sexta-feira, 16 de julho de 2010




Marvel Zombies era um apelido dado aos fãs da Marvel que engoliam qualquer trama que esta fizesse, boa ou não. Esta editora de quadrinhos, que era famosa por criar personagens marcantes e inesquecíveis tais como Homem-Aranha, Hulk, X-Man, Capitão América, Homem de Ferro, Demolidor e Quarteto Fantástico, também era famosa por fazer roteiros inferiores à sua rival, a DC Comics, que era dona de outros personagens impressionantes, tais como Batman, Super-Homem, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde e Flash.

Pior que isso, a DC resolveu há tempos criar uma linha de quadrinhos apenas para o público adulto, e não estou falando de revistas pornô: o selo Vertigem tem personagens que lidam com temas que saem positivamente do que se destina a adolescentes.

Talvez tarde demais, a Marvel criou uma linha só para os adultos, com histórias mais consistentes dentro de um universo em que há menos heróis. Lá no Universo Ultimate, ou Marvel Ultimate, o Hulk mata quando fica nervoso e o Wolverine é MESMO um mau-elemento. A série de filmes que fazem hoje sobre o Homem de Ferro é baseado no herói desse universo.

Pois bem: numa das histórias do Quarteto Fantástico Ultimate, Reed Richards encontra um Universo Marvel Zumbi – ou Zumbiverso – para onde é atraído e quase devorado. Fizeram uma história em três partes sobre isso. Fizeram uma brincadeira com o nome Marvel Zombies. Os Marvel Zombies gostaram.

O lance é que o Zumbiverso que era só um coadjuvante passou a ser uma ótima idéia. Lançaram mais uma história, Marvel Zombies, aonde mostravam logo no início um grande anti-herói ser comido por vários dos mais carismáticos Heróis Marvel. Mas por que parar por aí? Lançaram Marvel Zombies II, onde descobrimos o que os Zumbis Marvel fizeram quando acabou a comida fácil. Mas o público queria mais, então lançaram mais continuações, especiais aonde mostraram a praga se espalhando por outros universos e fases diferentes da mesma história. Nós vimos como tudo começou em um desses especiais. Nós vimos um certo Ash tentando achar o Necronomicon para resolver tudo.

Os Zumbis Marvel são diferentes dos que estamos acostumados no cinema:

1º São super-poderosos – Eles mantêm a maior parte dos poderes que tinham em vida. Os poderes perdidos têm a ver com a sua condição de desmortos. Além disso, têm outros dons que são relativos aos zumbis.

2º Eles não são zumbis o tempo todo – Zumbi é quem não pensa direito e é um apelido de morto-vivo. Alguns mortos-vivos, como os vampiros, não são zumbis e alguns zumbis não são mortos-vivos. Os Zumbis Marvel só são zumbis quando estão com fome, sendo que depois de se alimentarem raciocinam normalmente e até se martirizam pelo mal que fazem em alguns casos.

3º A personalidade dos personagens é muito interessante – Ao contrário de qualquer morto-vivo, os Zumbis Marvel têm personalidade marcante, derivada da que tinham em vida. De fato, é a mesma coisa, mas como se eles estivessem sob um estresse incrível. Alguns, como o Coronel América (Capitão América desse mundo), assumem uma postura de guerra, outros, como Dr. Phym, são cientificistas.

4º Ao longo da revista, o Mal vai se aprimorando e os personagens se adaptando – A doença que os transforma em Zumbis Marvel evolui se adaptando ao personagem e vice-versa. O Hulk só aparece quando o Banner está com fome, o Thor não pode mais erguer o Mjolnir, o Homem-Aranha não pára mais para fazer teias e por aí vai.

5º Credo da Fome – Os Zumbis Marvel têm uma tendência a dar apenas uma mordida em outros supers para transformá-los em aliados, formando grupos mais ou menos coesos de Zumbis Marvel. Esses grupos comem completamente apenas humanos ou supers que poderiam se tornar inimigos poderosos. A princípio, parecia apenas um lance instintivo, uma vez que um zumbi só não faz verão, mas com o tempo eles próprios começam a citar o Credo da Fome.

6º Eles podem ser curados da fome – A carne é um vício e apesar de poderem se livrar dele jamais deixarão de ser Zumbis Marvel.

7º Humor negro – Como muita coisa do gênero horror, há elementos de comédia em quase todas as revistas.

8º Outros universos – A saga se iniciou com os Zumbis Marvel tentando chegar a outro universo para continuarem comendo. Quase todas as revistas irão mostrar universos paralelos ou outros mundos sendo devastados pela praga. Fica a pergunta: algum dia os Zumbis Marvel irão chegar ao Universo Marvel que conhecemos? De início já estiveram no Marvel Ultimate...

9º Universo alternativo – Como se trata de um universo criado para ser comido por Zumbis Marvel, tudo pode ser destruído com requintes de crueldade sem problema algum. Daí nós vemos grandes atrocidades que não existiam antes de Marvel Ultimate e Zumbis Marvel. Também a história do mundo é diferente. O contexto histórico é de antes da primeira visita do Galactus à Terra.

10º Aspecto vil – Logo que se transformam em Zumbis Marvel, os heróis perdem os lábios devido ao frenesi de alimentação. O apodrecimento é incrivelmente rápido, uma vez que seus corpos estão mortos, mas fazem ainda grandes proezas. Eles não se preocupam muito com o aspecto próprio, não sentem dor e quase não ligam de ter membros amputados. Eles digerem a comida de alguma maneira, e rápido. Com tudo isso, temos Zumbis Marvel com caras de mortos de fome, de dentes à mostra, com rombos nos corpos causados por lutas épicas, rotos, queimados e apodrecidos de todas as maneiras.

O fato é que quando isso finalmente foi lançado no Brasil, surpresa: pularam boa parte da saga. Decepcionante, não? E não foi para acompanhar o que está sendo lançado lá nos EUA.

No entanto, existem versões das história traduzidas na Internet, feitas de fã para fã, chamados scans. Existem também scans em inglês, esperando alguém traduzir. Nas próximas semanas, vou escrever sobre isso no Sucupiras, linkando os tais scans. Faz um tempo que eu estou tentando escrever sobre a revista que eu gostava e que li nesses formatos possíveis pela Internet, daí apareceu no Brasil e eu comprei. Levou três meses para vir o próximo número, mas aí haviam pulado lá pra 4ª temporada... Isso é todo o incentivo de que eu precisava, mas tinha outros projetos em andamento e não pôde ser antes. Porei os links das revistas com a sequência correta, conforme formos escrevendo sobre elas.

Veja bem: se você é como eu e não quer que te contem as surpresas, então é só pular o que eu falo sobre as revistas e baixá-las direto.

É semana que vem, pessoal!

Nenhum comentário: