quinta-feira, 29 de julho de 2010




Hoje chegou um condicionador de ar lá em casa. Não tive raciocínio rápido e deixei o carregador largar o bagulho no chão da sala e ir embora. Graças à Deus, sou bem mais forte do que aparento e consegui colocar o aparelho sozinho, ainda que com a direção da Nill, que me ajudou explicando com as coisas iam ficando: eu não podia ver direito, devido ao tamanho do negócio.

Colocar o lance no lugar foi até fácil, pois depois eu teria de instalar uma caixa com a nova tomada, que agora ela são diferentes. Os problemas eram os seguintes:

1º Não existe apenas o miolo da caixa para trocar. Tive de comprar tudo novo.

2º Até aí tudo bem, mas a caixa com interruptor e tomada para condicionador de ar estava emparedada. Eu teria de trocar o espelho todo.

3º Tudo bem, se uma caixa servisse na outra. Não serviam, pois o espelho das novas é menos que o das antigas. Além disso, as antigas eram ligadas à parece por dois parafusos e a nova é por quatro.

4º Todas as minhas ferramentas estão na casa do Irmão Rômulo. Eu teria de operar milagres com facas de churrasco, garfos, pregos quentes, tesouras.

Graças à Deus, meu pai sempre foi bom em serviços manuais e me usava de assistente. Aprendi pelo exemplo, mas fiz tudo muito devagar. Era a minha primeira vez naquele trabalho. O mais legal foi descobrir que mesmo com toda a eletricidade da casa desligada eu continuaria levando choques toda vez que eu me distraísse. Não sou uma pessoa especialmente encafifada com isso de choque, mas não é divertido, como vocês podem imaginar, mexer com eletricidade pela primeira vez e ter todo esse problema.

Para se ter uma idéia, eu tive de abrir buracos novos no espelho da caixa. Antes que você me pergunte o que é o espelho da caixa, eu te digo: é a parte da frente, a que deixa o interruptor e a tomada bonitinhos. Só que abri furos com pregos e parafusos quentes, coisa que aprendi com o meu pai, mas já que a tampa não era do tamanho certo não ficou bonito como deveria. Parte da parede sem pintura aparece e há até um furo que eu abri e que não serve para nada. Junte-se a isso o fato de que ainda tinha mais o que fazer na casa, como buscar garrafões de água (que nem as crianças ou a mulher grávida podiam fazer) e você verá facilmente que levei a manhã e mais uma parte da tarde nisso.

O lado bom é que eu aprendi na prática um monte de coisas e não errarei mais. E agora tenho uma tolerância maior e um medo menos a choques. Precisou de um amigo para instalar uma parada elétrica, me chame, mas separe umas quatro horas para eu fazer isso e mais um bom almoço para quando eu terminar.

Um comentário:

R Porto disse...

Mano

1º Devolverei as ferramentas o mais rápido possível.
Essas paradas das ferramentas ficam entra a gente. Nai detesta ficar com as coisas dos outros por muito tempo, se souber que atrapalhou então...

2º Tentei instalar um microondas (mas não é só ligar na tomada? Não, hoje em dia não é!)lá no apê e parei por reclamações da mulher. Passa lá um sábados desses para me ajudar. Te devolvo as ferramentas e ainda te dou um almoço bacana.