quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013



Ia me esquecendo de indicar sites de imagens por aqui. Dia desses eu indiquei o 4chan, que é mais que um site de imagens e daí eu concluí que indicar sites que contém imagens é legal, mas indicar sites com mais do que isso é melhor ainda.

É por isso que indico hoje o Newgrounds.

Com o slogan “Everything, By Everyone” (Tudo, Por Todo Mundo), o site se propõe a fazer justamente isso: exibir arte, em forme de imagens, GIFs, música, animações, jogos e outros de quem quiser divulgar isso por lá. O site é gigante e nunca para de crescer. É uma ótima ferramenta grátis de divulgação, sendo que você pode descrever seu trabalho (por exemplo, um jogo em formato flash) e os visitantes irão falar e dar notas para o seu trabalho, o que pode te levar a aperfeiçoar-se ou a conhecer melhor o que o povo quer. Há também um fórum por lá.

O caso é que o Newgrounds pode agradar à todos, pois lá se encontra de todo, como no 4chan. É considerado uma mídia social por esta razão. Ano passado, tentaram até mesmo criar uma seção tipo kickstarter, um angariador de fundos para suportar projetos, mas não deu certo. O dinheiro seria para criar um jogo (acho) chamado The Forsaken City.

A página inicial mostra indicações de filmes, jogos, MMORPG, arte e outros escolhidos pelos administradores do site. É talvez o mais hipster dos sites, sendo participador ativo de lances como o SOPA Protest. O site cresceu tanto que desde 2010 já colapsou ao menos uma vez por ano, sendo que uma das vezes isso aconteceu por causa de um ataque hacker.

Quando um autor publica algum jogo em flash por lá, vai classificando seu trabalho em uma das seguintes categorias, se não for “pra crianças”: Profanity (profano), Nudity (nudez), Violence (violência), Audio, Text (texto) e Adult themes (temas adultos, quando a classificação não é facilmente definível). O trabalho, no caso de jogos, pode então ser classificado como segue:
 
E (Everyone / “livre”) – Censura 10 anos!

T (Teens / “adolescentes”) – Censura 13 anos. Troços com som, texto e violência moderada.

M (Mature / “maduro”) – Censura 17 anos. Áudio e texto explícitos, violência sem limites. Drogas, nudez, sexo moderados.

A (Adult / “adulto”) – Censura 18 anos, if you know what I mean.

Claro que a classificação e a censura são guias. Não há sistema no site para impedir qualquer moleque de jogar o que for. Quem deve censurar os filhos ou não são os pais, como sempre. Meu filho Luiz Felipe, por exemplo, tem 10 anos e é fã do Pico, que tem censura 17 anos.

Quando um jogo ou filme em flash é muito visitado por lá, ele pode ganhar de prêmio o reconhecimento do site e ganhar uma classificação como “Jogo do Dia” ou “Jogo da Semana” e ficar um tempo no página principal do Newgrounds por algum tempo, o que vai aumentar ainda mais a popularidade do jogo.

Há também espaço para competição entre autores no site. Além disso, o Newgrounds participa de muitos eventos – como a Comic Con – dando chance aos autores de se encontrarem.

Há muita arte lá, mas vou colocar algo por aqui ;)

Isso é um wallpaper com vários ícones do site. Clique na imagem para ampliar e pegar maior. Como é difícil escolher uma dos milhões de imagens que deve haver por lá, escolhi algo mais simples e ilustrativo.


Esse é Zombie Trailer Park, meu jogo favorito no site. Só consegui zerar uma vez, então nem vou começar a dar dicar aqui. Você luta com caipiras que tentam resistir ao avanço dos mortos-vivos da cidade. Destrua a base dos fedorentos antes que eles destruam seu trailer, diacho!


Esse aí é o Pico's School, o jogo favorito do meu filhão Luiz Felipe. Não deixe os gráficos bobinhos te enganarem, o troço é ultraviolento, tem linguagem ofensiva, humor negro por todos os lados e é difícil de zerar (tanto que tem vida infinita!), com uma só longa fase e você só conclui o jogo se encontrar todos os segredos. Existem muitos outros jogos com o Pico e com alguns de seus coleguinhas. Usualmente a trilha sonora é metal pesado.


Bon Appetit é um dos vídeos em destaque esta semana. Aproveitem!

Nenhum comentário: