sexta-feira, 6 de janeiro de 2012


Normalmente eu não escrevo um roteiro do que eu estou planejando mestrar. Isso é um erro.


Apesar do RPG ser algo em que se faz basicamente o que se quer, sem um roteiro você pode fazer com que a aventura seja algo menos do que poderia ser. Isso pode acontecer porque você simplesmente se perdeu ou ficou sem idéias, ou ainda fez com que a história corresse rápido demais, daí acaba cedo demais, com os jogadores pedindo mais.

Vou fazer o roteiro de cada sessão de jogo que mestrarei daqui por diante, se possível, postando por aqui algum tempo depois. Se você é mestre de RPG aproveite para usar as idéias aqui descritas, adaptando para o RPG de sua preferência, se não tiver as regras do UNISYSTEM, o sistema do jogo All Flesh Must Be Eaten. Se você não é RPGista, pode aproveitar para entender como funciona um jogo e ler isso como se fosse um conto de terror.

SOMEWHERE OVER THE RAINBOW

Esta é Rainbow – Arco-Íris, em inglês – uma pequena e pacata cidade no interior dos Estados Unidos da América. O estado exatamente não é importante, o importante é que fica no Sul, área mais quente do país, com grandes e pequenos rios cortando propriedades com rebanhos e/ou plantações.

Rainbow foi fundada por hippies durante a Guerra do Vietnã, mas com o passar do tempo os fundadores foram deixando de lado o desleixo ao perceberem que a Mãe Terra precisava de muito trabalho para lhes dar seu sustento. A exemplo de Steve Jobs, alguns desses hippies se tornaram homens de negócios. Logo a pequena comunidade se tornou uma pequena cidade, que crescia mais e mais para acomodar os crescentes rebanhos e plantações, além de se diversificar com os novos moradores que se instalaram lá ao longo dos anos. A cidade ainda tem apenas um bar e uma igreja, mas depois de elegerem seu primeiro Prefeito sabiam que não eram mais tão pequenos assim...

Ainda é possível encontrar gente com nomes hippies, mas essa é uma tradição já em desuso em Rainbow. Os negros, índios e mestiços que haviam por lá há muito se foram, graças à “hospitalidade” dispensada à “esse tipo de gente” comum no Sul do EUA.

A cidade é pequena o suficiente para todos saberem os nomes de quase todos, e jovem demais para que os mais velhos não saibam de quase toda a história recente de todas as famílias locais. Sendo vários deles ex-hippies, não se fala dos loucos anos 60, quando a hoje vovó fez sexo livre com vários dos hoje vovôs. Os moradores não se comportam como ex-hippies ou como caipiras, mas como gente de uma cidade pequena, o que equivale a dizer que têm um ritmo de vida mais lento, com os pais almoçando em casa com os filhos e só depois retornando ao trabalho

Tudo mudará rapidamente com a queda de um avião transportando uma carga ultra-secreta do Governo.

Os personagens interpretados pelos jogadores serão o Xerife John Mac Arthur, seu ajudante Bartolomeu Smith (ele prefere Bart), a esposa do Xerife, Bernadeth Mac Arthur, a jovem Blossom Heart e seu namorado Kenneth Wilson (apenas Kenny, por favor). Se por acaso aparecerem mais de cinco jogadores, podem-se inserir um médico local ou mais duas pessoas buscando a ajuda do Xerife. Oito jogadores já será demais para o nível de desafio do jogo.

O Xerife John Mac Arthur é um cara ativo, mas habituado demais com a paz da cidade. Coisas e pessoas que tiram as pessoas do sério ou abalam a paz em Rainbow o deixam exasperado. Quem o interpretar deve ter em mente alguém que faz o serviço diariamente, sem dia de folga, mas que tem uma rotina e que não gosta nada de sair dela. Ele não ficará com ódio ou coisa assim, nunca teve de esmurrar um vagabundo, mas vai ficar visivelmente perturbado com qualquer perturbação. Tem uma visão muito clara do seu papel na cidade e não deixa que isso lhe suba à cabeça. Ele entende que é um funcionário público de uma cidade pequena, nada mais. Ele nunca teve sequer de ameaçar alguém com sua arma, nem mesmo os brigões habituais. Tem 35 anos.

Estatísticas do Xerife: Força 2, Constituição 2, Destreza 2, Inteligência 3, Percepção 3, Força de Vontade 2, Pontos de Vida 26, Pontos de Fadiga 23, Velocidade 8, Essência 14. Tem ainda Nervos de Aço (3) e resistência à doenças (1). Suas habilidades são Burocracia 2, Briga 1, Rifle 2, Direção (carro) 2, Mecânica 1, Pistola 2, Justiça Criminal 2, Interrogatório 4, Pesquisa/Investigação 4, Biologia 2, Criminologia 4, Física 1. Tem ainda equipamento de investigação de cena de crime, pistola 9 mm com dois pentes extras, algemas, faca de bolso, carro de polícia com radio.

Bartolomeu Smith – o Bart – é um homem agradecido pelo seu emprego e fará tudo para mantê-lo. Tem um forte senso de gratidão para com o Xerife, que lhe arrumou o emprego. Ser ajudante do Mac Arthur, que ele gosta de chamar de parceiro, lhe trouxe estabilidade, uma casinha, sua primeira namorada, uma caminhonete e tudo o mais. Ele é muito mais dedicado à Lei e à Ordem do que o vagaroso Mac Arthur gostaria, mas o Xerife tem de admitir que a energia do parceiro o ajuda a levantar da cama todos os dias. Na verdade, ser Xerife em Rainbow é tão fácil que Bart poderia cuidar disso sozinho, se o titular não tomasse as responsabilidades todas para si. Aquele que for interpretar Bart deve agir como se Mac Arthur tivesse lhe salvo a vida, o que de certo modo aconteceu, pois Bart não tinha nenhuma direção ou idéia do que fazer até trabalhar pra o Xerife. Tem 28 anos.

Estatísticas do Ajudante do Xerife: Força 2, Constituição 3, Destreza 2, Inteligência 2, Percepção 3, Força de Vontade 2, Pontos de Vida 36, Pontos de Fadiga 26, Velocidade 10, Essência 14. Tem ainda Nervos de Aço (3) e Duro de Matar 2 (2) como qualidades. Suas habilidades são Burocracia 1, Briga 2, Computador 1, Direção (carro) 2, Segurança Eletrônica 2, Primeiros Socorros 1, Pistola 2, Escopeta 1, Justiça Criminal 2, Interrogatório 3, Pesquisa/Investigação 3, Intimidação 2, Furtividade 2, Manha 2. Tem de equipamento pistola 9 mm com um pente extra, algemas, lanterna, carro de polícia com radio.

Bernadeth Mac Arthur queria mais glamour da vida. O melhor que pôde fazer foi casar com o Xerife. Ela percebeu, pouco tempo depois, que o poder concedido ao Xerife não era nem de perto o que esperava, mas aí ela já estava apaixonada. Bernadeth tem consciência de que poderia ter escolhido partido melhor, pois é uma mulher muito bonita (provavelmente a mais bonita de Rainbow), mas gosta de verdade do seu marido. O que lhe incomoda é que ele parece completamente satisfeito em ir pro trabalho, almoçar, voltar a trabalhar, jantar, conversar, fazer amor e dormir dia após dia, ficando inclusive chateado quando qualquer coisa diferente acontece. Por ela, coisas diferentes poderiam acontecer todos os dias para a vida ficar mais colorida. Quem interpretar Bernadeth deve ter em mente que ela não sabe o que é a vida da cidade grande, tendo várias ilusões comuns de grandeza só possíveis aos moradores de lá. Ela acha que é fácil subir na vida, mas nunca teve trabalho além da lida doméstica. Resolveu não ter filhos porque acha que ainda podem surgir oportunidades na vida, apesar de não estar se preparando para aproveitar qualquer oportunidade que apareça e mal ter terminado o ensino médio. Gosta de verdade do marido, mas não sabe mais se é amor (pois tem uma visão romântica da vida e é casada com um cara prático) e qualquer oportunidade de alteração da rotina vai ser perseguida, mas não imposta, pois sabe quem é que manda: o homem da casa, que antes era seu pai e agora é seu marido. Tem 30 anos.

Estatísticas da mulher do Xerife: Força 2, Constituição 2, Destreza 2, Inteligência 3, Percepção 4, Força de Vontade 2, Pontos de Vida 26, Pontos de Fadiga 23, Velocidade 8, Essência 15. Qualidades e defeitos são Nervos de Aço (2), Bonitona (3), Invejosa (-2), Problemas emocionais com o Marido (-1), Sorte 1 (3), Sem talento (-2). Suas habilidades são Atuação 1, Maquiagem 3, Burocracia 2, Computador 3, Artesanato (biscuits) 2, Disfarce 2, Direção (carro) 2, Instrução 2, Boxe 2, Mitos e Lendas Urbanas 3, Sedução 4, Canto 1, Fala Mansa 3. Seu equipamento é maquiagem, celular, par extra de meias de nylon, spray de pimenta, livro de Jackie Collins, chaveiro com mini lanterna.

Blossom Heart é filha de hippies que resolveram lhe dar um nome de acordo. O nome não lhe incomoda e nem é tão incomum, dada a origem dos fundadores de Rainbow. Não é batizada, nem é católica, mas tem uma forte ligação com Deus, como muitas jovens de sua cidade. Não tem ainda uma direção a seguir e seus dias se resumem a esperar que seus deveres em casa e no colégio acabem para poder estar com o namorado. Apesar de ter nascido e crescido em Rainbow, se destaca das demais garotas pela inteligência, apesar de que sua falta de carisma ou personalidade meio que escondem isso. Só amigos próximos sabem o quanto ela é inteligente, imaginativa e pode resolver problemas com aparente simplicidade. Quem interpretar Blossom deve ter em mente que ela é basicamente uma nerd que cresceu fora dos limites da cidade grande e que não experimentou desafios ao seu intelecto. Ela não é de tomar a iniciativa, pensa de forma diferente e enxerga além das aparências, mas se tiver tempo pode aparecer em qualquer grupo, dada sua mente brilhante. Infelizmente, não trabalha bem sob pressão. Ela tem 17 anos.

Estatísticas da Blossom: Força 2, Constituição 2, Destreza 1, Inteligência 4, Percepção 3, Força de Vontade 2, Pontos de Vida 32, Pontos de Fadiga 23, Velocidade 6, Essência 14. Qualidades e defeitos são Covardia (-1), Medo de Falhar (-1), Dura de Matar (2), Memória Fotográfica (2), Recursos (1). Suas habilidades são Burocracia 1, Computador 4, Direção (carro) 1, Instrução 2, Design Gráfico 3, Administração 2, Francês 2, Violão 3, Pesquisa 2, Canto 2, Fala Mansa 2, Furtividade 2, Manha 2, Escrita Técnica 2. Seu equipamento é um iPad, lápis, fones de ouvido e pen drive com músicas e livros.

Kenneth Wilson – ou Kenny – será um bom zagueiro quando for pra faculdade. E ele conta com isso. Não gosta muito de estudar, mas pega toda a oportunidade de fazer esforço físico. Não existem academias de ginástica em Rainbow, mas o que não falta são serviços braçais e gente precisando de um rapaz decidido e forte. O time de futebol americano do Colégio Rainbow não presta, mas ele sabe que algum olheiro vai descobrir-lo. Enquanto isso vai estudando com a ajuda da menina mais inteligente que conhece para que as notas o ajudem com a faculdade. Ele até gosta dela, mas mal pode esperar para ir pra faculdade e encontrar com todas aquelas gostosas. Fama e fortuna o esperam em poucos anos. O jogador que ficar com Kenny deve interpretar um cara que está trabalhando nos bastidores, mas que está mirando alto, contando com um talento inegável que sabe que tem. Fatalmente vai entrar em algum time de futebol e está se preparando fisicamente para isso. Não obstante, mantêm a cabeça baixa, não faz alarde de seus planos, nem se gaba por aí e até mesmo age de maneira bem simpática e humilde, pois já imagina como os paparazi irão falar dele. Claro que ele ainda é só um garoto e que tão tem o tamanho ou o treinamento de um profissional, mas ele chega lá. Kenny tem 17 anos.

Estatísticas do Kenny: Força 3, Constituição 3, Destreza 2, Inteligência 2, Percepção 2, Força de Vontade 2, Pontos de Vida 34, Pontos de Fadiga 29, Velocidade 10, Essência 14. Tem como qualidades e defeitos Nervos de Aço (3), Bonitão (1), Carisma (1), Obsessão com ser estrela de futebol americano. Suas habilidades são Briga 2, Computador 2, Esquiva 2, Direção (carro) 2, Direção (picape) 2, Primeiros Socorros 1, Rifle 1, Mecânica 2, Violão 1, Pesquisa/Investigação 1, Fala Mansa 2, Futebol 3, Levantamento de Peso 3, Furtividade 2, Natação 3, Arremesso de Bola 3. Tem como equipamento algum dinheiro, mochila com muda de roupa, um celular, uma garrafa de refrigerante e bombons.

Aqui acaba a primeira parte. Semana que vem tem mais SOMEWHERE OVER THE RAINBOW

Nenhum comentário: