quarta-feira, 30 de junho de 2010




Mais lista de estilo de Rock. Desta vez, temos só Metal! Mais homenagem os amigo Yuri


New Wave of British Heavy Metal – Também conhecido por N.W.O.B.H.M., esse estilo não se prendia só à Inglaterra. O nome deve ter vindo do jeito de fazer Metal na velha Grã-Bretanha. O estilo tampouco é novo, pois é do final da década de 70, mas é um lance atual, que não morre. Basta você pensar que a banda de Heavy Metal mais influente da atualidade é o Iron Maiden, que é um dos precursores do N.W.O.B.H.M., que veio para dar novo fôlego ao Heavy Metal, que perdia força devido à ascensão do Punk Rock na Inglaterra, adicionando o Blues que já existia no Metal com mais velocidade. Hoje, a maior parte do que chamam de Metal Puro vêm de bandas de N.W.O.B.H.M. Como exemplo disso que foi um resgate de um estilo ótimo, ponho aqui o Iron Maiden com Wasted Years.

Thrash Metal – Enquanto o N.W.O.B.H.M. crescia para combater o Punk Rock, muitos resolveram unir o N.W.O.B.H.M. com o Punk Rock. Assim surgiu o Thrash Metal, que é ainda mais rápido que o N.W.O.B.H.M. e tem menos preciosismo na guitarra, uma característica do Punk. No Brasil, os pioneiros são os caras do Dorsal Atlântica, mas o Sepultura foi o grupo mais famoso, apesar de que não são Thrash há muito tempo. É deles a Beneath The Remains.

Death Metal – Lembram que eu disse que o N.W.O.B.H.M. era mais agressivo que o Heavy Metal, daí criaram o Thrash, que era mais pesado que o N.W.O.B.H.M.? O Death Metal é mais malvado! Além de ser mais pesado, fala sobre morte, destruição, fragilidade da vida e outras coisas nefastas! Sem ser chorão como os góticos ou os emos! É neste estilo que criaram a bateria estilo metralhadora e estilo bate-estaca. Saiu daqui o vocal gutural. Exemplo decente desse estilo é o Slayer, que fez a Raining Blood.

Industrial Metal – Estilo que fundiu o Thrash Metal com música industrial. Como cada lugar do mundo tem seu jeito de fazer música industrial, cada lugar tem seu Industrial Metal. Talvez a banda mais famosa seja a Rammstein, que fez a inesquecível Du Riesch So Gut

Nu Metal – De propósito, deixei este estilo por último, já que ele se parece mais com uma mistura de vários estilos de metal mostrados aqui: grunge, metal alternativo, funk, hip hop, punk, metal industrial e outros subgêneros de Heavy Metal compõe este gênero que nasceu nos anos noventa. Talvez os precursores sejam os criadores do funk metal californiano, mas o fato é que o estilo varia muito de banda a banda. Por isso mesmo, vou pôr aui não um, mas dois exemplos: Rage Against The Machine com Killing in the Name e Slipknot com Before I Forget

Nenhum comentário: