segunda-feira, 3 de dezembro de 2012





Voltamos hoje a falar do meu amigo, o Comunismo.

Com o passar do tempo apareceram muitos estilos loucos de Comunismo. O mais alienígena deles talvez seja o Comunismo Cristão.

Antes de começar a cortar o cristianismo ou de defender o Comunismo quero esclarecer alguns pontos:


1º Sou deísta, portanto, não sou ateu ou contra Deus.

2º Eu sou comunista e o Comunismo, à princípio, é para ateus.

3º Logo, nem todo comunista é ateu, nem todo ateu é comunista.


Vamos lá!

Comunismo cristão é Comunismo baseado no cristianismo. Não existe apenas esse tipo de comunismo religioso, mas como o cristianismo é amplamente difundido e eu conheço melhor essa religião...

Entende-se que através dos ensinamentos de Jesus Cristo o certo é ser comunista. Os caras que inventaram isso dizem que já na Bíblia poderíamos identificar sociedades comunistas, como a que os apóstolos criaram após a morte do Filho do Homem, daí afirmam que eles (apóstolos) fizeram isso porque Jesus mandou.

O interessante é que esses comunistas podem ser mais próximos da religião do que do Comunismo. São contra os marxistas porque estes sustentam o ateísmo, mas ao mesmo tempo são a favor dos marxistas quando a assunto é a exploração do capitalismo e substituição do mesmo pelo socialismo (seguido do Comunismo).

A Igreja Católica, ainda que não seja o único tipo de cristianismo que existe, é o mais antigo, difundido e organizado. Esta sempre condenou o Comunismo. Ao longo dos anos foi baixando decretos contra o Comunismo, sendo que o mais sério deles diz que o cara, se for comunista, está automaticamente excomungado, que é um fim terrível para um católico.

Ainda assim havia muita gente dentro da Igreja como o Teólogo e Bispo Católico brasileiro Dom Hélder Câmara, que disse certa vez “Se eu dou comida aos pobres, eles me chamam de santo. Se eu pergunto por que os pobres não têm comida, eles me chamam de comunista”. E por “eles” o homem queria dizer a Igreja e o pessoal do regime militar do Brasil. O homem foi um dos maiores guerreiros pelos direitos humanos durante a ditadura.

O Bispo mostra que não é sequer necessário ser comunista para fazer algo baseado em Comunismo. Ele mesmo poderia não se achar comunista, mas representantes de Deus e do Mundo diziam que era assim...

Pensamentos como “Deus não lhe dá mais do que você pode carregar” proferido por Jesus fundamentavam o Cristianismo e o Comunismo Cristão, que aplicava esse tipo de pensamento (certamente voltado mais para as vicissitudes da vida que para acumulação de bens) para o que deveria ser feito no nosso mundo: ter apenas o necessário, sem exageros. A natureza é assim. Se você come demais, engorda, se multiplica demais, falta comida. Esse equilíbrio natural é fruto do trabalho de Deus e o cristão comunista entende que isso deveria se aplicar a tudo.

Valeu, gente! Na próxima acho que vou falar de mais-valia, a base para entender o trabalho de Karl Marx.

Nenhum comentário: