quinta-feira, 12 de janeiro de 2012


Uhull! Mais três dicas para se fazer uma boa sessão de jogo de mortos-vivos. Claro que você pode adaptar as idéias aqui em outros tipos de jogos de horror.

1) Torne Pessoal

Se a aventura tiver um algo a mais como uma motivação pessoal envolvida, a história vai ser uma perseguição de uma meta mais interessante que a simples sobrevivência em um mundo que já era. Em Zombieland, Tallahassee se divertia destruindo mortos-vivos porque eles mataram seu único filho, tornando tudo uma eterna busca de vingança. Em todas as continuações de Garotos Perdidos Frog persegue e mata vampiros porque esses transformaram seu irmão em Vampiro.

Como vê, ganhar dinheiro com o negócio de matar zumbis até que é um extra, mas não é motivação melhor que tornar pessoal. Vingança é algo que move montanhas.

2) Agente somos inútil

A maior parte das pessoas irão morrer quando o Dia Z chegar simplesmente porque não estão em forma, não sabem lutar, não podem correr, não têm uma boa arma em casa e por aí vai. Simplesmente não conseguirão seguir em frente, muitos simplesmente desistindo logo de cara. Mesmo assim, muitos seres humanos normais irão sobreviver por sorte, por estarem no lugar certo, na hora certa ou simplesmente porque algum grupo de sobreviventes bem preparados resolveu adotá-lo.
No caso do AFMBE (All Flesh Must Be Eaten) existem basicamente três tipos de personagens: normal, inspirado e sobrevivente. O normal é você!

Quero dizer, por mais que você não esteja gordo demais, não tem também qualquer treinamento especial. Você provavelmente não sabe usar um GPS portátil profissional, nunca atirou com uma arma, não está em excelente forma, não tem contatos no submundo, na polícia, no exército ou no Governo.

A maior parte das campanhas em AFMBE vai contar com personagens assim, que por mais que saibam fazer uma maravilhosa macarronada ou sejam advogados brilhantes, não têm como usar essas habilidades diretamente contra os mortos que andam.

O desafio aqui fica em tentar fazer o melhor com as poucas habilidades que interessam e no caso de aparecer uma oportunidade usar aquelas coisas que sabe bem como fazer. Depois de encontrado um bom refúgio, cozinheiros que sabem aproveitar qualquer coisa para o almoço serão muito importantes, assim como bons gerentes darão bons líderes.

Nesse tipo de jogo, depois de definido o perfil do personagem e gastos os pontos para fazer aquele arquiteto ficar com “cara” de arquiteto, mostre ao grupo como são inúteis esses conhecimentos... e em algum momento mostre que há novas maneiras de usar conhecimentos “de antes”, como se fosse Deus mostrando que não foi tudo em vão.

3) Humanos malditos!

Os humanos são muito piores que os zumbis. Sempre foram! Qualquer fã de filmes de mortos-vivos que já assistiu mais de meia dúzia de películas já percebeu isso.

Quer provas? Lá vai!

Em REC a maior parte das pessoas teria sobrevivido se não estivessem trancados no prédio pelas autoridades sanitárias. Em Terra dos Mortos a cidade é controlada com mão de ferro por um homem cruel que decide sobre a vida e a morte de cada um dos seus habitantes, que têm de aceitar ou ir viver lá fora com os zumbis. Em Resident Evil o mundo vai pro saco porque a Umbrella Corporation decide reabrir a Colméia, depois de a Alice ter resolvido a parada, para saber WTF? Em Dia dos Mortos os militares sob pressão acabam com um grupo de cientistas que trabalhava dia e noite para descobrir o que estava acontecendo, como parar a coisa e domesticar os mortos restantes, além de estragarem o único abrigo conhecido. Em A Noite dos Mortos-Vivos o grupo de sobreviventes quase todo morre por causa de um único integrante desgraçado. Nos quadrinhos de The Walking Dead vemos isso o tempo todo, mas o pior evento foi quando o grupo do Governador destrói a prisão e todos os moradores de lá.

Como vê, ao mesmo tempo que os zumbis são insuperáveis na maior parte das histórias por seu número avassalador, os humanos são uma ameaça sempre presente, ainda que contornável. Que tal fazer uma surpresa ao seu grupo de jogo realizando um ataque surpresa por parte de um grupo de sobreviventes rival? Que tal colocar um integrante sabotador ou psicopata entre eles?

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