que ao cinema. Fiz as duas coisas, levando-os ao parque para então, de pipoca em punho, ir assistir ao Toy Story 3.

Gostei muito do filme, bem como os meninos, e descobri que quando não tiver nada de bom para fazer ou dinheiro para gastar com eles, mas tiver tempo livre, posso sempre levá-los ao Bilhares para gastarem energia nos balanços, escorregadores e passeios. Pensei também em mandar arrumar as bicicletas assim que possível para que possamos passear no parque.

No dia seguinte acordamos cedo e depois de um bom café da manhã nos mandamos para a Cachoeira do Leão. Levávamos nossa comida, porque do contrário o barato sairia caro, uma vez que as barracas simplicíssimas do local cobram caro só para se sentar nelas.

A brincadeira foi muito divertida. Maria Márcia mostrou aptidão para a natação, Luan Henrique se soltou legal no lugar e mesmo o Luiz Felipe que é mais relutante/medroso, depois de algum tempo, brincou sem grandes preocupações. Vimos caranguejos, exploramos o local, fizemos um piquenique, conversamos um bocado sobre as paisagens e o buritizal, alimentei os peixes junto com as crianças com um buriti especialmente colhido para isso e então nos mandamos. Passamos pela fazenda dos avós da Cláudia para conversar mais uma vez e mostramos alguns bichos para ela, tais como porcos, galinhas e papagaios. No caminho de volta, todos queríamos dormir, mas só as crianças conseguiram de fato.

Depois de um lanche em casa deixei os garotos no São José e retornei para casa, grato pelo ponto facultativo na segunda-feira.

Não estou de férias do trabalho, mas está tudo mais calmo lá por casa e a Vila Olímpica está em recesso. Voltei a ler e a escrever com mais freqüência, posso cuidar melhor de mim e da minha Bonitona. Arrumaremos o quarto para acomodar o berço que vem por aí e desancaremos mais. Sobrando um tempo, visitaremos os amigos também. Logo, logo a Maria Márcia será enviada para a casa de parentes e tudo isso vai começar. Vai ser como estar de férias.

E sexta-feira temos jogo do Brasil!

Um comentário:

Plenno disse...

Cara,
não é mais o que foi um dia mesmo
em 2006 estive lá e não tava tão raso assim...
Quase não reconheci...
incrivel como apenas 4 anos transformou tudo...
:o