segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013




Hoje eu gostaria de discutir porque os nerds parecem nerds? Porque são fisicamente fracassados, colecionam problemas físicos e psicológicos?

O lance do físico é fácil de explicar: preferimos atividades intelectuais, videogames, livros, cinema... sobra pouco tempo. Claro que você pode dizer que todo mundo gosta dessas coisas e que a maioria das pessoas não gosta muito de se exercitar, mas o caso é que as pessoas se obrigam a fazer algo no tempo livre ao passo que as atividades que os nerds desenvolvem levam tempo para serem realizadas, sendo complexas de alguma maneira.

Ao término de um filme, por exemplo, você vai fazer outra coisa. Dependendo do tipo do nerd, vai-se discutir o filme com amigos na internet, comprar coisas relacionadas ao filme, escrever uma história baseada na coisa, desenvolver uma aventura de RPG, programar um videogame baseado no filme, assistir o mesmo filme várias vezes procurando erros ou coisas que são feitas para que os nerds encontrem e falem pros outros assitirem, assitir outros filmes do mesmo diretor ou do mesmo tema...

E isso que não estamos falando de outras coisas que nerds fazem também e que tomam todo o resto do tempo. Além de gastar tempo fazendo o que você faz de forma diferente o nerd ainda faz coisas que você não faz, como jogar RPG, ou dez horas de videogame, ou cosplay, ou pintar miniaturas...

Essa mesma forma nerd de fazer as coisas não deixa tempo para fazer coisas que o tornariam popular, tais como se bronzear, conversa “leve”, aprender a dirigir cedo e outros. Isso faz com que comecem a namorar mais tarde também, o que vai contribuir para o isolamento.

E quanto às doenças? Porque é tão comum nerds com problemas de visão, intolerância à lactose, problemas de pele, cabelo ruim, palidez extrema, asma, muita acne e outras porcarias assim?

Simples: nerds chamam atenção e você vê mais isso neles. Isso pode acontecer com qualquer um, mas nos nerds aparecem mais porque aparecemos mais. Tanto faz se o nerd é popular ou não, as pessoas sabem que ele é porque ele sobressai na multidão. Outra coisa é que o nerd não se importa muito em falar de suas condições médicas, até porque tendemos a cuidar mais delas. 

Daí se óculos maiores ampliam a visão periférica serão preferidos a óculos menores e “charmosos”. Daí que se o cabelo é “difícil” vamos tacar um monte de gel ou arrumar um penteado simples mas não passar horas rearrumando ou tratando para ele mudar. Daí que se o cara não pode comer camarão não vai comer camarão e vai dizer pra todo mundo não dar camarão nem de brincadeira pra ele em vez de comer camarão e em seguida tomar um antihistaminico.

Desordens mentais tais como transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva ou a síndrome de Asperger são também ligadas aos nerds, mas tal como usar óculos isso não é algo comum dos nerds, mas simplesmemnte comum à humanidade.

Se pensar bem, vais lembrar de alguém que não é nerd, mas tem problemas de visão, caspa, alergias, asma ou que gosta de coisas de nerd sem ser nerd. Vou dar um exemplo: Vin Diesel é mais conhecido por ser um ator fortão, mas poucos sabem que ele joga Dungeos&Dragons (um RPG) há mais de 20 anos, escreveu na edição de aniversário de 30 anos da revista Dragon Magazine (sobre RPG) e até mesmo utilizou uma tatuagem fake com o nome do seu personagem de RPG – Melkor – no abdômem no filme Triplo X. Nem por isso é nerd.

“Por hoje é só, p-p-pessoal!”

Nenhum comentário: